[OLHARES SOBRE O ESC2020] Lituânia


Lituânia
Intérprete(s): The Roop
Tema: On Fire




Daniel Cunha - Posso afirmar, seguramente, que é das músicas com um potencial que este "espetáculo" exige. A canção da Lituânia consegue também juntar a voz com uma dança entusiasmante e perfeitamente enquadrada em toda a performance.

10 pontos

Diogo Resgate -  Uma canção pop-eletrónica eurovisiva e orelhuda… na sua excelência! Esta foi daquelas que me cativou à primeira audição. Muito boa construção e produção, excelente refrão, apresentação épica e memorável, artista carismático que transmite a energia e a loucura necessária…O único ponto negativo que aponto é a letra com rimas um pouco básicas… mas mesmo assim inteligente porque se torna acessível a todo o público. Bela proposta! Estaria certamente no TOP5 da edição!
 
12 pontos

Emanuel Filipe - Há não muito tempo, a Lituânia era alvo de um certo gozo entre os fãs da eurovisão, motivado não só pela demora da sua final nacional, mas também pela falta de qualidade da mesma. O que é certo é que após uma série de ajustes, é uma final nacional muito bem conseguida, e bastante superior à nossa. Apesar de terem diversas apostas que poderiam conseguir um bom resultado na eurovisão, a escolha era óbvia, e o televoto assim o entendeu. A Lituânia foi um dos países que mais perdeu com este cancelamento. Uma proposta bem arrojada, e que decerto não passaria despercebida em Roterdão. Pelo menos o melhor resultado da Lituânia, parece-me que seria quase garantido. De qualquer forma, é sempre bom ver um país tão unido em torno de uma candidatura. Tentar aprender a coreografia parece-me uma boa forma de passar umas horas. Desde que não esteja ninguém por perto, claro.

12 pontos

Fábio Ventura - A up-beat pop-electrónica “On Fire” não foi a minha favorita da selecção lituana para o Festival Eurovisão (ainda estou em dor por não ter sido a “Make me Human”, da Monique, a ser escolhida). Porém, com o sucesso imediato que obteve (2º lugar nas casas de apostas) e as repetidas vezes em que a tenho ouvido, o instrumental que salta de nota em nota e com um synth drop muito orelhudo começou a conquistar-me e hoje é uma das minhas favoritas. “On Fire” é sobre a auto desvalorização e a severidade e crítica em exagero para o próprio. A performance ao vivo é muito peculiar e original, com uma coreografia que roça o bizarro mas que a torna memorável, tornando-a de facto popular. A voz do carismático Vaidotas Valiukevičius, o vocalista dos The Roop, é também ela única. Ainda que a certo ponto a canção tenha falta de um momento que se diferencie dos restantes, há de forma geral uma conjugação de factores (letra, instrumental, vocais e performance) que poderiam trazer uma classificação final em Roterdão muito positiva para a Lituânia, não fosse o ESC ter sido cancelado.

12 pontos

Marcel Pessoa -  Que ano para a Lituânia! Havia pelo menos 3 ótimas canções na final nacional, ganhando a mais promissora. On Fire é cheia de pequenos detalhes, em seu instrumental e vocal, que cativam o ouvinte, fazendo-o entrar imediatamente na vibe da canção. O extremo carisma do vocalista, somado ao seu bom vocal, são outro ponto positivo. E o que falar do staging? Já está todo pronto, só necessitaria de ajustes. A dança icônica e viciante é a cereja no topo do bolo lituano. Obrigado por nos servir tão bem Lituânia, és uma das favoritas. 12 pontos.

12 pontos

Nuno Carrilho - Apesar de não ser propriamente fã da atuação dos The Roop, acho que "On Fire" é uma das propostas mais interessantes do Festival Eurovisão 2020. Cativante e um tanto "misteriosa", acredito também que seria uma das canções que disputaria o título: contudo, o combate direto com a proposta da Islândia na vertente "diferente", poderia colocar a Lituânia fora dos primeiros lugares. No entanto, uma das melhores do ano.

12 pontos

Patrícia Gargaté - Visto que esta canção seria uma das favoritas para ganhar este ano... acho que me escapou algo. Tem uma melodia repetitiva e fica no ouvido, parece que já foi ouvida anteriormente. E novamente... reina a bizarria. Não há motivos para se considerar uma canção interessante só porque o que se apresenta em palco é frenético, incomum e bizarro. Não via esta canção como vencedora e nem consigo imaginar algo semelhante.

7 pontos

Pedro Maia - A Lituânia este ano teria muito provavelmente uma das suas melhores classificações  de sempre, se não a melhor, mas eu não sou o maior fã desta música. Consigo perceber o sucesso que esta música tem tido,porque realmente destaca-se pela diferença, tem uma sonoridade moderna e cativante, e a interpretação do vocalista dos "The Roop" também é muito original, porém não consigo gostar a 100% desta canção, não é estilo que mais aprecio.

7 pontos

Ricardo Matias - Original, moderno, radio-friendly, com uma coreografia algo maluca mas agradável, fácil de copiar e de deixar um sorriso na cara. Juntando tais elementos à atitude por parte dos The Roop para lhes fazer valer um Top 5 (se não a vitória), toda a canção apresenta um pacote completo que me faz despertar o interesse, não só em ouvir a música de novo, como também em ver toda a coreografia e atitude do vocalista. Percebe-se porque estava no topo das apostas, e tenho muita pena que não possa ver esta canção a superar a melhor classificação da Lituânia na Eurovisão (6º lugar, LT United, “We are the winners”), pois acredito que tal seria bem capaz. A Lituânia está de parabéns na correta escolha que fez para este ano.

10 pontos

Rui Duarte - Este ano, a Lituânia apostou na Arte, levando uma música moderna que facilmente resultaria no melhor resultado do país no ESC. A sua interpretação, bem como o staging oferecem um conjunto de características sofisticadas que no meu ver são dignas de uma vitória ou de um top5. A coreografia da mesma é viciante e é um ponto a favor.

7 pontos

Total dos 33 comentadores: 310 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. LITUÂNIA: The Roop "On fire"-É um fogo que arde sem se ver numa interpretação com alguma esquizofrenia à mistura e que nos traz uma sonoridade diferente do habitual. Tem a sua piada mas o que me retrai um pouco na minha apreciação é que esta música não me é completamente desconhecida. O mistério oculto é que não me consigo lembrar quando e em que floresta eu já ouvi as chamas desta canção a arder. Por isso, só por esta dúvida, dou-lhe 8 pontos.

    ResponderEliminar