[Olhares sobre o JESC2022] França

França
Intérprete: Lissandro
Tema: "Oh Maman!"

Aan Branco - Lissandro é um jovem cantor carismático com uma cação super jazzy. Os dotes vocais de Lissandro ficam à vista nesta melodia tão tipicamente francesa com um toque de je ne sais quois de rock no instrumental ao inicio. Uma mensagem de preserverança e também de sonho e esperança. Dependemente do staging, esta música pode ser uma surpresa nas votações, e eu assim espero.

Adão Nogueira - França aposta numa escolha interna e presenteia-nos com Lissandro e “ Oh Maman!”. Lissandro possui uma grande qualidade vocal e parece muito carismático, o que eleva ainda mais a proposta. Um pop rock moderno, com um toque de jazz mas sempre sem deixar de ter o toque característico da música francesa ou não teria na sua composição nada mais nada menos que a talentosa Barbara Pravi. A proposta tem uma mensagem de esperança e refere que se deve acreditar em nós mesmos independentemente do que os outros pensam. Mais um ponto a elevar este tema e fazer com que obtenha um bom lugar.

Alina Aleixo - Relativamente à canção da França, admito que esta não é das minhas favoritas, pelo simples facto de que a certo ponto cai em repetição e torna-se um pouco cansativa. No entanto, a voz de Lissandro destaca-se pela positiva e creio que, se ao vivo soar tão bem como na versão estúdio, esta atuação será certamente um arraso. A letra desta canção parece-me bastante adequada para uma criança e espero que, no palco do JESC, Lissandro consiga mostrar à mãe, ao pai, e a toda a gente a superestrela que diz ser no seu quarto!

Hugo Sepúlveda - A primeira vez que ouvi “Oh Maman!” admito que fiquei um pouco reticente, mas rapidamente França escalou no meu top! Lissandro tem uma voz incrível e a própria canção permite que ele mostre os seus dotes vocais. Além disso, ele transmite em pleno aquilo que a canção pede: energia, garra e uma presença (em palco também, espero) soberbas! O lado mais teatral desta proposta torna-se o seu ponto forte e aquilo que a torna única. Além disso, a segunda parte da canção tem uma força incrível e espero que arrase em Yerevan! França não tem desiludido no JESC!

Ivo Mendonça - Muitos países podiam aprender com França. Apresenta uma canção que faz jus o nome do concurso – “junior”, adaptada ao seu público alvo. Acaba por ser uma proposta muito divertida e o seu intérprete, pelo vídeo apresentado, aparenta estar muito confortável em misturar talento com diversão. Muito bem conseguida! Boa sorte!

João Vargas - França tem repetido a mesma fórmula no JESC ano após ano e pessoalmente confesso que já se torna um pouco saturante, onde o efeito surpresa já não existe. "Oh Maman" é um tema animado, mas muito idêntico a outras propostas francesas, Lissando é uma máquina de palco e o seu carisma podem ser um ponto a favor. Prevejo que França irá ocupar um dos lugares a meio da tabela.

Patrícia Gargaté - A França sabe muito o que está a fazer e apresenta uma das propostas mais fortes desta edição. Goste-se ou odeie-se é impossível negar a qualidade desta proposta. Uma formula a roçar o perfeito que devia servir de inspiração pela Europa fora.

Ricardo Matias - Desde que França voltou ao JESC que nunca me tem desapontado nas suas canções, tanto ao nível do espírito do JESC, como também na qualidade das canções, e este ano não é exceção. Uma canção super alegre, bem divertida, e com um espírito bem apropriado para a idade de quem canta. O Lissandro complementa muito bem a canção, e o soul que dá à canção é a cereja no topo do bolo. Acredito num top 10, se não um top 5 para a França este ano, e bem merecido.

Aceda AQUI às pontuações na íntegra

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: JuniorEurovision.tv

Sem comentários