[Olhares sobre o ESC2023] Letónia


Letónia
Intérprete(s): Sudden Lights
Tema: "Aijā"



Madlen Tutelian - "Aijā" é o meu favorito (inesperado) deste ano. Cativou-me desde o primeiro momento, leva uma nostalgia inexplicável e a voz do vocalista Andrejs é equilibrada e única. A parte em Letão no final é uma explosão de sentimentos. Também é interessante a estrutura da composição, porque o ritmo é de 5/4. Temo muito que os Sudden Lights não se classifiquem para a final, já que fazem parte da semifinal mais competitiva. Tal resultado seria uma pena, porque já há muitos anos sem a Letónia passar à final e Sudden Lights merecem mudar isso. Pelo menos podem contar com o meu voto.  Pontuação: 12 pontos

Patrícia Gargaté - Confesso que esta é daquelas canções que gosto mas que não ouço muito. Não tenho como apontar um defeito pois preenche todas as minhas medidas mas num lote de canções como o deste ano não consegue ter um lugar de destaque. Espero que a atuação em Liverpool possa elevar a proposta e fazê-la subir no meu top. Pontuação: 6 pontos

Pedro Dias - A primeira vez que ouvi esta proposta, só o consegui fazer por pouco mais de um minuto. Mas é um típico caso de “quanto mais ouço, mais gosto”. Prevejo que o grande problema é o facto da esmagadora maioria de telespectadores só ouvir as canções, pela primeira vez, no palco da Eurovisão. Assim sendo, não acredito que a Letónia consiga qualificar-se para a final desta edição. Pontuação: 5 pontos

Rita Pereira - Ora aqui está outra canção que não se destacará o suficiente para garantir um lugar na final da Eurovisão. Caso para dizer, voltem Citi Zēni (ainda que injustamente não tenham sido apurados). Confesso que esta aposta letã ficou muito aquém das expectativas. Quando me perguntam sobre a Letónia, tenho de ir ao spotify para me recordar qual é a canção. Isto quer dizer alguma coisa. Acho que é um país que não vai prosseguir para a final do certame, uma vez que cai facilmente no esquecimento do público. Pontuação: 1 ponto

Sofia Valadar - A Letónia leva até à Eurovisão deste ano uma canção indie-rock dinâmica marcada por uma batida acelerada, que na minha opinião corresponde ao típico “primeiro estranha-se, depois entranha-se”, pois a cada audição vai-se compreendendo melhor o valor artístico desta canção. Mais uma vez no conjunto de canções deste ano, encontra-se inferida na letra o facto de deixarmos de ter a inocência de pensar que vivemos num mundo bonito (“Used to think we live/In a world so beautiful”), tentando proteger aqueles que se estão a aperceber disso e que mais vale continuarem “adormecidos” (“I'll try to/Say the right words at the right times/(…)/Please don't wake up wake up”). No entanto, temo que no meio de uma semifinal de canções fortes, como é o caso da primeira, esta proposta possa ser subvalorizada e não lhe seja atribuído o mérito que merece. Pontuação: 6 pontos

Pontuações individuais:

Adão Nogueira - 4 pontos
Cláudio Guerreiro - 5 pontos
Emanuel Filipe - 6 pontos
Gonçalo Canhoto - 6 pontos
Hugo Sepúlveda - 7 pontos
Ivo Mendonça - 12 pontos
Joana Moreno - 10 pontos
João Diogo - 10 pontos
João Monteiro - 4 pontos
Madlen Tutelian - 12 pontos
Marcelo Silva - 12 pontos
Nuno Carrilho - 5 pontos
Patrícia Gargaté - 6 pontos
Pedro Dias - 5 pontos
Rafael Fonseca - 1 ponto
Rita Pereira - 1 ponto
Rita Reis - 6 pontos
Sérgio Fernandes - 3 pontos
Sofia Valadar - 6 pontos
Tomás Nabais - 4 pontos

TOTAL: 125 PONTOS

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

1 comentário:

  1. A Letónia oferece-nos um tema estranhíssimo e enfadonho, não me despertou interesse nenhum. Recebe 1 ponto meu.

    ResponderEliminar