[Olhares sobre o ESC2019] Macedónia do Norte



Macedónia do Norte
Intérprete(s): Tamara Todevska
Tema: Proud



Adão Nogueira - Tamara volta a apresentar-se no ESC e desta vez celebra as mulheres e a sua força. Apresenta-nos uma balada com um belo instrumental de piano e cordas, que juntamente com os maravilhosos e poderosos vocais da intérprete, irá ser um verdadeiro momento de beleza e emoção no palco do ESC. Irá deixar o seu país verdadeiramente orgulhoso.

8 pontos

Diogo Maurício - Tamara volta à Eurovisão depois de três grandes aventuras (duas como corista e uma como cantora principal) e traz uma canção interessante. Uma canção que pede coragem a qualquer pessoa, mas também serve como um hino à força, à coragem, uma dedicatória não só à filha de Tamara, como também às mulheres deste mundo imperfeito. Em resumo, Tamara já tem algumas probabilidades de ir finalmente à final, mas só espero que não venha com os mesmos erros cometidos em Belgrado. 

8 pontos

Fábio Ventura - Tamara regressa à Eurovisão depois de em 2008 ter falhado a qualificação. “Proud” tem uma das melhores mensagens deste ano e é o tipo de canção que será ainda melhor ao vivo que em versão estúdio. Acredito que a vocalista “se vingue” este ano, qualificando-se sem grandes dificuldades para a Final. A balada de justiça social e que se foca no empoderamento feminino e que pode ser adaptado a qualquer minoria é bastante bem cantada pelos vocais enormes da Tamara. A canção, que grita às mulheres e às minorias que gritem também (“raise your voice, say it loudly”), que tenham Orgulho em si mesmos e que se aceitem, pede uma performance algo simples, clássica e elegante. Porém, é aqui que receio visto que a Macedónia do Norte é bem conhecida pelos stagings loucos sem sentido. Tenho algum receio também que a mensagem não chegue a todos os fãs, ainda assim é sem dúvida uma das melhores prestações vocais deste ano.

8 pontos

Fernando Pereira - Um regresso do Azerbaijão mais do que merecido à final. Mas o eurovisão é estranho, não passou no ano passado que merecia e em anos anteriores, que é melhor nem comentar, passava sempre, adiante! Estará certamente no top 5 da semi aquela batida e aquela voz. Geralmente são bons em apresentações de palco portanto não terão problemas nesse aspeto. Algo, que não sendo nada de revolucionário, não cheira a mofo, Acho que é agradável e fresco, soa bem no ouvido e apela ao movimento do corpo

10 pontos

Jefferson Macaronel - Tamara está de volta. Depois da falha em 2008 (que eu achei correta, acredito que os rappers eram desnecessários), ela está de volta com uma super balada chamada Proud, revelando a força da mulher. Na Eurovisão mesmo as mulheres dominam. Porém não sei se ela vai dominar o televoto. Espero Tamara com um bom palco e também espero que chame atenção do público. Para mim é finalista mas não sei se a Europa vai seguir minha opinião. A melhor balada do ano.

12 pontos

Luís Florindo - Gostava de chamar a esta canção uma “power ballad” mas não chega a esse objectivo. O crescendo da canção precisava de mais força. A mensagem é simples e eficaz numa altura em que apelar ao orgulho e aos direitos humanos é um tema recorrente nas redes sociais. Contudo a canção não atinge intensidade suficiente.  

3 pontos

Manuel Farinha - Aprecio bastante a música da Macedónia do Norte. Do que é dado a ver pelo videoclip, Tamara tem uma excelente voz e é uma grande intérprete, sendo muito bem acompanhada por um coro feminino. É a típica balada poderosa que habitualmente vemos no Festival, sendo que, em alguns momentos, a música têm um claro "cheiro" a Macedónia. Em termos de resultado acredito que a Macedónia do Norte tem todas as condições para chegar à final, algo que não sucede desde 2012. Chegada à final... quiçá pode surpreender.

12 pontos

Nuno Carrilho - Face às últimas participações do país no Festival Eurovisão, a escolha interna de Tamara para a edição deste ano pareceu-me, na altura, um plano de recurso... Mas parece-me que estava bem enganada (ou as coisas correram melhor do que eles próprios esperariam). "Proud" é uma das canções mais fortes da edição e tem tudo para levar o país de volta à Grande Final. Mas atenção: é a Macedónia... e todos sabemos como são as atuações do país no palco da Eurovisão.

12 pontos

Pedro Coelho - Grande balada apresentada pela Macedónia do Norte com uma voz potente a fazer lembrar as baladas étnicas dos Balcãs. Facilmente vamos ver a Macedónia na final... algo tão raro no Festival da Eurovisão. Parabéns!

10 pontos

Total dos 35 comentadores:  237 pontos
Ver pontuações na íntegra AQUI

1 comentário:

  1. O orgulho de ser mulher, de ser capaz de mandar à urtigas regras e preconceitos e mostrar que não tem medo de fazer ouvir a sua voz bem alto na altura de agir sem necessidade de que lhe indiquem o caminho que ela deve seguir. É um tema forte que provavelmente não terá o acolhimento de todos mas bem compreensível para quem se possa rever nos conselhos prescritos. Para que a mensagem consiga vingar nos espíritos mais sensíveis o compositor descobriu uma instrumentalização de sons fortes e envolventes para criar o ambiente mais apropriado. A cantora Tamara Todevska adaptou-se perfeitamente à intencionalidade dos autores e com eles formou uma equipa bem coesa a fim de atingirem o objetivo principal que é o de captar o gosto e o interesse de um auditório bastante alargado. Eu adiro apesar de pensar que tanto dramatismo às vezes também cansa os espíritos mais tranquilos e dou 7 pontos.

    ResponderEliminar