[OLHARES SOBRE O JESC2020] Países Baixos


Países Baixos
Intérprete(s): Unity
Tema: Best Friends



André Pereira - Foi uma escolha muito óbvia na final nacional. Acho que os Países Baixos já estão habituados a levar grupos ao Festival Eurovisão Júnior: para sorte deles, têm sempre bons resultados. Sobre esta canção não sou muito fã, podia ser algo muito melhor... é algo que já todos vimos há muito pouco tempo... e pelo mesmo país.

6 pontos

Carina Ferreira - “Best Friends” é um tema agradável e, a meu ver, a dinâmica das intérpretes enquanto grupo resulta muito bem. Penso que esta música não passará despercebida e, para já, a versão estúdio parece promissora. Acho que um tema destes tem tudo para ter um staging elaborado. Não é uma das minhas favoritas, mas creio que conseguirá uma boa classificação.

8 pontos

Carlos Fernandes - "Best Friends", interpretada pelas charmosas "Unity", é tão fresca! A melodia doce dos versos complementa-se perfeitamente  com um refrão que sabe tão bem escutar! 

10 pontos

Cláudio Guerreiro - Confesso que isto tem algum potencial para se tornar o meu guilty pleasure da edição deste ano. Tem aquele refrão que, com mais umas quantas audições, não sairá da cabeça. Pelo ritmo divertido tem tudo para captar o voto dos mais jovens. Por esse facto, não me surpreenderia minimamente ver os Países Baixos nos lugares cimeiros.

5 pontos

Daniel Cunha - Canção fácil de memorizar... mas que não chega para ser das melhores. A música é mais do mesmo, não supreende. Se tiver uma atuação que traga algo diferente, acredito que pode aumentar as suas hipóteses.

3 pontos

Emanuel Filipe - Os Países Baixos têm apostado em grupos nos últimos anos, e têm sido apostas de sucesso. Penso que a aposta em palco será algo semelhante ao que vemos no vídeo, com a execução da coreografia. Não sendo uma fórmula nova, penso que resulta. É uma temática infantil, com uma boa energia, enquadrando-se por isso no espírito do concurso. 

8 pontos

Fábio Ventura - Escolhida pelos telespectadores, segunda favorita do júri infantil e preferida do júri profissional no qual se inclui como jurado Duncan Laurence, “Best Friends” foi a escolha holandesa para o JESC. É defendida por um grupo de quatro raparigas entre os 13 e os 14 anos que, vivendo em cidades diferentes do país, mantêm uma amizade chegada e unida. É essa a mensagem que o grupo Unity nos faz chegar, que as boas amizades não se restringem às linhas que os mapas desenham. A canção é muito orelhuda e divertida e é também bastante apropriada ao festival; facilmente conquistará tanto os miúdos como os graúdos. 

8 pontos

Hugo Sepúlveda - Países Baixos estão em sintonia com o nome. Unity trazem Best Friends, uma música que prometia alguma frescura e alegria, mas acaba por ser apenas uma corrente de ar algo “chatinha”. Tem a sua graça e até uma parte mais catchy, mas fica-se por aí. Se com a actuação conseguirem transmitir uma energia mais contagiante, quem sabe não fazem de nós BFFs delas - o que duvido. 

5 pontos

João Barateiro - Os Países Baixos trazem-nos uma aposta clássica, e por isso muito adequada a este formato eurovisivo. Em relação à canção, considero-a bastante média e apesar de sólida e de ter os seus fãs, não parece ser que vá ser a atração do concurso. Os versos são apreciáveis, porém o refrão e as harmonias para mim não funcionam. É algo relacionado com o gosto pessoal, mas definitivamente o balanço geral sobre esta proposta não é muito positiva. Nota mais por serem o único grupo em competição e por trazem algo que se enquadre no concurso.

4 pontos

João Diogo - Mais uma vez os Países Baixos apostam numa canção com “boyband vibe”. Fico sempre com a sensação que reciclam a sua canção de ano para ano. Falta-lhe originalidade, criatividade musical…falta-lhe quase tudo. Assim sendo, é uma canção que, não sendo má, é banal e não deverá empolgar ninguém. 

4 pontos 

Luís Coelho - Países Baixos trazem-nos uma mini girlband. É uma canção bastante simpática, mas similar a muitas outras.

4 pontos 

Luís Nepomuceno - “Best Friends”, interpretado em neerlandês e em inglês pelo grupo Unity, é o tema escolhido pelos Países Baixos para representar o país no Junior Eurovision Song Contest. “Best Friends” é uma canção semelhante a muitas outras que os Países Baixos já enviaram, mas das quais se gosta, quase sempre. É a típica música deste tipo de competição. A cumplicidade de vozes nos elementos do grupo torna a música muito agradável de se ouvir. Se há algo de novo nesta canção? Não. Mas é uma música com um refrão que fica no ouvido e na cabeça de quem vota.  Não será o ano da vitória dos Países Baixos, mas não deixa de ser um bom momento de descontração na competição. 


8 pontos 

Márcia Santana - Pessoalmente não gosto. Acho demasiado childish. Sim, mesmo para um concurso Junior. Considero toda a instrumentalização muito básica. As vozes delas juntas têm imensa harmonia, e esse é talvez o único ponto positivo que eu consigo encontrar para esta canção. Não a acho competitiva.

1 ponto

Nuno Carrilho - Sabem aquelas jantares especiais de família, em que a comida é sempre a mesma, ano após ano, mas que mesmo assim continua a saber bem? Eis os Países Baixos no Festival Eurovisão Júnior! A receita nunca lhes deu a vitória, mas continua a ser uma aposta segura. "Best Friends" é uma canção animada e que, certamente, será bastante acarinhada na hora da votação. A mim não me convence... mas também não me irrita. 

8 pontos 

Pedro Fernandes - Esta é a típica canção neerlandesa que costumamos ouvir no Júnior, nem mais nem menos, desta vez uma girlsband e não uma boysband. É uma canção fofinha, por isso é capaz de atrair alguns a votos por essa mesma razão. Contudo as boysband, tradicionalmente dão-se melhor do que as suas congéneres femininas. Onde isto irá terminar? Eu diria algures no meio da tabela.

8 pontos 

Ricardo Matias - Assim como França, os Países Baixos conseguem perceber perfeitamente qual o espírito que o JESC quer transmitir. Na minha opinião, é a canção que entra mais facilmente ao ouvido, é alegre, juvenil, easy-listening, querida, transmite os valores da amizade e união, e percebe-se perfeitamente esse espírito na performance das Unity. É uma das minhas favoritas (a par com a França), e acredito num top 5, com esperanças que seja a vencedora.    

10 pontos 

Rodrigo Pinto - I'm a sucker for harmonies - e Países Baixos + Junior Eurovision, para mim é casal perfeito. Also, recentemente comecei a ganhar um maior interesse na língua, logo acabo por adorar estas canções neste idioma. Adoro a melodia, adoro a vibe positiva e motivadora que "Best Friends" me transmite. O refrão, infelizmente, não me conquista tanto como poderia. Mas admiro a existência pelo menos de uma participação "truly JESC" a cada ano que passa! 

8 pontos 

Total: 108 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: JESC

1 comentário:

  1. Países Baixos - "Best Friends", Unity: Pois que continuem assim, porque é bonito de se ver, mas musicalmente falando começo a ver que os Países Baixos já estagnaram e precisam de continuar a crescer
    para voltarem a subir o nível das suas aparições no concurso.

    ResponderEliminar