[Olhares sobre o FC2021] Tainá - "Jasmim"


Intérprete(s): Tainá
Tema: Jasmim


Alexandre Lopes - Foi uma das surpresas da noite para mim, esteticamente muito agradável, com uma bela apresentação em palco. A versão ao vivo é, sem dúvida, melhor que a versão estúdio. Doce, sensível e intimista. Uma interpretação da música muito boa, por parte da Tainá, o único ponto menos bom, foram as backing vocalists, que estiveram em noite não, infelizmente. Poderia ouvir nisto num jardim a relaxar, a ler um livro, a apreciar a beleza da natureza. A música, infelizmente não é competitiva e o facto de estar colocada em 2º na sua ordem de atuação também não ajudou muito à sua causa. Compreende-se a sua eliminação.

7 pontos


Cláudio Guerreiro - Que bem sabe ouvir o sotaque brasileiro no festival. Esta é aquela canção doce, muito bem interpretada e que nos alegra sempre muito ouvir. No entanto, não retirando o seu valor, peca por ser uma melodia que acaba por não se destacar no meio de um concurso desta natureza e que dificilmente é relembrada posteriormente. Apesar de ter sido um bonito momento televisivo e de bom gosto quanto à apresentação, sempre pareceu condenada a ser apenas isso: uma bonita e simpática atuação.

6 pontos


Emanuel Filipe - A versão estúdio não me cativou, mas penso que foi uma atuação muito agradável, tendo até incluído a Tainá no meu lote de finalistas. Gostei do staging: visualmente simples, mas eficaz. Aquele vestido branco  combinou muito bem com a suavidade, com a leveza de "Jasmim". De forma positiva, tenho ainda de referir a letra da canção, de que gostei bastante, bem como a doçura da voz de Tainá. Mesmo estando entre as minhas finalistas, devo dizer que tal acontece principalmente pelo facto de não ser grande fã desta segunda semifinal. É agradável, mas pouco competitiva, e considero que temos propostas muito melhores provenientes quer da primeira, quer da segunda semifinal. 

6 pontos


Gabriel Ribeiro - Nas 20 versões de estúdio, Tainá foi uma das artistas que menos se destacou. Ao vivo, fiquei muito surpreendido pela positiva. A cantora soube utilizar o palco a seu favor e soube como levar o ouvinte até ao seu mundo mágico. Um tema muito bem conseguido em todos os momentos e fico com muita pena que não tenha passado à final.

8 pontos


Gonçalo Canhoto - 
“Jasmim” foi, na minha opinião, uma das canções mais desvalorizadas desde o momento que as concorrentes de 2021 foram conhecidas. Um poema lindíssimo e apaixonante, que viu na ternurenta voz da Tainá a combinação perfeita para ganhar vida. Interpretado de forma maravilhosa, criou-se em palco uma atmosfera mágica e intimista e onde a simplicidade foi o trunfo.  Acredito que o maior obstáculo ao êxito da proposta se tenha prendido com o facto de a canção poder ter sido considerada demasiado morna pela maioria dos ouvintes. Não me teria importado, de todo, de voltar a ouvir “Jasmim” na Final.  

7 pontos


Hugo Sepúlveda - ”Jasmim”… Passou completamente despercebida até há uns dias. Agora estou completamente embalado pela sua melodia, pela sua letra! Tainá trouxe ao palco a leveza, a simplicidade e até a beleza que de que esta música tem o aroma! Apesar de todo este florescer recente em torno dela, tinha a infeliz certeza que faria par com Da Chick, nas que provavelmente não passariam à final. Ainda assim, foi um belíssimo momento no alinhamento que nos deixou a suspirar.

8 pontos


Inês Cipriano - Que momento bonito! Este tema tem uma melodia super relaxante e uma letra lindíssima que a Tainá interpretou muito bem. Alguém no postcard da Tainá disse que a voz dela é como um cafuné, e não podia estar mais de acordo – cheia de ternura e delicadeza, transmite mesmo imensa tranquilidade e conforto. Fiquei completamente rendida a este tema depois de ver a atuação de ontem e fico muito triste por não o voltar a ouvir na final. 

10 pontos
 

João Diogo - Tainá trouxe-nos os sons brasileiros ao festival e muito bem. Uma canção muito agradável e bonita e bem interpretada pela Taina. A apresentação em palco foi dentro do que se esperava, muito simples, mas a canção também não pedia mais. Infelizmente esta canção tem um ponto muito fraco: não é nada competitiva. E isto é uma competição. Assim, não me choca nada que se tenha ficado pela semifinal. 

4 pontos
 

João Vargas - Foi sem dúvida um dos momentos doces da noite. Tainá tem uma voz muito singela, doce e peculiar. Cumpriu muito bem o seu papel nesta canção, estando muito bem vocalmente e destaco as bonitas iterações com a câmara. Staging e dress code muito apropriados a esta canção, que primou pela simplicidade. Apesar deste pontos positivos, já esperava a sua não qualificação, pois estava na semifinal mais forte deste FC. 

7 pontos

 
Nuno Carrilho - Uma canção bastante descontraída com uma atuação bastante simples e doce. Contudo, a atmosfera que poderia passar... não passou e admito que foi uma das atuações que menos atenção prestei aquando do direto. Tenho pena porque até era uma das canções mais interessantes da semifinal.

4 pontos
 
 
Patrícia Gargaté - A Tainá trouxe algo de leveza e frescura... o português brasileiro para mim será sempre bem vindo contudo há que admitir que não tínhamos aqui nenhuma fórmula vencedora, nem houve o mínimo esforço nesse sentido. Gostei da atmosfera em palco, condizente com a canção. Belíssima prestação vocal e uma talvez injusta não passagem à final. Foi um momento bonito.
 
7 pontos


Pedro Caramba - E as boas energias continuaram a fluir. A canção da Tainá deixou-me muito boas impressões e vontade de conhecer mais o reportório dela. Boa presença em palco. Adorei o facto do microfone estar decorado com as flores de jasmim. Uma agradável surpresa, em que a actuação em palco supera a versão estúdio da canção. Para mim, a mais bem vestida da noite.

4 pontos


Ricardo Matias - Tainá a apresentar uma canção que só poderia ser transmitida e cantada pela própria. Conseguindo de facto transportar-nos para um outro lugar mais suave, calmo e tranquilo, no entanto sendo (na minha opinião) uma apresentação demasiado simples para o que poderia ser demonstrado, sendo podendo eventualmente ser algo “esquecível2, o que foi um ponto fraco face à concorrência existente na semifinal.

6 pontos
 

Ricardo Rodrigues - No separador de apresentação da Tainá havia um dos seus fãs que descrevia a voz da artista como um “cafuné na cabeça” e é exatamente essa a sensação que temos quando a ouvimos no palco do Festival da Canção.  “Jasmim” é uma canção belíssima e a entrega de Tainá seria para mim suficiente para uma passagem direta à final não fosse o staging atrapalhar a atuação. Infelizmente como produto televisivo não foi dos mais memoráveis da noite nem aquele que potenciou a canção.

6 pontos

Total: 90 pontos

1 comentário:

  1. "Jasmim" por Tainá - Não me surpreendeu, pensei que fosse mais ou menos assim, voz doce e suave,figura dócil e apresentável. A única parte decepcionante foi exactamente não ter passado à final. Mas tenho a certeza que essa negação não lhe tira o sono: para ela os meus 6 pontos.

    ResponderEliminar