[Olhares sobre o ESC2019] Itália



Itália
Intérprete(s): Mahmood
Tema: Soldi



Adão Nogueira - Longe das minhas favoritas do Festival de Sanremo, só após ouvir algumas vezes “Soldi” conseguiu captar a minha atenção e quanto mais ouvia mais gostava da música. Uma música autobiográfica (que inclui frases em árabe) que faz com que muitas pessoas se identifiquem. Com um instrumental cativante e dono de um timbre diferente, Mahmood, toma muito bem conta da música e não há quem fique indiferente e não o acompanhe no bater de palmas ao longo da música.

12 pontos

Diogo Maurício - É uma canção que irritou o Salvini, não devido ao facto de Mahmood ser um nome árabe, mas por não ser a sua favorita (temos pena, amico padaniano). “Soldi” é uma balada de trap misturada com hip hop tradicional. A música tem um peso muito emocional porque reflete a vida de Mahmood durante os seus “áureos anos” e percebe-se perfeitamente através das frases que evocam a memória do seu pai. É um hino à saudade e à família nada convencional de Mahmood. 

10 pontos

Fábio Ventura - A Eurovisão não é a Eurovisão sem drama e controvérsia. Este ano, Itália foi uma das vítimas ou, mais precisamente, Mahmood que, por ter um pai egípcio e um verso em árabe na canção que levará a Israel, foi logo motivo para o seu patriotismo ser questionado, ainda que tenha vivido toda a sua vida naquele país. A juntar ao drama, na super final da seleção italiana, onde Mahmood concorreu com Ultimo e a banda Il Volo (recordo que estes participaram em 2015 tendo obtido o 3º lugar), o representante italiano foi o menos votado do público. Dramas à parte, “Soldi” é uma canção intrigante que mistura hip-hop, pop e instrumentos e ritmos norte-africanos. Fala-nos da influência do “Soldi” (que se traduz para dinheiro) nas relações familiares e é uma referência direta ao próprio pai, que deixou a família quando Mahmood tinha somente 6 anos. Está longe de ser uma canção banal, o que lhe valerá de certeza as atenções em Tel Aviv e tem o potencial para levar o troféu para casa. É definitivamente uma das minhas favoritas deste ano e aguardo com expectativa aquilo que Mahmood nos reserva.

12 pontos

Fernando Pereira - Soldi soldi soldi, não poderia estar mais na ordem do dia esta canção. Musica ótima, letra muito assertiva, uma voz monocórdica muito apelativa, esta música têm tudo para chegar longe. Apesar de haver a histeria de fazerem votações absurdas de quem irá ganhar, e de haver mil e umas previsões, eu não acho que esta musica estará no top5, no entanto, por mim, estaria. E, se por acaso, ganhasse seria merecidamente. É algo diferente, distintivo, próprio.

12 pontos

Jefferson Macaronel - A música mais irritante do ano. Embora muitos gostam não consigo gostar. Tem o estilo de tudo que eu mais detesto. O rap e o R&B são gêneros que não consigo nem ouvir, é quase uma tortura. Mahmood consegue ser irritante até ao vivo com Soldi. A meu ver tem um instrumental bem fraco e uma letra muito repetitiva. Para mim é a pior música desde ano. 

0 pontos

Luís Florindo - Esta canção é uma pérola no mar de banalidade de 2019. Interpretada por um cantor gay de ascendência egípcia e muçulmana num país controlado por um governo conservador de extrema-direita já em si é uma vitória. A Eurovisão não devia ser política e claro que os espetadores da Eurovisão não sabem, nem querem saber de todas estas nuances por detrás de “Soldi”.  Ainda assim auguro que a presença em palco e a originalidade de Mahmood se sobressaia em palco para conseguir um bom resultado.

10 pontos

Manuel Farinha - Grande música, grande cantor, e cantar numa língua tão bela como é o italiano é de aplaudir. É com absoluta certeza que digo que Itália é uma das grandes favoritas a vencer a Eurovisão, e a acontecer seria justíssimo depois de tantas fantásticas canções que este país trouxe após o seu regresso em 2011. De facto, Soldi é um pop distinto e viciante. Na atuação há uma coisa que se destaca para mim que são as palmas. Temos, então, um som produzido que resulta do movimento do corpo humano. Na verdade, muito do sucesso da música no geral , e não exclusivamente esta, está no movimento do corpo. Muitos Parabéns Itália!!!!

12 pontos

Pedro Coelho - Itália bela Itália, e isto que a música precisa, uma bela voz uma batida eletrónica futurista uma letra bem conseguida e principalmente o carisma do cantor. Soldi e aquela canção que pode chegar ao primeiro lugar facilmente. E uma vantagem cantar em italiano, fica sempre bem. E assim mesmo Itália. 

10 pontos

Total dos 35 comentadores: 327 pontos
Ver pontuações na íntegra AQUI

1 comentário:

  1. A interpretação que eu faço do texto traduzido da composição Soldi é a de um problema social e familiar de um emigrante que um dia saiu de casa mas não teve sorte, não se deu bem com os novos ares que encontrou e decidiu retornar às suas origens, sentindo-se preocupado com as novas circunstâncias em que se vai envolver. Seja este ou não o contexto da presente composição devo dizer que Mahmood tem um jeito muito próprio de transmitir musicalmente sentimentos de frustração e revolta. Penso que um tema destes merecia um arranjo musical de explosão, de força e não é isso que acontece, antes pelo contrário, vem expresso com muita mansidão que é apanágio de um espírito muito desanimado. Não vou dizer que é um trabalho fraco, só quero dizer que contraria um pouco o meu modo de reagir à má sina.Dou: 3 pontos.

    ResponderEliminar