[Olhares sobre o ESC2023] Espanha


Espanha
Intérprete(s): Blanca Paloma
Tema: "EAEA"



Emanuel Filipe - Quando no ano passado toda a gente andava em histeria à volta das Tanxugueiras, da Chanel e da Rigoberta Bandini, eu tinha Blanca Paloma como a minha grande favorita na final nacional espanhola. E por incrível que pareça, continuo a preferir "Secreto de agua" a "EAEA", apesar de estar consciente de que a proposta deste ano é muito mais rica artisticamente. Vai para além de uma balada, é uma canção com "sangue" espanhol, com uma identidade muito vincada. Blanca Paloma é uma artista vocalmente irrepreensível, e é essa mesma performance vocal o ponto alto desta participação espanhola. De certo lhes valerá muitos pontos junto do júri, que penso que também irá o quanto Espanha arriscou ao escolher esta canção. Quanto ao staging que vimos até agora, demonstrou igualmente esforço para proporcionar, a par de um momento musical de qualidade, um bom espetáculo de televisão. A reação do televoto é a grande incógnita. Há decerto um público, mas penso que muita gente irá achar esta proposta espanhola demasiado pesada para digerir em apenas três minutos. Pontuação: 8 pontos

Hugo Sepúlveda - A retornada da 1ª edição do Benidorm Fest, Blanca Paloma, regressou em grande! Blanca Paloma e "EAEA" são as representantes espanholas e, a meu ver, uma das melhores propostas que Espanha já enviou à Eurovisão! "EAEA" era daquelas canções cuja versão estúdio pouco me dizia até que chegou a sua primeira actuação na semifinal do Benidorm Fest… Que arraso! Desde aí a canção subiu em “flecha” e ganhou uma nova dimensão, tornando-se uma das minhas preferidas de 2023. A actuação de "EAEA" leva-nos numa espécie de ritual flamenco, convergindo a sonoridade tradicional e a moderna de uma forma arrebatadora. É uma aposta arrojada por parte de Espanha e gostava que tivesse um resultado que lhe fizesse jus! ¡Vamos allá, la Blanca Paloma! Pontuação: 12 pontos

João Diogo - Uma canção que gosto muito mas, perdoem-me a sinceridade, que ao mesmo tempo arranha-me os tímpanos. Estou bastante curioso e expectante com esta atuação e espero ainda assim um grande resultado. Pontuação: 8 pontos

Nuno Carrilho - Admito que, em 2022, demorei a gostar da canção de Blanca Paloma no Benidorm Fest. O mesmo aconteceu este ano, com "EAEA" a conquistar-me apenas durante a semifinal. É uma das minhas favoritas e admito que gostava de ver nuestros hermanos a fazer, pelo menos, igual ao ano passado. Pontuação: 12 pontos

Rafael Fonseca - Ao ver a edição deste ano do Benidorm, a atual escolha espanhola não era a minha favorita. No entanto, com o tempo, comecei a gostar muito mais desta canção, onde Blanca Paloma já mostrou o que vale em palco. Não está no meu top de 10 favoritos para ganhar, mas confesso que a música tem um tom característico que cativa qualquer um. Pontuação: 8 pontos

Pontuações individuais:

Adão Nogueira - 10 pontos
Cláudio Guerreiro - 8 pontos
Emanuel Filipe - 8 pontos
Gonçalo Canhoto - 10 pontos
Hugo Sepúlveda - 12 pontos
Ivo Mendonça - 12 pontos
Joana Moreno - 6 pontos
João Diogo - 8 pontos
João Monteiro - 10 pontos
Madlen Tutelian - 12 pontos
Marcelo Silva - 8 pontos
Nuno Carrilho - 12 pontos
Patrícia Gargaté - 12 pontos
Pedro Dias - 3 pontos
Rafael Fonseca - 8 pontos
Rita Pereira - 10 pontos
Rita Reis - 3 pontos
Sérgio Fernandes - 10 pontos
Sofia Valadar - 5 pontos
Tomás Nabais - 8 pontos

TOTAL: 175 PONTOS

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

1 comentário:

  1. Como é possível que uma interpretação desastrada consiga só por si estragar uma canção com um poema tão bonito, embalado por uma música tradicional tão melodiosa que faria da Espanha uma das concorrentes mais apetecíveis da edição deste ano do espetáculo eurovisivo, também ele já uma tradição muto antiga, se assim se pode dizer. A intérprete já mostrou que tem uma boa voz e por isso não precisa de gritar tanto. A Espanha recebe da minha parte pelo seu belo tema os meus 10 pontos, mas faço uma recomendação à Paloma: por favor, não estrague nem a música nem o poema, cante o que sabe que é bastante e evite que os decibéis que soltar não subam para níveis astronómicos.

    ResponderEliminar