[Olhares sobre o JESC2021] Sérvia


Sérvia
Intérprete(s): Jovana & Dunja
Tema: "Oči Deteta (Children's Eyes)"



Aan Branco - A sérvia traz-nos uma canção muito doce, interpretada por duas jovens cantoras com muito talento. Oci Deteta pode não ser a canção mais estimulante ou desafiante, mas é agradável e com uma mensagem bonita de esperança nas gerações futuras e nos sonhos das crianças. Jovana e Dunja só se podem sentir orgulhosas e não duvido que esta canção será bastante popular na Sérbia e países vizinhos.

Fábio Ventura - Sérvia entra directamente para o lote de canções que menos gosto nesta edição. “Children’s Eyes” fala sobre a inocência e sinceridade características das crianças. E já que se gosta de sinceridade, ora aqui vai: o registo é demasiado plano, repetitivo e aborrecido e a mensagem é pouco relevante – sinto que estou a ouvir uma canção do início dos anos 2000. E é só isso. Pontos, contudo, para os versos em versão acústica.

Gonçalo Canhoto - “Children’s Eyes” é mais uma balada bem ao estilo do que a Sérvia tem apresentado na Eurovisão Júnior nos últimos anos. É uma bonita balada infantil… mas é só isso. A subida de intensidade é tardia e pouco percetível, tornando-a uma canção monótona e previsível. Ademais, as pausas para instrumental estão a mais e chegam mesmo a enfraquecer a proposta, já que soam como se se tratasse de uma versão demo. Pessoalmente, considero-a uma das propostas mais esquecíveis da edição e muito dificilmente escapará aos últimos lugares no próximo domingo.

Ivo Mendonça - “Children’s Eyes” tem uma percussão que a assimila às baladas usualmente tocadas, com um refrão que acaba por ser o momento chave de toda a atuação. Jovana e Dunja têm como ponto forte a sinceridade que transmitem para o espectador, o que faz com que consigam ter uma interpretação sólida. E, no fundo, a mensagem que estão a passar é uma mensagem que apela a que todos possamos parar para ver como é que o Mundo é visto aos olhos de uma criança. Um apelo que, na voz das duas intérpretes, é bonito e gracioso. Porém, existem traços de urbanismo na melodia que não se adequam à forma como a canção é interpretada, pelo que acaba por se tornar um pouco confusa com o desenrolar dos três minutos. Sérvia, não sei se será este ano, mas pelo menos talento não faltará em Paris.

João Diogo - "Children's Eyes" é uma canção bastante fofinha mas temo que não passe de aí. É agradável de ouvir, o refrão é catchy, mas não tem mais nada a ser favor. Os sintetizadores não resultam muito bem na minha opinião. A mensagem da canção é muito importante mas até aí têm forte competição este ano.

Nuno Carrilho - A Sérvia aposta numa dupla de jovens cantoras para o concurso infanto-juvenil deste ano e atreve-se a ganhar o prémio de "doçura do ano". Contudo, difícilmente conseguirá ficar bem classificada no concurso deste ano... Estou curioso para a atuação em palco, mas as expectativas estão muito em baixo para esta proposta

Luís Coelho - A Sérvia traz-nos mais uma dupla de cantoras, apesar de não achar a música má, ao mesmo tempo sinto que lhe falta algo para brilhar e se destacar, mas adoro o violino no início da música. 

Ricardo Matias - Na minha opinião, a canção mais honesta deste ano. É a canção mais simples, sem cair na generalidade, e que transmite uma mensagem ideal para todos os jovens e crianças que vêem o concurso. E aço que é esta honestidade o ponto forte da canção, que é bem transmitida pela Jovana e pela Dunja. Infelizmente não vejo um top10, dada a alta competitividade que existe neste ano, mas não quero e espero de todo ver a Sérvia nos últimos lugares.

Pontuações:
Aan Branco - 3 pontos
André Pereira - 1 ponto
Diogo Martins - 4 pontos
Emanuel Filipe - 6 pontos
Fábio Ventura - 3 pontos
Gonçalo Canhoto - 5 pontos
Hélder Simões - 5 pontos
Huno Sepúlveda - 5 pontos
Ivo Mendonça - 5 pontos
João Diogo - 5 pontos
Luís Coelho - 7 pontos
Nuno Carrilho - 6 pontos
Pedro Caramba - 1 ponto
Pedro Dias - 2 pontos
Ricardo Matias - 7 pontos
Rodrigo Pinto - 10 pontos
Rui Duarte - 1 ponto

TOTAL: 75 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. SÉRVIA- Uma música muito bonita para acompanhar o desfilar de crianças que se dispuseram a mostrar como os seus olhos sorriem à vida e à natureza com um natural lampejo carregado de ternura e amor. A minha votação: 12 pontos.

    ResponderEliminar