[Olhares sobre o JESC2021] Ucrânia


Ucrânia
Intérprete(s): Olena Usenko
Tema: "Vazhil"



André Pereira - Chegamos então á grande Ucrânia, que nunca desaponta no JESC, este ano com uma canção mais adulta, mas bastante boa. Olena tem talvez a melhor voz desta edição, e com isso Vazhil é uma canção bastante boa, com um instrumental que adoro imenso. Espero uma mega atuação no palco do JESC e um bom resultado para a Ucrânia.

Diogo Martins - Se há país que nunca desilude, esse é a Ucrânia. Uma canção com power, com energia, que nos prende a atenção e que é interpretada por uma belíssima cantora. Adoro a força que a Olena dá à canção. Gosto imenso, mas acho que não é seja uma canção infantil. Via-a competir na eurovisão. Penso que seja candidata a um lugar no top 5. Confesso que gostaria de a ver daqui a uns aninhos a concorrer na Eurovisão. Temos aqui talento tanto na composição como na interpretação. 

Emanuel Filipe - Olena tem uma das melhores vozes da edição, e consegue cantar uma canção vocalmente exigente de forma sublime. Apesar de reconhecer a força do instumental, a canção não me diz muito. As altas expectativas que tenho sempre em relação às propostas ucranianas provalmente atraiçoam-me um pouco. Nas últimas três edições a Ucrânia presenteou-nos com três propostas originais, e penso que é disso que esta canção carece: originalidade. Mesmo assim, devido à interpretação fantástica, a Ucrânia merece um lugar no top 10.

Heldér Simões - Pois, das minhas favoritas. O arranjo, a voz, tudo o que está inserido nesta atuação é completamente fantástico. No entanto, mais uma vez, não se enquadra no concurso para o qual se apresenta. Sou chato com isto, mas a verdade é que o concurso tem que ser pensado e composto para o público a que é destinado.

Hugo Sepúlveda - A Ucrânia traz-nos uma das baladas mais fortes e mais potentes a concurso este ano! E uma balada assim pede uma intérprete a altura, que é o caso de Olena Usenko! Como foi visível na actuação, Olena consegue encher o palco com a sua forte presença e o seu vozeirão! Vazhil é uma balada explosiva e parte do combustível que a alimenta é o seu significado e a mensagem que tem. Por um lado, penso que a música possa parecer “adulta” demais para um concurso de crianças, ainda assim, espero que isso não a prejudique!

Pedro Caramba - Outro país que já nos habituou a boas canções nesta competição.  Olena Usenko, a intérprete do tema " Vazhil" apresenta-nos muita maturidade na voz , sendo este o ponto que mais destaco nesta participação da Ucrânia este ano. Não é, na minha opinião, a canção mais forte desta competição, talvez por ser uma canção demasiado "adulta" para o Festival.

Pedro Dias - Mais uma canção que, a meu ver, faria muito mais sentido na Eurovisão dos adultos. Gosto bastante do visual da Olena, mas não sinto prazer ao ouvir a canção, e é com custo que a ouço até ao fim. É certo que a cantora tem boa voz, mas será isso suficiente para uma boa classificação? Em suma, das piores propostas a concurso este ano.

Rodrigo Pinto - Acho graça como a Ucrânia conquista o meu coração (meio-esquisito na música), mesmo com canções que normalmente não são as mais apreciadas pela comunidade de fãs em geral. Com a Olena e Vazhil, passamos de um "amor à primeira vista" ao ver a atuação ao vivo pela primeira vez (props ao estilo artístico da jovem veterana) a um "amor maior" ao ver o vídeo oficial pela primeira vez (entendendo a força da mensagem que a canção tem), a um "amor ainda maior" que é o que tenho hoje. Normalmente com os artistas que mais admiro, tenho a "mania" de usar o termo "phenomenon" para os descrever, usando-o no termo mais positivo possível por me identificar com a voz, o estilo musical e a alma de artista. E Olena Usenko é um "phenomenon". GO FOR GOLD. Esta canção foi desde o ínicio a com que mais me identifiquei no que toca ao estilo, e cada vez gosto mais. Vai me ficar no coração durante muito tempo.

Rui Duarte - A proposta ucraniana surpreendeu-me, e muito! Acho que a palavra ideal para esta canção é "FORÇA", desde o instrumental à forma como é cantada, excelente. Aguardo ansiosamente pelo staging e por ver a presença em palco da Olena que é incrível, e vocalmente já deu a perceber que sabe perfeitamente o que está a fazer e que sabe cantar muito bem. Embora não seja uma participação "Junior", a qualidade passa essa barreira, e vejo a Ucrânia a obter uma excelente classificação, porque realmente merece. 

Pontuações:
Aan Branco - 8 pontos
André Pereira - 8 pontos
Diogo Martins - 10 pontos
Emanuel Filipe - 8 pontos
Fábio Ventura - 7 pontos
Gonçalo Canhoto - 7 pontos
Hélder Simões - 7 pontos
Huno Sepúlveda - 12 pontos
Ivo Mendonça - 12 pontos
João Diogo - 7 pontos
Luís Coelho - 7 pontos
Nuno Carrilho - 10 pontos
Pedro Caramba - 1 ponto
Pedro Dias - 3 pontos
Ricardo Matias - 6 pontos
Rodrigo Pinto - 12 pontos
Rui Duarte - 8 pontos

TOTAL: 133 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. UCRÂNIA- O que se vê aqui é uma interpretação demasiado dramática e agressiva de uma lengalenga que arrepia. A minha votação: 0 pontos.

    ResponderEliminar