[Olhares sobre o ESC2022] Grécia

Grécia
Intérprete(s): Amanda Georgiadi Tenfjord
Tema: "Die Together"



Adão Nogueira - Já estava na altura de a Grécia deixar de escolher internamente para ver se melhora as propostas enviadas ao ESC. Um dos meus países favoritos quando comecei a ser espectador deste festival, já há uns anos que não envia uma canção que me agrade. Posto isto, e falando de “Die Together”, é uma balada típica que vai crescendo à medida que o tempo passa, mas sem nenhum rasgo de variedade e/ou genialidade que a faça diferenciar de tantas outras baladas popPontuação: 6 pontos


Alina Aleixo - Fiquei surpreendida assim que ouvi “Die Together” pela primeira vez. Amanda canta acapella durante cerca de um minuto, e quando a melodia começa vai crescendo à medida que se aproxima do final, terminando a canção de forma um pouco brusca ou oca. É como se morressem (juntos) subitamente no momento em que esta acaba. A letra não é muito elaborada, caindo em repetições, mas esse “defeito” é compensado precisamente pela crescente melodia que, na minha opinião, é o que torna esta canção espetacular. Confesso que nos últimos anos tenho adorado as canções enviadas pela Grécia, e este ano não foge à regra. Estou curiosa e expectante para ver como será em palco e tenho quase a certeza de que conseguirá um lugar na final. Pontuação: 7 pontos


Fernando Pereira - Uma proposta sem ponta por onde se lhe pegue. Letra com uma mensagem horrível e mórbida, apesar de bem escrita. Se é para adolescentes que tiveram uma relação terminada, peço que entendam, falando a sua língua: ''ya! tipo é bué mau terem acabado, mas tipo acredita miga, népia, não te mates nem ao boy, move on''. Para mim ficava nos lugares fundeiros. Pontuação: 3 pontos


João Monteiro - Para mim, uma das quatro favoritas à vitória na final do certame, a par da Suécia, Austrália e Espanha. Uma letra cuja sensibilidade está descrita na canção, e a voz assenta bem que nem uma luva.Estou curioso face à presença em palco que irá ter, mas acho que passará facilmente à Final. Pontuação: 10 pontos


Marcelo da Silva - Este tema é uma obra dos Deuses gregos, e é sem sombra de dúvidas um dos meus favoritos à vitória. Amanda, que menina tão dócil, que voz de mel. A interpretação de Amanda é implacável, e a letra da música é das mais bem conseguidas este ano no Festival Eurovisão. A Grécia entrará certamente pelo segundo ano consecutivo no TOP10.  Pontuação: 12 pontos


Miguel Braga - A Grécia apresenta-nos um tema que disputará o TOP 10, e que facilmente pode vencer a votação do júri. A Grécia é das finalistas mais certas. Adoro a subtilidade que Amanda tem na sua voz, e garantidamente que o país será bem sucedido no que toca à encenação ao vivo. A música está em constante crescimento, e a parte final mostra o potencial vocal de Amanda. Sem dúvida que a canção tem uma grande mensagem a passar.  Pontuação: 10 pontos


Sofia Oliveira - "Die Together" é uma das minhas favoritas, e para mim uma candidata à vitória. O timbre de Amanda Tenjford é provavelmente uma das maiores qualidades desta canção, e sou particularmente fã da secção inicial cantada quase acapella, que realça a beleza da voz de Amanda e da letra. Esse momento acústico é muito bem utilizado nesta canção, visto que quando posteriormente começamos a ouvir os instrumentos e a batida, toda a canção é elevada exponencialmente. Também a ponte da canção é lindíssima e acho que tem um enorme potencial para se sair lindamente em Turim! Pontuação: 12 pontos


Tiago Ribeiro - É uma boa canção, mais uma vez a Grécia aposta forte e parece que está de volta depois de andar uns anos perdida! Não acho que tenha todo aquele hype que a grande parte das pessoas dá, no entanto, é merecidíssimo pelo menos um top 15 na final. Boa cantora, boa música, boa letra. Estou bastante expectante e curioso para perceber se a performance irá elevar a canção, ou se por outro lado irá fazer com que a Grécia caia ainda mais no meu top. Pontuação: 6 pontos


Tomás Nabais - A Grécia este ano aposta muito forte. Amanda e o seu "Die Together" têm para mim um dos melhores temas desta edição. Instrumental muito forte, impactante, e que vai crescendo ao longo da canção. Para além disso, o refrão é orelhudo (apesar de a letra ser um pouco repetitiva). A nível vocal, e apesar de Amanda usar o autotune, penso que a mesma ao vivo não nos desiludirá. Com um bom staging e uma segurança em palco por parte da cantora, acredito que a Grécia continuará no top 10 e com um bom resultado. Pontuação: 10 pontos


Média de pontuação do Júri: 8,35 pts

Média de pontuação dos Leitores: 8,34 pts

Média Final: 8,35 pts

Aceda AQUI à classificação na íntegra 

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

2 comentários:

  1. Grécia- Amanda Georgiadi Tenfjord "Die Together": A Grécia voltou às baladas ocas, não inventou nada e apareceu de mãos vazias sem nada para nos surpreender. Música super banal e uma voz baça que ajuda a manter o tédio trazido da pópria composição. Creio que não irá passear muito tempo por Turim. Pontuo com 0 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Grécia- Amanda Georgiadi Tenfjord "Die Together": A Grécia voltou às baladas ocas, não inventou nada e apareceu de mãos vazias sem nada para nos surpreender. Música super banal e uma voz baça que ajuda a manter o tédio trazido da pópria composição. Creio que não irá passear muito tempo por Turim. Pontuo com 0 pontos.

    ResponderEliminar