[Olhares sobre o JESC2021] Cazaquistão


Cazaquistão
Intérprete(s): Alinur Khamzin & Beknur Zhanibekuly
Tema: "Ертегі әлемі (Fairy World)"



André Pereira - Depois da grande confusão que foi a final nacional do Cazaquistão eles lá decidiram trazer Alinur e Beknur para representarem o país com a canção "Ertegı älemı (Fairy World)". Ao inicio não gostava nada desta canção, mas de facto ela até é boa, mas facilmente esquecível. O Cazaquistão pode vir a ter o seu pior resultado de sempre.

Diogo Martins - O Cazaquistão tem-nos habituado a grandes canções, videoclipes bem produzidos e pequenos grandes talentos. Este ano não é diferente.  Fairy World é belíssima canção com uma mensagem bem forte. Gosto da mistura dos estilos e de ambas as vozes. Eu só posso esperar uma grande atuação em vivo e um dos candidatos aos primeiros lugares da final. Eles querem o primeiro lugar! Só falta mesmo participar na eurovisão dos adultos. 

Emanuel Filipe - Independentemente do gosto pessoal de cada um, não se pode negar que o Cazaquistão faz, ano após ano, um grande esforço para enviar propostas consistentes à competição. Esta é provavelmente a canção menos bem conseguida do país, e, por enquanto, penso que irá ficar um pouco aquém dos resultados a que o país está habituado. No entanto, pessoalmente, prefiro a mesma à proposta de 2019, que ficou em segundo lugar. Os dois pequenos cantores completam-se na perfeição, e penso que esta tem uma estrutura mais original e interessante. Com um bom staging, aliado a uma boa performance vocal, penso que poderá ser uma surpresa na hora da votação. Vejo aqui potencial. 

Heldér Simões - Cazaquistão - Gosto bastante, a canção está bem composta, com uma melodia bem estruturada, uma participação e entrega bonita dos cantores. Não desilude, apesar de bater um pouco na mesma tecla dos anos anteriores.

Hugo Sepúlveda - Depois de um caricato empate, Cazaquistão traz-nos um dueto ao palco do JESC, onde Alinur & Beknur unem esforços para nos levar ao seu mundo encantado! Após um revamp, Ертегі әлемі (Fairy World) mostra-se uma balada competente, com um arranjo moderno e uns “nanana” em segundo plano que vão ficando na memória e damos por nós a trautear! É uma canção que vai crescendo com as audições! Enquanto a voz de Alinur entoa em todo o seu esplendor, roubando um pouco os holofotes a Beknur, que mostra o seu carisma nuns versos em francês!

Pedro Caramba - O Cazaquistão sempre nos habituou a boas canções e  interpretações no JESC. E este ano não deixa, como se costuma dizer, os créditos por mãos alheias. Alinur e Beknur trazem-nos uma bonita canção, com duas belas vozes que combinam na perfeição. Acho que o contraponto entre as duas interpretações ( a mais emotiva e o "rap" são o ponto forte desta canção. Mais um tema bem construído. O Cazaquistão a "dar cartas" novamente no JESC.

Pedro Dias - Mais uma canção que de júnior tem… os cantores! Vaticino que vá ficar muito bem classificada, pois tenho para mim que ninguém irá ficar indiferente à “fofura” dos intérpretes. Mas em termos musicais, é uma canção que não me dá qualquer vontade de ouvir mais do que uma vez.

Rodrigo Pinto Os nossos amigos do Cazaquistão, este ano, proporcionaram-nos uma das situações mais caricatas da época - e que serviu de grande exemplo para demonstrar a importância que quer uma votação à base dos júris e um método mais democrático devem ter numa seleção do género. Da final nacional, honestamente, não destacava nenhuma canção em particular, focando-me mais nos eventuais vencedores. Ертегі әлемі ao ínicio ficava no meu 19º lugar do ranking. No entanto, o prémio da melhor evolução numa canção representante do festival para este ano vai para o Cazaquistão. O toque especial de inclusão do jovem Beknur dá à canção um valor ainda maior (e isto é dizer muito para uma pessoa que normalmente não é grande fã de rap). Em muitos fatores dou 12 pontos, exceto num dos pontos fulcrais deste concurso: a song. Daí os 10, mas com muito carinho.

Rui Duarte - A canção cazaque é bem produzida e o revamp deu-lhe uma maior força. Embora considere que esta participação é a menos forte desde da estreia do país no Junior Eurovision, tenho de salientar o bom timbre dos intérpretes, o à vontade em palco e a decisão de ambos representarem o seu país. Como o Cazaquistão nos tem habituado a stagings extraordinários, a canção pode muito bem ser elevada.

Pontuações:
Aan Branco - 2 pontos
André Pereira - 4 pontos
Diogo Martins - 8 pontos
Emanuel Filipe - 7 pontos
Fábio Ventura - 5 pontos
Gonçalo Canhoto - 6 pontos
Hélder Simões - 4 pontos
Huno Sepúlveda - 7 pontos
Ivo Mendonça - 7 pontos
João Diogo - 7 pontos
Luís Coelho - 8 pontos
Nuno Carrilho - 7 pontos
Pedro Caramba - 1 ponto
Pedro Dias - 3 pontos
Ricardo Matias - 6 pontos
Rodrigo Pinto - 10 pontos
Rui Duarte - 1 ponto

TOTAL: 93 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

3 comentários:

  1. Cazaquistão-Música um bocado enfadonha para pôr na voz de uma criança e ainda mais ter que escutá-la. Além disso estou em crer que este mundo se está a tornar cada vez mais um mundo de bruxas e menos de fadas. A minha pontuação: 1 ponto.

    ResponderEliminar
  2. Um dos melhores videoclips deste ano com um dueto incrível os meus 12 pontos .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de poder ver com os seus olhos porque assim não diria que a atribuição dos 12 pontos tende cada vez mais a banalizar-se.

      Eliminar