[OLHARES SOBRE O JESC2020] Rússia


Rússia
Intérprete(s): Sofia Feskova
Tema: My New Day



André Pereira - Havia melhores canções na final nacional. A Rússia deixou muito a desejar este ano. Gosto da voz da Sofia, mas a canção é que não ajuda muito...

4 pontos

Carina Ferreira - “My New Day” presenteia-nos com um instrumental muito bonito desde o início ao fim. Aliada à qualidade sonora, surge Sofia Feskova cuja voz poderosa se encaixa naquilo que esta canção pede. Este tema foi, para mim, uma surpresa deveras agradável enquanto escutava as canções deste ano. É uma proposta muito interessante e a meu ver merecia alcançar uma posição alta nesta competição. Assim que ouvi pela primeira vez, voltei a colocar no play. Muito bom, sem dúvida. Teria lugar na Eurovisão, a meu ver.

12 pontos

Carlos Fernandes - A Rússia traz-nos uma canção alegre, muito "Disney", que sabe tão bem. Gosto muito da voz da Sofia, muito forte

8 pontos

Cláudio Guerreiro - Todos os anos temos de ter a nossa balada Disney no JESC e desta vez foi a Rússia que decidiu ficar com esse rótulo. Uma balada que não envergonha ninguém, mas que fica longe da qualidade das melhores participações russas na competição. Creio que o ponto forte aqui seja mesmo a voz da cantora, que parece mesmo a irmã mais nova da Ariana Grande, cujas parecenças a nível facial são de assinalar.

5 pontos

Daniel Cunha - Na minha opinião, não é das melhores canções que a Rússia levou à Eurovisão Júnior. A música fez-me lembrar aquelas canções da Disney, o que não é mau... mas para esta competição esperava algo diferente.

4 pontos

Emanuel Filipe - A Rússia teve nos últimos dois anos resultados bem mais modestos do que aqueles a que estava acostumada. Este ano iremos possivelmente ver a Rússia numa posição mais cimeira, em parte ajudada pelo reduzido número de países a concurso, mas não é de todo uma aposta para vencer. Uma balada decente, que pode muito bem conquistar o júri europeu, mas que a mim não me diz grande coisa. Não tem algo de destaque, ou que me prenda. 

7 pontos

Fábio Ventura - Elegante, clássica, mágica, agradável, colorida e grandiosa, “My New Day” é a canção directamente saída de um conto-de-fadas da Disney (no melhor sentido possível!), que equilibra o peso emocional da canção do Cazaquistão. Ambas estão de mãos dadas e se a última é um hino aos pais que partiram, a canção russa é um hino à vida e à beleza do mundo, escapando-se ao tema que domina a edição deste ano. Quer a orquestração quer a voz da carismática Sofia Feskova prometem uma actuação de elevada qualidade. Cordas e um coro em palco e está feito. Bravo!

12 pontos

Hugo Sepúlveda - Rússia, sem surpresas, a ser uma das potências no que toca estas lides. My New Day é uma música despretensiosa, bem construída e bem agradável, com a intérprete a dar-lhe o toque jovial necessário! Pela amostra que tivemos na final nacional russa, Sofia Feskova e My New Day mostram-se como um duo bem consolidado e no palco do JESC não vai ser diferente. Rússia pronta para disputar um lugar cimeiro! 

10 pontos

João Barateiro - Provavelmente das opiniões menos populares do ano, mas a canção russa é sem dúvidas uma das minhas favoritas. Sofia é uma cantora incrível como mostrou na final nacional, a melodia é viciante e o refrão é facilmente memorável. A versão final é ainda melhor do que a inicial em termos de orquestração, porém há um ou outro elemento cuja alteração não acrescentou muito. É certamente uma das que cresceu mais e por isso não acho que mereça a pontuação máxima, mas merece o meu respeito e a minha grande apreciação. Pode ser uma dark horse como o Cazaquistão no ano passado.

10 pontos

João Diogo - Mais uma canção que não é má, mas que não cativa o suficiente. É doce, é fofa, mas é mais algo que isso? Na minha opinião não consegue ser mais do que isso e, por isso, é uma desilusão. Esperava mais da Rússia. Esperava mais do que uma canção que é demasiado “middle of the road” e não vai a lado nenhum.

5 pontos 

Luís Coelho - A Rússia traz-nos uma excelente balada e uma voz bastante competente. Conjugação quase perfeita entre o timbre da artista e o instrumental do tema.

8 pontos 

Luís Nepomuceno - “My New Day”, a canção representante da Rússia e interpretada na língua materna e em inglês por Sofia Feskova, foi a escolhida deste ano. É uma música impossível de não se gostar desde o primeiro segundo: a voz extremamente doce de Sofia, aliada à excelente orquestração da música, com especial destaque para o conjunto de cordas. Algo, aliás, a que a Rússia já nos habituou desde há vários anos, tanto no concurso para adultos como no concurso para os mais novos. Em certa medida, recorda um pouco, até, algumas canções da Disney.  É um ano difícil para fazer previsões, com tanta música boa. Mais uma que, provavelmente, se irá sair muito bem e poderá, quem sabe, ganhar. 

7 pontos 

Márcia Santana - Para mim é a proposta mais fraca da edição. Nem parece a Rússia que ganhou em 2017 com a minha favorita. Tenho sentido um desleixo deste país relativamente ao JESC de tal forma que se reflete nesta canção. Não há garra, nem vontade em fazer algo melhor. Apenas cumprir os mínimos. E no fundo é isso que esta canção faz, cumpre os mínimos, mas torna-se aborrecida por não existir um momento WOW ao longo de toda a interpretação.

1 ponto 

Nuno Carrilho - Da Rússia vem uma das canções mais agradáveis da edição. "My New Day" é uma canção fresca e com bastante potencial para uma grande atuação... Sinto que poderá ser uma das surpresas da edição, mas não deverá estar na luta pelo primeiro lugar. 

10 pontos 

Pedro Fernandes - Quando toca esta canção penso imediatamente nos filmes da Disney, o que é bom tendo em conta que estamos a falar do Júnior. Acho que é, juntamente com a França, a canção mais adequada para o contexto em que está. A Rússia vai lutar pela vitória.

12 pontos 

Ricardo Matias - Esta canção faz-me lembrar a Rússia no ESC em 2015 (Polin Gagarina) mas numa versão juvenil. É a canção que nos deixa com um sorriso na cara, a Sofia tem um bom controlo, qualidade e força vocal, e a canção é de tal forma encorajadora, impactante e querida que deve resultar em pontos elevados do júri e do público. Prevejo um top 5 este ano para a Rússia.

10 pontos 

Rodrigo Pinto - Voltaram à ideia de baladas que era como se fosse a especialidade russa no JESC, fazendo-me lembrar os anos mestre de 2016 e 2017. E esta é na minha humilde opinião: a melhor canção de sempre russa no concurso. Tem algo de tão clássico na melodia que me cativou logo desde início. A estruturação da segunda metade da música é excelente. Nostalgia feels, "oldie but a goldie" in 2020.

12 pontos 

Total: 137 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: JESC

1 comentário:

  1. Rússia - "My New Day" - Sofia Feskova: Quem diria, a Rússia a surpreender-me com uma excelente composição e uma menina com um enorme talento: para esta jovem estrela desconhecida vão os meus 12 pontos.

    ResponderEliminar