[Olhares sobre o FC2021] Ariana - "Mundo Melhor"


Intérprete(s): Ariana
Tema: Mundo Melhor


Alexandre Lopes - “Mundo Melhor” é uma canção que traz esperança e união para o mundo se tornar melhor. Pode não ter ido à final, mas mostrou atitude, energia e noção de staging. Vocalmente impecável, styling poderia ser melhor, mas não podemos acertar em tudo. Gosto muito deste tema, mas sinto que falta qualquer coisa que se destaque, mas há boas ideias lá. Sinto que a Ariana tem potencial para muito mais, não me importava de ver a Ariana no Festival outra vez, com um tema melhor.

6 pontos


Cláudio Guerreiro - Podemos dizer claramente que temos aqui mais um daqueles casos de um desperdício de talento gritante. A Ariana merecia uma música muito mais inspirada do que este “Mundo Melhor”. Eu diria que, mesmo tendo defendido a música de forma profissional, esta não é definitivamente a praia dela em termos de reportório. E não há boa energia e coreografia que consigam salvar uma composição tão morna como esta. A eliminação acabou por ser previsível e justa. Esperemos ver a Ariana futuramente no Festival da Canção, mas com algo mais competitivo. 

3 pontos


Emanuel Filipe - É uma música que tenta ser tanta coisa ao mesmo tempo, que acaba por não saber a nada. Gostei do staging, a Ariana tem boa presença em palco, mas faltou o essencial, a música. Se já não sou grande fã do instrumental, aquela constante repetição de "Let 's do it today" é a cereja no topo do bolo. Em muitas canções, a repetição de certas palavras, ou frases-chave até funciona, mas neste caso só torna a música aborrecida. Para além disso, acho completamente desnecessária aquela "salada de frutas" entre português e inglês. Contudo, é já uma característica das músicas do Virgul, e têm sucesso, por isso o problema sou eu. 

3 pontos


Gabriel Ribeiro - Uma atuação mais ousada e que colheu os seus frutos. Apesar de não se ter qualificado, a Ariana soube dar vida à sua música. Os dançarinos conseguiram ocupar muito bem o palco (embora com algumas falhas) e a cantora mostrou-se à altura do desafio. Não me importaria que tivesse passado à final, mas percebo a hesitação. Faltava o fator “wow” à canção.

7 pontos


Gonçalo Canhoto - 
Se desconhecesse por completo os compositores do Festival e tivesse de apostar, ficava claríssimo que “Mundo Melhor” teria, de alguma forma, um dedo do Virgul. As expetativas que nos brindasse uma sonoridade semelhante aos seus maiores hits eram baixas, mas “Mundo Melhor” conseguiu elevar a outro nível a definição de desilusão. Uma letra básica, alicerçada numa composição previsível, que não chega a lado algum. Por esse motivo, o grande destaque acabou por ser a sua carismática intérprete Ariana. Que show! Com um visual fresco e jovem e com uma performance vocal fortíssima, deu uma lição acerca do que é construir uma atuação. A inclusão dos dançarinos foi, claramente, um contributo muito positivo. Infelizmente, o seu talento merecia uma canção superior e o seu não apuramento foi justo.  

3 pontos


Hugo Sepúlveda - Ariana traz-nos “Mundo Melhor”, composta por Virgul! Confesso que esperava algo bem diferente, da parte de Virgul e que até fosse o intérprete! “Mundo Melhor” estava no leque das despercebidas, mas na final, Ariana conseguiu dar-lhe vida e fazer o que podia para a elevar! Cheguei mesmo a pensar que ia conseguir o apuramento! Ariana trouxe dinamismo e garra, mas não foram suficientes! Provavelmente com uma música mais “mexida”, Ariana conseguiria chegar à final.

5 pontos


Inês Cipriano - Que bom ver alguém esforçar-se para apresentar a sua canção no palco do festival! Não foi perfeito, mas a Ariana soube trabalhar bem com o espaço que lhe foi dado e até tivemos direito a bailarinos que apresentaram uma coreografia bem estruturada. Mais uma vez, não gostei nada dos outfits e também não sou grande fã da música, estava à espera de algo muito melhor vindo do Virgul. Ainda assim, foi um bom esforço, e gostava de ver a Ariana de volta ao festival com uma proposta mais forte no futuro.

6 pontos
 

João Diogo - “Mundo Melhor” passou-me ao lado na versão estúdio mas reconheço que lhe prestei bastante atenção durante esta semifinal do festival da canção. Dos poucos que se preocuparam a sério em ter uma atuação pensada, criativa e que cativasse. Não me interpretem mal, comparada com o que se faz noutros países não foi nada de especial, mas para a tradição portuguesa salta à vista. A Ariana esteve muito bem e defendeu a sua canção de forma muito competente. O problema aqui era mesmo a canção pois não tinha força suficiente.

4 pontos
 

João Vargas - Depois dos lives, tornou-se a minha segunda favorita da noite.  Excelente trabalho de câmara e claramente existiu aqui uma preocupação e conseguirem os melhores ângulos nesta atuação. Ariana tem bastante carisma e o "groove" necessário para esta canção e cumpriu bastante bem o seu papel.  Ponto forte para os bailarinos e para a coreografia, que funcionaram bastante bem na TV e trouxeram mais energia a esta canção. Para mim, Ariana teve o melhor dress code da noite. A sua não qualificação foi uma surpresa bastate "injusta" para mim. Merecia ser finalistas, pois este tipo e canções/cenografias fazem falta a uma final do FC.

8 pontos

 
Nuno Carrilho - Depois de ter passado despercebida antes da semifinal, "Mundo Melhor" conseguiu fazer das tripas coração e chegar a palco com uma atuação interessante. Contudo, mesmo tendo uma boa presença e uma interpretação bastante segura e forte, a canção era tudo menos competitiva... Espero ver a Ariana novamente no Festival da Canção mas com uma canção à altura.

6 pontos
 
 
Patrícia Gargaté - Gostei muito da performance em palco e ganhou pontos para mim. Apesar de não me surpreender a não passagem à final há que valorizar a mensagem e o esforço da Ariana em palco em fazer algo bonito e bem feito. A coreografia tinha uns pormenores muito interessantes e bem pensados, que talvez tenha passado um pouco ao lado dos mais distraídos. A nível vocal também esteve bem. Apesar disso confesso que esperava uma composição mais marcante e carismática por parte do Virgul. O resultado ficou à vista. Creio que perdeu pelo facto de estar na segunda semifinal e teria a vida facilitada se estivesse na primeira. 
 
8 pontos


Pedro Caramba - Para mim, o melhor trabalho de câmaras desta noite. Mas acho que, ao contrário da canção anterior, gosto mais da versão estúdio. A actuação ao vivo perdeu alguma força, mas ressalvo que a Ariana esteve muito bem. Gostei do conceito da canção e da coreografia. Destaco também o outfit da Ariana.

5 pontos


Ricardo Matias - Gostei muito da coreografia presente na voz e performance da Ariana, que estavam devidamente adequados ao que a canção queria transmitir. Contudo, o vibe que a canção de Virgul pretende transmitir não foi no meu ponto de vista suficiente para conseguir no mínimo passar à final, uma vez que é algo pouco memorável quando comparado às restantes 9 canções concorrentes nesta semifinal.

6 pontos
 

Ricardo Rodrigues - A Ariana trouxe também uma boa ideia do que queria fazer em palco e pensou nesta atuação por aquilo que é: um objeto não só artístico mas também de entretenimento. Além das importantes mensagens que a canção nos transmite, a atuação foi realmente mais pensada para “Festival”, mas ainda havia algumas coisas a limar que fez com que além das ideias terem sido boas a execução não foi das melhores. A canção também foi das que mais sofreu, na minha opinião, com a ordem da semifinal, ficando um pouco esquecida.

6 pontos

Total: 76 pontos

1 comentário:

  1. "Mundo Melhor" por Ariana - Este tema não me cativou até ao ponto de prender a minha atenção, foi para mim apenas mais uma presença que não me incomodou mas também não me alegrou. Dou-lhe 1 ponto.

    ResponderEliminar