[OLHARES SOBRE O JESC2020] Polónia


Polónia
Intérprete(s): Ala Tracz
Tema: I'll Be Standing



André Pereira - Todos dizem que pode ganhar, mas não concordo. Das ultimas cancões enviadas pela Polónia, esta é, para mim, a pior. Gosto da voz da Ala, mas acho que falta algo na canção para a tornar memorável.

8 pontos

Carina Ferreira - Eis uma proposta que fica no ouvido, fruto do seu instrumental agradável e radio-friendly. A nível vocal, Ala Tracz cumpre muito bem a sua tarefa. Por sua vez, a letra apresenta uma mensagem que já não é novidade em contexto eurovisivo, ainda assim destaco a presença da língua nativa em algumas estrofes. Não vejo aqui um “material vencedor”, mas prevejo que se vá sair bem na tabela classificativa.

12 pontos

Carlos Fernandes - Canção pop, positiva, com bons arranjos. A Ala tem uma voz bonita, mas penso que não será o suficiente para dar uma terceira victória consecutiva ao seu país... 

7 pontos

Cláudio Guerreiro Desta vez, o país anfitrião não vem com tudo. Uma balada muito comum e que parece que já ouvimos mil vezes, cujo refrão parece extremamente desinspirado. Não envergonha ninguém, mas não me cheira a material vencedor. Um bom lugar será apenas alcançável devido ao voto do público forte que o país tem apresentado nos últimos anos. 

3 pontos

Daniel Cunha - Não penso que possa ser das favoritas à vitoria, visto não apresentar nada de novo. Além disso, não é uma canção "orelhuda" como as anteriores canções da Polónia. Falta algo nesta interpretação e na música. 

3 pontos

Emanuel Filipe - Eu até poderia dizer que não é suficiente para vencer, mas dada a quantidade de países a concurso, arrisco-me a fazer figura de parvo. Aliás, nem seria proveitoso para a Polónia ganhar pela terceira vez consecutiva. Só alimentaria os boatos de que os resultados dos últimos dois anos se devem ao sistema de votação. De certo ajudou, mas as duas canções com que venceram estavam de facto entre as melhores das respetivas edições. "I'll be standing", embora mais modesta, dará à Polónia um bom resultado. É das poucas músicas desta edição que me fica no ouvido. 

8 pontos

Fábio Ventura - (Desculpa Polónia por partilhar o desabafo neste comentário, mas… onde estão as canções a falar sobre o TikTok?!) A cantora polaca Ala Tracz, de apenas 10 anos, foi seleccionada para representar o país com a canção “I’ll Be Standing”. Novamente, temos uma letra de luta pela concretização dos próprios sonhos, independentemente das adversidades internas e/ou externas que possam surgir. Nada de novo aqui. O instrumental é interessante, a voz é capaz. A canção não é de todo má mas também não é soberba. Honestamente, tive de a ir reouvir no momento de escrita desta opinião pois já não me recordava dela. Para mim, o problema é esse; pode passar despercebida… um pouco à semelhança da canção maltesa. 

5 pontos

Hugo Sepúlveda - Polónia tomou o gosto à vitória e a ser anfitriã e não quer largar o osso! A uma primeira impressão, I'll Be Standing parece ficar aquém das suas vitoriosas antecessoras. De facto, não tem o impacto delas, no entanto, penso que não deva ser posta de parte assim tão facilmente. I'll Be Standing vai crescendo aos poucos e quando damos conta já estamos a vibrar com ela - faz jus ao título, é certo!.Mesmo não ganhando, acredito que seja mais um bom lugar para a Polónia! 

8 pontos

João Barateiro - De facto, não seria fácil trazer a concurso algo tão arrasador e convincente como "Superhero", mas a proposta polaca de 2020 é muito bem conseguida. "I'll Be Standing", produzida por Gromee e interpretada pela talentosa Alicja transmite uma mensagem muito positiva e enquadrada para qualquer momento, especialmente naquele que vivemos atualmente. Musicalmente, é bem conseguida, porém falta a cereja no topo do bolo a todos os níveis à exceção da intérprete, na minha opinião. É considerada uma das frontrunners e certamente que não me espantaria se a Polónia vencesse pela 3ª vez, por muitas razões.

8 pontos

João Diogo - Após duas vitórias com duas canções com um estilo musical muito parecido, a Polónia decidiu mudar um pouco as coisas. E ainda bem, é sempre necessário mudar (apesar de ter sido a minha preferida no ano passado). É mais uma boa aposta deste país, que continua a ser claramente mais forte neste concurso do que na Eurovisão dos adultos. Tem no seu refrão o ponto mais forte. Caso o JESC tivesse um sistema de votação diferente duvido que lutasse pela vitória, mas, assim sendo, deve novamente terminar no topo da classificação.

8 pontos 

Luís Coelho - A jovem Ala Tracz apresenta-nos uma excelente canção. Gosto bastante da voz dela. A meu ver é uma forte candidata à vitória.

10 pontos 

Luís Nepomuceno - O país anfitrião defende as cores da sua bandeira com “I’ll Be Standing”, uma canção interpretada em polaco e em inglês por Ala Tracz. A Polónia apostou, mais uma vez, forte. E, mais uma vez, apostou bem e pretende vencer novamente. “I’ll Be Standing” é uma canção com uma letra muito bem escrita e com uma excelente orquestração da música que, apesar de continuar a ser das melhores, perdeu um pouco da sua essência com a alteração da versão apresentada na final nacional polaca.  Ala é bastante jovem, mas transmite maturidade e confiança através da sua voz, o que faz com que “I’ll Be Standing” seja bastante poderosa. Claramente apontada à vitória, tal como Espanha. É, pessoalmente, a favorita. 3.º triunfo consecutivo?  

12 pontos 

Márcia Santana - Composta pelo Groome, que pisou terras lusas no ESC2018, chega-nos esta "I'll be Standing" na voz da Ala que não sendo uma canção má de todo, está longe de possuir o x-factor de "Anyone I Want To Be" ou "Superheroe" que deram as duas vitórias à Polónia. Ainda assim, está lançada para vencer a edição de 2020 e a voz doce mas, ao mesmo tempo segura, da Ala, transforma esta canção numa das melhores a concurso. 

10 pontos 

Nuno Carrilho - Com duas vitórias no curriculum, a Polónia entra, este ano, para ser a Irlanda dos pequeninos. "I'll Be Standing" é uma das melhores canções a concurso e que facilmente chega ao público dos vários países a concurso... bem como aos que irão votar. Uma atuação sem grande show off deverá ser suficiente para convencer quem ainda não convenceu. Se não ganhar, fica nos primeiros lugares.

10 pontos 

Pedro Fernandes - Aqui está a Polónia a tentar fazer o feito da Irlanda no Festival dos crescidos, Quando venceu três vezes seguidas em 1992, 1993 e 1994. Pá, lamento imenso mas não vai acontecer a menos que esteja tudo comprado. A canção é muito repetitiva e não acrescenta nada de novo pelo que prevejo um lugar a meio da tabela.

7 pontos 

Ricardo Matias - No que se refere à canção do país anfitrião, e não obstaste o poder vocal da Ala, apesar de ser na minha opinião inferior às canções vencedoras dos últimos 2 anos, verifica-se uma qualidade que supera a maioria das canções que irão concorrer este ano no JESC. É uma canção que transmite uma boa mensagem, de força e coragem, e que acredito que vá ter uns bons votos do júri (sem ser a favorita dos mesmos) e um grande voto por parte do público (que vem em força da Polónia), pelo que espero um top 5 para a Polónia, sem ser contudo a vencedora deste ano.

8 pontos 

Rodrigo Pinto - 1992, 1993, 1994 - o trio histórico irlandês. Será que, este ano, a Polónia fará história outra vez? Não desminto que a canção tem a sua qualidade, mas infelizmente não sou tão fã como a vencedora do ano anterior. "I'll be standing" é bastante alegre para o género em que se insere e tem um refrão que fica no ouvido, mas aqueles barulhinhos eletrónicos na parte final do refrão retiram um pouco do muito bom que esta participação tem, mesmo assim. Vamos ver no que isto dará no dia 29!

8 pontos 

Total: 135 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: JESC

1 comentário:

  1. Polónia - "I'll Be Standing", Ala tracz: Bonitinha esta jovem intérprete, o mesmo já não posso dizer da cantiga que nos traz porque me soa um pouco artificial, repetitiva e sem graça. Apenas para a estrelinha para que continue a cantar de pé e o brilho dos seus olhos não se perca aqui lhe deixo de presente os meus 4 pontos.

    ResponderEliminar