[Olhares sobre o ESC2022] Azerbaijão

Azerbaijão
Intérprete(s): Nadir Rustamli
Tema: "Fade To Black"



Carlos Fernandes -  "Fade to Black" é uma balada simples, emocional, e que assenta que nem uma luva à voz forte de Nadir. Tem uma progressão eficaz até ao final. Um bom resultado estará dependente da prestação vocal ao vivo, pois a voz é o que se destaca mais nesta proposta. Pontuação: 5 pontos


Ivo Mendonça - Azerbaijão rima com chavão. E este para mim é o chavão do ano. Muito bem cantado, interpretado, com uma produção sublime, quase perfeita. No entanto, é um mais um chavão que este país nos tem apresentado. Porque é que, com tanta coisa que parece perfeita, poucos são aqueles que se identificam a 100% com esta canção? A meu ver, tudo parece muito bem construído, mas sem um objetivo concreto para a necessidade de uma construção tão elaborada. E isso faz com que a performance como um todo, por mais perfeita ao nível sonoro e vocal, seja algo incompleta. Espero que o staging arrase por completo e traga a peça que falta a esta composição (e sim, espero que sim, o Azerbaijão tem sido exímio nas suas apresentações em palco). Vejo com alguma segurança esta proposta na final, se o júri se identificar com a voz do intérprete. Boa sorte Azerbaijão. Pontuação: 5 pontos


Madlen Tutelian - Nada surpreendente do Azerbaijão este ano. Vemos a estratégia de sempre: a canção que é um produto inteiramente estrangeiro e que não reflete o estilo do cantor, nem a cultura do povo. Espero que algum dia o Azerbaijão ouse enviar uma música marcadamente sua no festival. No lado positivo, Nadir tem uma voz ótima, isso é verdade, mas não sei se vai ser suficiente na segunda semifinal , onde temos outras propostas similares como as da Austrália e da Polónia. Além disso, para mim o maior problema é que não é muito claro qual é, no fundo, a mensagem da música. Fico na expectativa de como vão preparar a apresentação no palco, pois aí seria mais possível ganhar pontos.  Pontuação: 5 pontos


Maria Sousa - Não era bem o que esperava do Azerbaijão, mas temos uma balada muito sentimental. O tema está bem construído e defendido na voz de Nadir Rustamli, calma e profunda, e, pessoalmente, tocou-me de uma maneira diferente, embora esteja longe das minhas favoritas. Pontuação: 2 pontos


Nicolò D'Ignazio - Acho que não fui o único que, depois de meses de espera, ficou desiludido com a canção do Azerbaijão. O cantor tem uma voz muito boa, mas o problema é a canção que oscila entre momentos originais e momentos extremamente banais. O crescendo final podia ter sido muito melhor sem o agudo e infelizmente a letra não muito boa faz também a sua parte. Pontuação: 4 pontos


Ricardo Matias - Sinceramente, a canção de Azerbaijão este ano foi uma das que me passou ao lado no oceano de canções deste ano. Neste sentido, não obstante a qualidade musical, a 2ª semifinal está demasiado repleta de, na minha opinião, canções middle-of-the-road, a passagem à final é uma incógnita, mas prevejo que aconteça o mesmo que em 2018: 11º lugar na semifinal. Pontuação: 6 pontos


Rita Reis - Pela primeira vez em vários anos, o Azerbaijão manda uma música mais calma, uma balada de estilo comercial. A voz é muito boa, mas a proposta não se destaca muito relativamente a outras baladas do mesmo género que temos este ano, ainda que seja muito bem produzida. Pontuação: 4 pontos


Simão Paulo - Esta música vinda do Azerbaijão é uma daquelas músicas que tenho pena de não conseguir gostar mais, nem me ligar muito a ela. A voz de Nadir parece-me ser muito forte e acho que ela juntamente com uma boa prestação no palco podem ter imenso impacto em Turim. Este ano existem muitas baladas com homens, e esta proposta do Azerbaijão pode vir a perder-se no meio das outras. Acho que vai conseguir chegar à final, mas vai ser num dos últimos lugares (9 ou 10). Aposto que irá ter uma grande pontuação por parte dos jurados, mas uma votação baixa por parte do público. Pontuação: 4 pontos


Média de pontuação do Júri: 5,29 pts

Média de pontuação dos Leitores: 5,79 pts

Média Final: 5,54 pts

Aceda AQUI à classificação na íntegra 

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

13 comentários:

  1. Azerbaijão-Nadir Rustamli "Fade To Black": Nadir traz-nos mais uma cantiga sentimental em que mais uma vez a paixoneta entre o casal não está a correr bem pois ela recusa-se a fazer parte dos sonhos dele. Portanto, temos aqui um tema banal interpretado como mandam as regras, revelando emoção quanto baste e com uma voz que não é deslumbrante. Pontuo com 2 pontos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tema banal é para rir para uma pessoa que se diz muito na matéria concluo que não percebes mesmo nada de nada. É só para dizer que o Nadir é das melhores vozes deste ano logo o teu conhecimento é fraquinho.

      Eliminar
    2. Eu não me digo muito nem pouco na matéria, dou a minha opinião pessoal, não me limito a repetir o que vejo ou oiço os outros dizer, tenho o meu gosto próprio e uma sensibilidade que não tem que ser igual a todos os outros e a minha sensibilidade musical diz-me que a voz do Nadir não tem nada de especial além de uns vibrados irritantes em alguns momentos da sua atuação.

      Eliminar
    3. Também já me ri um bocadinho contigo. Aquela que tu dizes ser uma das melhores vozes deste ano ficou em 16º lugar, nem no 5º nem no 1º como li algures. Portanto, parece que eu até estou mais próximo da verdade, uma vez que na minha classificação geral está em 13º.

      Eliminar
    4. Concluis muito depressa. O teu conhecimento baseia-se em quê?

      Eliminar
    5. Há piores. Claro que não estou a pensar em ti...

      Eliminar
  2. Lindissima . Espero que ganhe .

    ResponderEliminar
  3. Temos aqui musica para top 5 isso é claro . Espero um bom resultado.

    ResponderEliminar
  4. Top 5, não era? Estavas muito longe, não te ouviram.

    ResponderEliminar