[Olhares sobre o JESC2022] Irlanda

Irlanda
Intérprete: Sophie Lennon
Tema: "Solas"

Aan Branco - Sophie Lennon tem a voz de um anjo – se acreditares que eles existem – mas com um poder incalculável. Pena que esta balada irlandesa esteja aquém do que esperava, porque o carisma e a voz da Sophie mereciam mais. Mas pode ser que o staging e a roupa aliados à personalidade da Sophie possam ultrapassar isso e dar um bom resultado à Irlanda.

Adão Nogueira - Mais uma vez a Irlanda usou o Junior Eurovision Éire como seu programa de seleção para escolher o cantor irlandês para o Junior Eurovision 2022. E está ano a escolhida não é uma cara nova uma vez que Sophie Lennon em 2021 tinha ficado em 3.° lugar. Este ano chegou a sua vez e presenteia-nos com “Sola”, uma balada em que tenta passar a mensagem, sobre ser guia na noite escura e tempestuosa, acabando por nos dizer que todos podemos ser uma luz guia. Uma boa interpretação com uma boa mensagem mas que não nos traz mais que isso.

Alina Aleixo - A canção da Irlanda vem reforçar a minha ideia de que por vezes a qualidade musical do JESC consegue ser superior à do ESC. É a minha favorita desta edição e emociono-me sempre que a ouço. A melodia desta canção, mágica, esplendorosa, incrível, soa realmente como um raio de luz, de esperança, no meio da escuridão. Remeteu-me para um amanhecer calmo após uma tempestade. Dá vontade de viver. A letra não podia encaixar melhor neste sentido. Além disso, sinto que até mesmo o próprio idioma lhe dá um toque especial. O único defeito que aponto nesta canção é à maneira como termina: sinto que é cortada subitamente, merecia terminar de outra forma. Enfim, espero que ao vivo não desiluda. Estou em crer que é uma forte candidata à vitória!

André Pereira - Sem dúvida, esta é a melhor canção da Irlanda na Eurovisão Júnior. Acredito que vai ser uma surpresa fantástica na hora dos resultados. A cantora tem uma voz angelical e a canção prima pela construção orquestral, chegando a um nível dificilmente alcançado. Espero uma perfomance digna para esta canção.

Ivo Mendonça -  Uma balada bonita, a qual terá certamente uma apresentação grandiosa e, sobretudo, sincera. Não considero que seja uma balada apropriada para o concurso, até porque tem uma carga emocional que não costuma existir no dia a dia destes pequenos juniores. Não obstante, a intérprete parece ser segura e ter a postura necessária para enternecer o público. Boa sorte!

João Vargas - Confesso que não entendo o hype em torno desta proposta. Irlanda traz uma balada que não acrescenta nenhuma novidade ao JESC. Uma canção banal e sem nenhum momento de grande explosão que nos faça ficar colados ao ecrã. Sinceramente, penso que a Irlanda poderá ser o flop desta edição. 

Patrícia Gargaté - A Irlanda apresenta-se com uma excelente proposta, com uma intérprete muito boa (espero que ao vivo não desiluda). A canção tem algo de épico e hipnotizante… mas apenas em alguns momentos. Espero que o país consiga uma boa classificação, tanto nesta iniciativa como no concurso.

Ricardo Matias - Irlanda a ser a grande surpresa deste ano, e a demonstrar que às vezes apresentar uma canção que nos identifica culturalmente só pode trazer coisas positivas. Uma canção com um mood bastante céltico, e uma balada e harmonia tão, mas tão agradável de ouvir, com uma voz tão suave, reconfortante e majestosa, tão bem cantada pela Sophie. Apesar de não acreditar num top 5 (devido ao voto online, que deve desvalorizar a canção), está no meu top 5, e acredito que o mesmo aconteça no jurí.

Aceda AQUI às pontuações na íntegra

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: JuniorEurovision.tv

Sem comentários