[Olhares sobre o FC2021] The Black Mamba - "Love Is On My Side"

 

Intérprete(s): The Black Mamba
Tema: Love Is On My Side


Alexandre Lopes - "Love Is On My Side" é uma viagem aos tempos gloriosos da música soul. Senti, durante a minha 1ª audição, logo após as canções serem disponibilizadas, que iam por este conceito “vintage” na performance e não defraudaram as expetativas na apresentação ao vivo. Dos efeitos especiais, começando com um visual preto e branco, evidenciado aquele ar "vintage" da música, aos fatos utilizados, os grafismos utilizados, até ao instrumental, tudo pareceu clássico, num bom sentido. O Tatanka tem uma das melhores vozes em concurso, portanto não foi surpreendente para mim, vê-lo irrepreensível na voz durante os 3 minutos. Uma atuação elegante, simples e eficaz. A única coisa, que faltou para mim, foi um momento, que pudesse tornar a música mais memorável, durante a atuação ao vivo, mas de resto, gostei imenso e mereceram inteiramente a passagem à final

10 pontos


Cláudio Guerreiro - Sabem aquela música que não é boa o suficiente para vos apetecer ouvi-la outra vez e ao mesmo tempo também não vos incomoda escutá-la novamente?! É este o caso. É, sem dúvida, a melhor voz masculina a concurso. Voz essa que poderia estar muito melhor aproveitada numa canção mais memorável. Ainda assim, é preciso assinalar que continuamos a ver grandes nomes interessados em participar no Festival. Isso sim é um avanço, mas é preciso exigir mais deles por isso mesmo. 

5 pontos


Emanuel Filipe - Por incrível que pareça, só fiquei a conhecer o Tatanka em 2017, aquando da sua participação nos medleys do Festival da Canção desse ano. Adoro o timbre e a presença em palco, características que já tinha apreciado em 2017. Não é de todo o meu tipo de música, ou algo que eu vá ouvir fora do Festival da Canção, mas a passagem à final dos The Black Mamba é obviamente merecida: vocalmente irrepreensível, é uma música bastante agradável, num estilo diferente das restantes, e houve cuidado quanto à apresentação em palco, algo que muitas vezes falha no Festival da Canção.    

8 pontos


Gabriel Ribeiro - Mas que boa maneira de abrir um espetáculo. “Love Is On My Side” foi uma das surpresas da noite, embora não acreditasse na sua qualificação. Tatanka ofereceu-nos simplicidade e elegância e soube tirar partido disso mesmo – nem a running order ou a língua inglesa comprometeram a passagem à final. Na Eurovisão, podemos concordar que o tema não teria o mesmo impacto e, muito provavelmente, ficaria nos últimos lugares – mas não pela qualidade da música. Pessoalmente, não colocaria a canção no top 5 deste sábado.

5 pontos
 

Gonçalo Canhoto - “Love is on My Side” abriu da melhor forma possível a primeira semifinal. Com uma sonoridade inconfundível e com bastante alma, esta é uma daquelas propostas que, embora não seja o maior fã, reconheço trazerem credibilidade ao Festival da Canção. Tatanka esteve vocalmente irrepreensível e o grupo entregou-nos tudo aquilo que poderíamos esperar. Como único ponto menos positivo há apenas a referir que, apesar de apreciar os efeitos gráficos inseridos ao longo da atuação, em alguns momentos estes vieram a revelar-se algo exagerados e distratores. Em síntese, o apuramento dos The Black Mamba para a final foi, indubitavelmente, justíssimo e esteve carimbado desde o primeiro momento. 

8 pontos
 

Hugo Sepúlveda - The Black Mamba deram início ao desfile das canções e do festival e foi uma boa maneira de começar! Levaram-nos directamente para um momento de filme antigo! Tatanka não surpreendeu na medida em que já esperava que estivesse muito bem ao vivo! Ainda que “Love is on my side” não seja extremamente “wow” tem a sua qualidade e mereceu a qualificação! Espero é que repensem o exagero nos efeitos!

6 pontos


Inês Cipriano - Uma das melhores músicas desta edição e uma das melhores prestações da noite. Os anos de experiência do Tatanka estão bem refletidos na sua elegância em palco e afinação perfeita, quase que parecendo que não está a cantar ao vivo. Adoro a voz do Tatanka e penso que é sem dúvida o ponto mais forte desta canção, e que lhes poderá valer muitos pontos. Gostei da transição muito smooth de preto e branco para cores, mas creio que os efeitos vintage estão em demasia. No geral foi uma apresentação muito bem conseguida, mas pessoalmente, não acho que seja a nossa melhor aposta para levar a Roterdão. 

10 pontos
 

João Diogo - "Love is On My Side" abriu a primeira semifinal do Festival de 2021 e deu o tom para a noite de baladas que nos esperava. O início da atuação, com o filtro a preto e branco, está bem conseguido e encaixa na canção. No entanto, quando começa o primeiro refrão o filtro devia desaparecer. Fica extremamente estranho aquele filtro durante toda a canção, havendo muitos momentos em que as luzes ficam desfocadas devido a ele. O próprio Tatanka parece ter a pele mais perfeita do mundo. Dá um ar estranho à atuação e espero que seja algo que mudem para a final. A canção em si não considero má mas acho-a um pouco datada e bastante inofensiva. Ganha imenso com a voz do intérprete, que é sublime, e deverá ter sido por aí que agradou ao público e/ou ao júri.

4 pontos
 

João Vargas - Para mim, foram umas das surpresas desta semifinal e um dos números mais profissionais em palco. A  segurança vocal do interprete foi incrível e experiência de palco foi claramente um ponto bastante positivo. Destaco a notória preocupação com o staging, onde a "old image" que quiseram transmitir funcionou muito bem em TV. Quero muito ver esta canção no TO5 da final do FC.

8 pontos

 
Nuno Carrilho - Apesar de não ser uma das minhas canções favoritas desta edição do Festival da Canção, arrisco-me a dizer que foi das canções que mais me cativaram durante a transmissão da semifinal 1. Uma interpretação irrepreensível dos já conhecidos The Black Mamba que, apesar da simplicidade da atuação, conseguiram captar toda a atenção. Mereceram, sem dúvida alguma, a passagem para a Final onde, apesar de não estarem na luta pelo triunfo, não vão ficar nos últimos lugares...

7 pontos
 
 
Patrícia Gargaté - Com uma prestação vocal irrepreensível, os The Black Mamba afirmaram-se como um dos favoritos da semifinal. Apesar da apresentação simples e sem grandes efeitos, mostraram-se competentes. A canção não pedia grandes aparatos e o que foi feito esteve bem. Love is on my side é um tema leve e fácil de se ouvir, com uma sonoridade bem característica do grupo. A nível visual, apesar de gostar do efeito inicial a preto e branco não consigo gostar do efeito desfocado que tirou qualidade e brilho à performance ao vivo. Finalmente temos uma boa canção em inglês, decente o suficiente para um bom lugar na final do Festival da Canção... ou quem sabe até vencer. O vestuário foi adequado e de bom gosto.
 
10 pontos


Pedro Caramba - Grande início desta primeira semifinal. Canção "radio friendly", dentro do estilo da banda e completamente adaquada à grande voz do Tatanka. Excelente interpretação, a encher o palco. As "boas vibes" passaram para este lado do ecrã. Gostei muito do outfit do grupo.

10 pontos


Ricardo Matias - O ponto forte desta canção é sem sombra de dúvidas a voz do Tatanka, que consegue transmitir a alma do artista e consequentemente da canção da melhor forma possível. É possível verificar a qualidade da canção e o mood que pretende transmitir. Contudo, na minha opinião, peca por ser uma melodia algo constante, sendo que num mar de tantas outras canções possa ficar esquecida no entretanto (a título de comparação verificamos os Makemakes (Áustria 2015 – 0 pontos na final). Resumindo: Adoro o soul da voz do Tatanka, mas não acredito que se destaque das restantes.

7 pontos
 

Ricardo Rodrigues - “Love is on my side” - Uma música de qualidade que transportou-se bem para o palco do Festival da Canção a nível vocal, mas que em termos de staging merece ser repensada. A utilização dos filtros b&w e depois a transição para cores fica algo bizarra e transporta-nos a edições mais datadas e a um conservadorismo que já não funciona no palco da Eurovisão. Tiveram qualidade, mas falhou no espetáculo televisivo.

6 pontos

Total: 104 pontos

2 comentários:

  1. Aquela voz rouca e arrastada iludiu-me e parece-me um bocado forçada. Este intérprete quer fazer-se passar por um personagem que não é, mas a canção sim tem algum enlevo e só não gosto de ouvir repetidas vezes "love is on my side" porque me lembra um disco riscado. Para esta composição vão os meus 7 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Esta foi aquela apresentação cantada em inglês que me fez esquecer que não gostava que Portugal fosse à Eurovisão cantar em inglês. Não só Portugal, achava muito mais interessante que cada país cantasse na sua língua. Acontece que gostei muito, foi mesmo um momento agradável, penso que merece totalmente o lugar na final. Uma voz fantástica, como li dos vossos convidados, até parece que não está a cantar naquele momento, de tão perfeita, a servir totalmente a música no ponto certo, adoro a entoação que dá à frase "maybe not tonight", que faz toda a diferença na forma como nos cativa para o que estamos a ouvir, eu acho. Para além da música e da prestação vocal, gostei do ambiente criado. Pode não ter nada que ver, mas a mim remeteu-me para um antigo saloon americano onde cowboys paravam para beber enquanto alguém cantava. Vou querer ouvir mais vezes.

    ResponderEliminar