[Olhares sobre o JESC2021] Espanha


Espanha
Intérprete(s): Levi Díaz
Tema: "Reír"



Aan Branco - É o segundo ano que simplesmente adoro a participação espanhola no certame júnior, mas talvez ainda mais este ano pois Levi é simplesmente carismático, talentoso e com um sorriso super ternurento. Com um range vocal enorme e calor no seu timbre, o interprete espanhol consegue transmitir esta mensagem de boa-disposição e um “call-to-arms” para a mudança. Desde letra captivante, melodia interessante, vocais no ponto, potencial de staging, Espanha tem tudo para lutar pelo pódio.

Fábio Ventura - Espanha vira a página à balada do Blas Cantó entrando no capítulo da animação, da dança, da festa, risos e calor que esperamos daquele país latino. Levi, o vencedor do The Voice Kids do país vizinho, canta sobre a revolução. Mas qual revolução? Hatari vibes? Não, de todo! É mais a revolução europeia pela felicidade, amizade e descontração! “Reír” é sem dúvida bem interpretada e adequada a um festival júnior – bem catchy.. eu que tenho mais do dobro da idade do rapaz também sinto o pé a querer dançar. Só uma curiosidade, Levi tem a alcunha de ser o rei do sorriso! E não é para menos.

Gonçalo Canhoto - O concurso infantil continua a ser a fábrica de sucessos eurovisivos de nuestros hermanos.  Depois do 3º lugar de “Palante”, Espanha seguiu em frente e apresentou-nos “Reír”: uma canção pop cativante, divertida e que fica no ouvido. Embora simples, o tema está perfeitamente apropriado para o concurso e encaixa de forma plena na voz do carismático Levi. O revamp que sofreu permitiu-lhe ganhar um novo fôlego e, apesar de a presente aposta não ser tão marcante como as suas duas antecessoras, estou certo de que figurará facilmente entre as favoritas do público europeu.

Ivo Mendonça - “Reír” é uma montanha russa de emoções, uma vez que atravessa um crescendo de estilos musicais e registos vocais distintos efetuados pelo Levi Díaz (e muito bem executados) que culminam num refrão que peca por não ser o momento chave da atuação. Acho que acabamos por sentir 2 atuações ao longo dos 3 minutos: uma delas, na fase pré e pós refrão construída com um vocais belíssimos e com uma sonoridade muito atual, e uma outra fase, o refrão, que reduz todo o alinhamento inteligente que a canção traz até lá chegar, acabando por se tornar um refrão datado e desconexo. Na minha opinião, Espanha pretende com esta atuação “disparar em todas as direções” em 3 minutos - tornando-se uma atuação confusa. Não obstante, considero que o Leví tem uns vocais muito interessantes, e isso valoriza por si só a canção. De um vizinho para o outro, buena suerte España!

João Diogo - Espanha fez muito bem em mudar o registo musical que tem enviado à Eurovisão Júnior. A diversidade musical é sempre positiva e bem-vinda. Dito isto irá ter, muito provavelmente, o seu pior resultado de sempre no concurso (e para isso basta ficar em 5.º lugar). Gosto da canção, é bastante radio friendly e fofinha. Mas também tem um toque inofensivo que poderá fazer com que muita gente goste da canção mas não o suficiente para votar nela.

Nuno Carrilho - Espanha nunca ficou fora dos 4 primeiros classificados no Festival Eurovisão Júnior, mas terá sérios problemas em manter este registo em Paris. Não sendo um das minhas favoritas imediatas, "Reír" tem potencial para muito... mas não o vimos ainda. É uma das canções em que a atuação não valerá 100%, mas 200% da sua classificação. Se forem pela receita do ano passado, teremos Espanha muito abaixo do esperado. Se finalmente tivermos Espanha a acertar com as coisas em palco, poderá ser um candidato a um dos primeiros lugares... ainda que esteja completamente arredada do primeiro lugar.

Luís Coelho - Espanha é representada por Levi Díaz, que me parece bastante competente. Penso que seja uma das músicas mais fortes deste ano, pois é uma música incrível. 

Ricardo Matias - Espanha continua a apostar forte no JESC, e este ano com uma canção pop bem produzida e animada, como se também se pode perceber pela performance vocal e artística do Levi. Contudo, acredito que num ano repleto de músicas animadas e divertidas, a canção pode pecar eventualmente por uma falta de originalidade, o que me faz crer que a Espanha possa ficar pela primeira vez fora do top5, a não ser que os espanhóis votem em força, como tem acontecido nos últimos anos.

Pontuações:
Aan Branco - 12 pontos
André Pereira - 7 pontos
Diogo Martins - 6 pontos
Emanuel Filipe - 7 pontos
Fábio Ventura - 8 pontos
Gonçalo Canhoto - 7 pontos
Hélder Simões - 10 pontos
Huno Sepúlveda - 6 pontos
Ivo Mendonça - 6 pontos
João Diogo - 7 pontos
Luís Coelho - 12 pontos
Nuno Carrilho - 8 pontos
Pedro Caramba - 1 ponto
Pedro Dias - 8 pontos
Ricardo Matias - 7 pontos
Rodrigo Pinto - 7 pontos
Rui Duarte - 7 pontos

TOTAL: 126 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. Espanha- Gosto do tema e da interpretação do gaiato. Rir é um ato principalmente da demonstração de uma vida alegre e de felicidade transbordante, própria de gente com uma mente desempoeirada. É uma das minhas favoritas. A minha pontuação: 7 pontos.

    ResponderEliminar