[Olhares sobre o ESC2019] Alemanha



Alemanha
Intérprete(s): S!ster
Tema: Sister



Adão Nogueira - Uma música que foi originalmente escrita para a seleção da Suíça, acaba por vencer na Alemanha. Percebo bem o porquê de ter sido “dispensada” da seleção helvética, mas não como conseguiu ganhar na Alemanha. Muito longe do belo presente que nos ofereceram no ano transato, esta música é aborrecida e as harmonias da dupla não são em nada boas. Este país irá só mesmo marcar presença no palco do ESC.

1 ponto

Diogo Maurício - A comitiva germânica, depois de uma vingança no ano passado, isto depois de estar anos nos últimos lugares da final, desta vez, envia duas miúdas que pareciam saídas de uma série de comédia da Disney Channel. A canção é forte, mas tem alguns problemas comuns: a tentativa de imitar a Estelle e a fazer um apelo emocional sobre a relação entre irmãs. Provavelmente, esta canção é basicamente a Ruby das Jewelpet a pedir à sua parceria para continuar em frente, através de uma paródia de uma canção das Squid Sisters. Mas… é uma canção boa na mesma.

8 pontos

Fábio Ventura - A Alemanha optou por jogar pelo seguro, escolhendo o duo S!sters para Israel. A balada poderosa foi co-escrita pela mesma pessoa que escreveu a entrada do Reino Unido deste ano. Se comparar ambas as canções, a alemã tem uma composição um pouco mais interessante e uma produção mais dramática, com uma mensagem mais forte. “Sister” fala-nos sobre duas mulheres que antes competiam entre si até ao dia em que perceberam que juntas seriam mais fortes. Ainda assim, “Sister” (assim como a “Bigger Than Us”) tem alguns versos cliché que a reduzem. A balada tem um apelo universal de união e respeito pelas diferenças, mas corre o risco de ficar perdida entre as restantes canções. Vocalmente, o duo tem uma prestação talentosa, mas duvido que o país consiga o 4º lugar do ano passado.

10 pontos

Fernando Pereira - Esta musica é especial. Pelo ritmo, pela história que é cantada, pela química em palco...mas será certamente abafada pelos chamados 'grandes favoritos” o que vai ser uma pena. Gosto da combinação das vozes, do tema em si e da composição musical, tal como outras a concurso têm um tema universal. Desculpa por todo o drama é uma frase poderosa, mas como é o festival Eurovisão da canção estará longe das pontuações cimeiras.

4 pontos

Jefferson Macaronel - Duas Sisters foram colocadas de última hora e ganharam tudo com sua música Sister que apelou para o sentimentalismo. A música me chamou muita atenção, mais até do que eu imaginava. Porém não vejo muito futuro na classificação final. O televoto não vai apoiar a Alemanha este ano. Ficará muito provavelmente nos 5 últimos da classificação final. 

7 pontos

Luís Florindo - É uma aposta falhada num ano que é manifestamente fraco. Esta canção é uma seca no início e quando chega ao refrão é tão “esganiçada” que apetece mudar de canal. Parece-me uma boa candidata aos últimos lugares.

2 pontos

Manuel Farinha - Esta é para mim uma das propostas menos interessantes da Eurovisão, e acho que este duo feminino vai ficar-se com muita probabilidades pelos últimos lugares da Grande Final, tal vez o último até. O ponto positivo é a boa capacidade vocal das raparigas.

6 pontos

Pedro Coelho - Depois do honroso lugar da Alemanha em conseguir um 4 lugar no ano passado, este ano desconfio que vá ficar nos últimos quatro da tabela. Não gosto nada desta proposta. Não gosto da canção da letra e nem das vozes. Salve-se um belo staging mas mesmo assim boa sorte na final. 

3 pontos

Total dos 35 comentadores: 167 pontos
Ver pontuações na íntegra AQUI

2 comentários:

  1. Na Alemanha sentiram-se confortáveis no ano passado com o 4º lugar alcançado em Lisboa ao apresentarem um tema dedicado ao pai e voltam este ano com uma sister que ao que tudo indica não nos aparece exactamente como uma irmã mas uma amiga do peito. Tenho a dizer que estes temas de tão repetidos despudoradamente e em catadupa já me começam não só a irritar como a fazer perder o interesse. Não há um sopro de talento quer a nível vocal quer instrumental. Trivialidade pura. Cheguei a cogitar que para prosseguir a senda de sucesso do passado recente se reunissem para delinear um projecto mais ambicioso. Mas ao mesmo tempo reconheço que os retrocessos fazem parte da vida. Por isso há nascimento e morte. Tenho pena mas não consigo ir além dos 0 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Para quem não sabem quem são as Squid Sisters, cá vai um fresquinho: https://www.youtube.com/watch?v=owtYx5xBfKU

    ResponderEliminar