[Olhares sobre o FC2021] Da Chick - "I Got Music"



Intérprete(s): Da Chick
Tema: I Got Music 


Alexandre Lopes - Apesar da música não ser, de perto, uma das minhas favoritas, fico contente por ver o aparecimento de músicas mais mexidas no Festival, acho que o que se tem notado muito bastante nestes últimos anos é a diversidade de géneros musicais no Festival, nisso há que dar muito crédito à toda a equipa envolvente no Festival. Da Chick trouxe nos uma proposta muito alegre, com uma letra que fica no ouvido e com um beat viciante em palco, em que deu para mexer os nossos corpos um bocadinho, como se tivéssemos numa discoteca. Da Chick é muito carismática e acaba por ter uma atuação muito positiva. Achei, no entanto, desnecessário a presença de backing vocalists, quebra um bocadinho o ritmo da música, preferia só ter dançarinos no palco, com os backing vocals passar em backing track. Infelizmente, a música peca por estar num loop repetitivo e por não ter uma estrutura óbvia. Sem surpresas a sua eliminação nas semis.

4 pontos


Cláudio Guerreiro - Da Chick tinha mesmo o tema ideal para abrir esta semifinal. Prova disso é o ritmo e boa energia que levou até às nossas casas. E rapariga, que elevação de perna é essa?! Invejei isso. Thank God we got Da Chick nesta semifinal para nos elevar o astral. Fora toda a boa energia e diferença em relação ao restante alinhamento, já era quase previsível que seria aquela música que estaria condenada a falhar a presença na final. Ainda assim, fica a boa disposição e o sorriso que nos deixou logo a abrir o espetáculo. E isso já ninguém lhe tira. 

5 pontos


Emanuel Filipe - Para mim, é uma das propostas menos bem conseguidas desta edição, e a sua eliminação na semifinal não é de todo uma surpresa. Não encontro na música grande identidade, é demasiado genérica para conseguir criar uma ligação com o espectador. Poderia funcionar como som ambiente num bar, num café, ou em qualquer outro local em que fosse apenas um elemento complementar. Num concurso de televisão, em que é suposto ser o foco principal de atenção, é apenas um déjà-vu de algo que nem conseguimos identificar. Ressalvo de forma positiva a voz da artista, o sorriso e a boa energia que demonstrou durante a atuação, mas não posso dizer que tenha sido algo merecedor de uma final.

3 pontos


Gabriel Ribeiro - Foi bom termos uma música com ritmos diferentes a concurso. Da Chick foi uma boa música para abrir o concurso, mas nada ali correu muito bem. A canção, por si só, não era das melhores e a forma como foi apresentada deixou muito a desejar. Um bocado repetitiva e com falta de força.

3 pontos


Gonçalo Canhoto - “I Got Music” é, sem dúvida, a canção mais animada da edição de 2021 do Festival da Canção. Embora aprecie o estilo, a ser sincero, acho nunca ter ouvido esta proposta na sua íntegra até ao dia da segunda semifinal. Sempre a considerei extremamente irritante e deposito grande culpa nos “y’all”, que me tiram de mim. O instrumental reproduz fielmente os anos 90, mas a letra é profundamente desinspirada e de nível inferior.  Apesar de a canção nunca ter caído no meu gosto, sublinho a excelente atuação e a entrega da Da Chick – transmitiu-nos a energia, a cor e a diversão que o ano de 2020 nos roubou. Infelizmente, não foi suficiente para salvar uma canção que, para mim, lutou pelos últimos lugares da semifinal.

3 pontos


Hugo Sepúlveda - A melhor forma de começar a segunda semifinal, com Da Chick a trazer ritmo, energia e cor, algo que o Festival carece bastante! Haja alguém que não tenha medo de fugir às baladas! É uma daquelas músicas que facilmente passaria numa loja e  nos faria mexer levemente o corpo. Tem uma “vibe” muito boa, com uma alegria inerente, mas subtil. Põe-nos automaticamente a sentir o momento e bem-dispostos! E foi o que aconteceu ontem pela televisão, imagino como seria ao vivo! Admito que tinha algum receio de como isto se concretizaria em palco, mas devo dizer que Da Chick foi uma boa surpresa! “I Got Music” é uma das músicas que, infelizmente, tinha uma ideia de que dificilmente passaria à final, mas que faz sempre falta.

5 pontos


Inês Cipriano - A típica música de fundo da Bershka. Foi mau – o outfit é um forte candidato ao Barbara Dex e a música deixa muito a desejar. Pelo menos não se apresentou sozinha em palco e até tinha uma coreografiazita engraçada. Thank God she’s got music porque votos de certo que não teve.

2 pontos
 

João Diogo - Da Chick teve a honra de abrir a segunda semifinal do Festival da Canção mas, infelizmente, tanto a sua performance como a sua canção não foram do meu agrado. Achei tudo muito datado e ultrapassado e pareceu-me óbvio que iria ficar pela semifinal.

2 pontos
 

João Vargas - Foi uma maneira alegre de iniciarmos a segunda semifinal. Uma canção fresca, que nos transmite energias positivas e uma vontade enorme de dançar. Vocalmente, notei algumas diferenças com a versão estúdio e na minha opinião a harmonia de vozes entre os backing vocals e artista não funcionaram ao vivo. Em alguma partes da actuação, senti que ela estava um pouco perdida em palco e faltou iteração com a câmara (que lhe podia ter dado alguns pontos do televoto). Ponto positivo para os bailarinos e para a iteração final com a cantora. Já espera a não qualificação.

6 pontos

 
Nuno Carrilho - Canção divertida e descontraída mas que não resultou em palco... Por mais tentativas da cantora (que a meu ver esteve bastante bem), a atuação simplesmente não resultou. Faltou luz, faltou cor, faltou dança, faltou animação... Depois da atuação perdi todas as esperanças de um possível apuramento.

4 pontos
 
 
Patrícia Gargaté - Abrimos com uma das canções mais animadas da noite e gostei mais desta canção ao vivo que na versão de estúdio. A performance ao vivo ajudou e colocou o pezinho a mexer. Esta era uma das possíveis finalistas, ainda que não estivesse no meu top. É sempre positivo quando se traz algo original e autêntico. Apesar da não qualificação está de parabéns 
 
6 pontos


Pedro Caramba - Boa abertura para esta semifinal. Alegria e boa vibe em palco. Talvez se tenha notado ali algum nervosismo ao início, mas depois a energia fluiu. Fazem falta este género de canções no festival. Poderia ter havido um pouco mais de interacção com os bailarinos. Gostei do outfit e das luzes de palco.

2 pontos


Ricardo Matias - Da Chick apresenta uma energia completamente contagiante, e é claramente visível o empenho e dedicação na sua canção e performance, que acredito que tenha contagiado algumas pessoas a querer dançar e sentir o vibe que se pretende transmitir. Não tenho razões de queixa de todo o conjunto apresentado, contudo não acredito que seja suficientemente impactante perante a concorrência desta semifinal.

7 pontos
 

Ricardo Rodrigues - Da Chick foi a primeira a abrir a semifinal e notou-se algum nervosismo na artista, ser o ato de abertura é sempre complicado mas é preciso reconhecer que a artista fez um ótimo trabalho a defender a sua canção. Além de suar bem ao vivo, trouxe ao palco do Festival da Canção uma sonoridade pouco usual nesta competição: mais dançável, a lembrar a disco. O staging, na minha opinião, foi dos mais bem aproveitados da noite e com ideias concretas sobre o que queria fazer. Além da música não convencer muito, o pacote total fê-lo.

7 pontos

Total: 59 pontos

1 comentário:

  1. "I Got Music" por Da Chick- I got music, mas aonde? Só se for nos pés. Uma atuação péssima que não ilustra nada o nosso festival da canção. Dou 0 pontos e não é para ofender, eu suponho que será capaz de fazer melhor, mas o festival não pode servir só para experiências.

    ResponderEliminar