[Olhares sobre o ESC2023] Sérvia


Sérvia
Intérprete(s): Luke Black
Tema: "Samo Mi Se Spava"



Madlen Tutelian - Mais uma vez, a Sérvia oferece-nos uma experiência musical alternativa na Eurovisão. Acho que a combinação das línguas é muito fluente e interessante, mas não tenho a certeza se Luke vai conseguir transmitir a mensagem da música ao público geral. É uma proposta arriscada, mas desde que consiga fazer um atuação estável vocalmente e cativante no palco, deve passar à final. Pontuação: 7 pontos

Nuno Carrilho - Quem me conhece, sabe que, em tempos, tinha a Sérvia como um dos meus países favoritos. Aliás, a minha canção favorita de sempre veio da Sérvia... Contudo, isto foi noutra vida e o país tem perdido importância nos meus rankings eurovisivos. A canção deste ano não é excepção: não me diz rigorosamente nadinha... Pior, acho que o cantor está longe de ser ao nível mediano daquilo que temos por norma no concurso. Mas é a minha opinião... mas a Sérvia ocupa dos últimos lugares do meu top. Pontuação: 4 pontos

Patrícia Gargaté - A Sérvia é o meu amor ódio do ano. Apesar de ter crescido horrores no meu top continuo a não apreciar a estética vocal do cantor e a AMAR o instrumental, que remete a sonoridades semelhantes às do IAMX. Seria uma canção para TOP 5 se fosse interpretada por outro artista. Pontuação: 7 pontos

Pedro Dias - Tenho para mim que os sérvios, depois de no ano passado terem ido lavar as mãos para o palco, e terem obtido, merecidamente, uma excelente classificação, ficaram com a ideia de que bastava escolher uma proposta “exótica” para voltarem a repetir a façanha. Se esta palhaçada passa à final… Juro que vou dar 2 voltas ao Marquês só com uma ostra a tapar as partes pudibundas. É, sem dúvida, uma ótima proposta para levar ao Festival de “Louvado seja Deus”, mas por favor, se isto é uma canção, então ainda há esperança para a Maria Leal…Não espero outra coisa senão uma justíssima eliminação na semifinal. Pontuação: 2 pontos

Rita Fonseca - Nem tenho palavras para descrever tal canção. Só tenho a dizer: VOLTA KONSTRAKTA. Depois de um top 5 o ano passado, estou a prever um bottom 5 este ano para a Sérvia. É uma canção muito vulgar, sem luz, sem brilho, sem qualquer criatividade, e que não se destaca nem um pouco. Quando a estou a ouvir (o que só aconteceu 2 vezes, se tanto), só quero meter na pausa. Muito auto-tune também não cativa o espectador. Um lugar na final do certame é altamente improvável. Pontuação: 1 ponto

Sofia Valadar - Ultimamente a Sérvia tem tido a capacidade de enviar canções originais, irreverentes e diferentes, sempre com uma mensagem subjacente. “Samo Mi Spava”, que em português significa “só estou com sono”, é uma canção dramática e artística, que, na minha ótica, ou se ama ou se odeia. Misturando a língua nativa com o inglês, a letra desta canção tem uma mensagem que pretende alertar que a consciência humana está adormecida, enquanto alguns males do mundo, como a violência e a guerra, continuam a persistir. Ou seja, no fundo, “Samo Mi Spava” pode ser interpretada como a canção que ironicamente nos diz que é melhor, mais apetecível e mais confortável dormir, do que enfrentar e resolver o caos em que se encontra o mundo. É, portanto, uma proposta interessante e que penso que em princípio terá o apuramento para a Grande Final garantido. Pontuação: 7 pontos


Pontuações individuais:

Adão Nogueira - 6 pontos
Cláudio Guerreiro - 7 pontos
Emanuel Filipe - 10 pontos
Gonçalo Canhoto - 6 pontos
Hugo Sepúlveda - 7 pontos
Ivo Mendonça - 8 pontos
Joana Moreno - 4 pontos
João Diogo - 6 pontos
João Monteiro - 5 pontos
Madlen Tutelian - 7 pontos
Marcelo Silva - 5 pontos
Nuno Carrilho - 4 pontos
Patrícia Gargaté - 7 pontos
Pedro Dias - 2 pontos
Rafael Fonseca - 1 ponto
Rita Pereira - 1 ponto
Rita Reis - 8 pontos
Sérgio Fernandes - 5 pontos
Sofia Valadar - 7 pontos
Tomás Nabais - 4 pontos

TOTAL: 110 PONTOS

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

1 comentário:

  1. A Sérvia apresenta um número muito interessante, muito bem representado pelo seu intérprete. Recebe 2 pontos meus pela originalidade e pelo talento demonstrado.

    ResponderEliminar