[OLHARES SOBRE O JESC2020] Ucrânia


Ucrânia
Intérprete(s): Oleksandr Balabanov
Tema: Vidkryvai (Open Up)



André Pereira - Uma escolha interessante. Não sei ainda se gosto ou não desta canção, preciso de ouvir mais vezes para poder ter uma opinião mais concreta sobre a mesma. Espero por ver ao vivo...

6 pontos

Carina Ferreira - A meu ver, nesta música destaca-se pela positiva os vocais de Oleksandr, acima de tudo. Em geral, é uma canção agradável e não achei má ou de fraca qualidade, contudo não me conquistou por completo. Ainda assim, sinto que ficará bem classificada no JESC.

6 pontos

Carlos Fernandes - Balada moderna, óptima para o Eurofestival dos adultos, cantada por um cantor com uma voz carismática.

10 pontos

Cláudio Guerreiro - A Ucrânia parece estar a passar um pouco despercebida este ano. Injustamente, na minha opinião. A voz do Oleksandr é soberba. Se ele conseguir fazer ao vivo tudo o que faz na versão estúdio então acredito que catapultará a Ucrânia para um excelente lugar na competição. Foi das músicas cujo refrão me ficou mais facilmente na cabeça.

7 pontos

Daniel Cunha - Outra das melhores vozes da competiçao deste ano. A música deixou-me alguma curiosidade do que possa ser a atuação, mas penso que não seja das minhas favoritas.

7 pontos

Emanuel Filipe - A Ucrânia enviou nos últimos dois anos músicas que adoro, em parte pelo facto de não se enquadrarem naquilo que é expectável. O resultado do ano passado é para mim incompreensível. Este ano não auguro um regresso ao pódio, mas louvo mais uma vez a ousadia de enviar algo num estilo mais arriscado. É uma das minhas favoritas deste ano, e uma das poucas que voltarei a ouvir. Exatamente por ter algo que a distingue das demais. 

10 pontos

Fábio Ventura - A Ucrânia junta-se, e bem, à Sérvia no tema do amor juvenil. “Vidkryvai”, que é a tradução literal do slogan do ESC 2020/21 (“Open Up”), aborda então a importância da capacidade de demonstrar e abraçar sentimentos afectivos em qualquer momento das nossas vidas, independentemente das dificuldades que existam. O timbre e o tom da voz do Oleksandr são fenomenais, tanto nos agudos como nos graves. A canção propriamente dita não é uma obra-prima, porém facilmente se destacará graças ao intérprete e à produção envolvida. Nada menos que top3 para a Ucrânia!

10 pontos

Hugo Sepúlveda - Ucrânia a trazer um tributo ao ESC 2020  2021 - tinha que dizer! Vidkryvai (Open Up) é a canção desta edição que mais mixed feelings me faz ter! Ao início, parecia-me estranha. Agora parece um estranho mais agradável! Mediante os registos e géneros a que estamos habituados no JESC, Ucrânia arrisca e vai um pouco além! Por um lado, é bom porque se vai sobressair, por outro,não sei se é boa o suficiente ao ponto de puxar votos! Acredito que a actuação terá um peso muito grande nesse factor! Mas saliento o risco que correm!

7 pontos

João Barateiro - Certamente das propostas mais polarizantes a concurso, a Ucrânia traz algo completamente diferente de todas as outras, a todos os níveis. Quer se goste quer não, há que valorizar a originalidade por detrás desta música e especialmente a aptência vocal do intérprete, certamente das mais interessantes. Em relação à minha opinião pessoal, não sou um grande fã da melodia e certamente que não é das minhas favoritas do ano. Todas as virtudes acima mencionadas são inegáveis, porém, a canção não clicou em mim, de um modo geral.

6 pontos

João Diogo - A Ucrânia tem-nos mostrado, principalmente na sua final nacional para a Eurovisão, um lado bastante alternativo da sua indústria musical (tal como Portugal começou a fazer em 2017). “Vidkryvai” parece ser produto desse lado. Tem um início muito interessante, misterioso, e mantém essa energia durante toda a canção. Destaca-se de todas as outras canções e isso é sempre bom. Nota-se-lhe a qualidade. O meu problema e se não será demasiado alternativa para um concurso de crianças. 

12 pontos 

Luís Coelho - A Ucrânia traz-nos uma excelente proposta. Adoro o instrumental e a voz do Oleksandr é incrível. É uma canção bastante forte e pode surpreender

12 pontos 

Luís Nepomuceno - “Vidkryvai (Open Up)”, interpretada na língua materna e em inglês por Oleksandr Balabanov, é a escolha da Ucrânia para o Junior Eurovision Song Contest. Trata-se de um pop típico que pretende conquistar o público. Apesar da sonoridade moderna da música, “Vidkryvai (Open Up)” apresenta uma letra pobre e sem conteúdo, não conseguindo causar o mesmo impacto que outras canções a concurso. A voz inicial de Oleksandr é um pouco irritante, embora seja admirável a sua capacidade vocal em alternar entre tons mais agudos e tons mais graves. Será que música que, muito provavelmente, lutará pelos últimos lugares da classificação, não conseguindo conquistar nem o júri nem o público. 

4 pontos 

Márcia Santana - O meu vencedor de 2020. O Oleksandr presenteia-nos com uma maturidade musical de assombro para alguém com 14 anos. Uma canção musicalmente bem construída e com uma mensagem que para alguns será pesada mas nem por isso deixa de ser importante ser passada. A voz, o instrumental e a mensagem, faz deste, o meu "package" preferido. Well done.

12 pontos 

Nuno Carrilho - Recuperando o slogan do Festival Eurovisão, a Ucrânia traz uma das vozes mais interessantes do concurso infanto-juvenil... "Vidkryvai" até pode não chamar muito à atenção na maioria das pessoas, mas a voz de Oleksandr decerto que não passará despercebida. No entanto, outro dos casos em que a canção parece saída do Festival Eurovisão. Acho que não ganha...

8 pontos 

Pedro Fernandes - Está longe de ser das propostas mais interessantes que a Ucrânia já trouxe ao Júnior. Destaca-se pelo seu gênero substancialmente díspar dos restantes temas a concurso. Não irá estar na luta mas é capaz de conseguir um lugar a meio da tabela.

7 pontos 

Ricardo Matias - Finalmente o Olexandr consegue representar a a Ucrânia no JESC. Contudo, tenho de admitir que prefiro a sua aposta do ano anterior. A sua qualidade artística e musical, associado à sua amplitude musical é de louvar, contudo a canção que a Ucrânia apresenta este ano é, no meu ponto de ver, muito mediano e pouco impactante. Consegue depreender-se a qualidade musical, mas acho que vai ficar algo despercebida no meio das restantes 11 canções que apresentar-se-ão este ano.

6 pontos 

Rodrigo Pinto - DAMN YES, a Ucrânia volta-me a conquistar, tal como em 2019, apostando na diferença. Esta é a música participante com a qual me identifico mais. Não tenho muitas mais palavras, só rezo que consigam dar o valor que esta canção merece. A melodia é mel para mim! Best of luck, Ukraine.

12 pontos 

Total: 142 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: JESC

1 comentário:

  1. Ucrânia - "Open Up", Oleksandr Balabanov: Não gosto muito do seu estilo um pouco pedante, talvez convencido demais para o meu gosto pessoal. No entanto, não posso dizer que cante mal, embora o seu timbre de voz seja um bocadinho irritante. Acho que o autor foi buscar o título ao slogan do concurso dos adultos. Acho bem, porque o caminho deve ser sempre a abrir e o futuro para ele que é jovem não lhe poderá fechar as portas. Atribuo-lhe: 8 pontos.

    ResponderEliminar