[Olhares sobre o ESC2023] Malta


Malta
Intérprete(s): The Busker
Tema: "Dance (Our Own Party)"



Emanuel Filipe - Esta música faz-me viajar até a um qualquer provador da Bershka, enquanto lido com o desespero de alguém que tenta encontrar um par de calças que não fiquem ou demasiado largas, ou demasiado curtas. Enfim...escusado será dizer que música ambiente não trás grandes recordações. Quer a mim, quer aos países que apostam nestas banalidades, devido ao destino que costumam ter na competição. Tirando raras exceções nos anos 90, Malta não é um país que me costume impressionar, e este ano não é exceção. Uma canção demasiado genérica, com uma atuação ao vivo que fica igualmente muito a desejar. Verdade seja dita, também não havia melhor por onde escolher. Certamente ficará pela semifinal, e fica muito bem. Pontuação: 4 pontos

Hugo Sepúlveda - Malta surpreendeu ao deixar de lado, por fim, os solos femininos que eram tradição desde há uns anos e trazer uma banda de jovens rapazes!“Dance (Our Own Party)” é uma canção animada, com um ritmo mais funky e até um conceito engraçado. No entanto, competitivamente parece-me ser muito inofensiva. É daquelas que queria gostar mais, já que me passa despercebida no alinhamento e na playlist. O ponto forte desta proposta maltesa é mesmo os The Busker que ao vivo conseguem elevar a canção a um outro nível! Tendo em conta que estão na semifinal 1, vejo Malta com grandes dificuldades para conseguirem o apuramento para a final, mas há sempre surpresas! Pontuação: 3 pontos

Ivo Mendonça - Finalmente Malta consegue escolher uma proposta que não parece importada de outros cantos da Europa. The Busker conseguem trazer uma "vibe" muito própria ao concurso, desde o refrão memóravel "do you wanna dance?", ao momento "epic sax guy" do ano. Não creio existir outra proposta semelhante a esta - canção que ganha força ao vivo com a presença em palco da banda. Infelizmente, encontra-se numa semifinal que se encontra extremamente competitiva. Mantenho-me otimista quanto a uma possível surpresa! Boa sorte, Malta. Pontuação: 8 pontos

João Diogo - Os The Busker venceram de forma surpreendente o MESC2023 mas é uma vitória que se entende. Trazem uma canção descomprometida, alegre, que proporciona um bom momento. O trombone é a marca desta canção em conjunto com as roupas que os membros da banda vestem. Tudo adequado à canção. No entanto, os pontos positivos acabam aqui. A canção não passa desse momento divertido, e falta-lhe alguma força para agarrar o telespectador e fazê-lo votar. Está numa semifinal complicadíssima e acho que é daquelas que não terá boas hipóteses de seguir em frente. Pontuação: 5 pontos

Nuno Carrilho - Malta Malta... Malta Malta, quem te viu e quem te vê. Não que seja uma má canção (até era das melhores da final nacional que deixou muito a desejar...), mas acho-a completamente zero competitiva. Ainda assim espero três minutos animados mas dúvido que venha a ser uma das surpresas e marcar presença na Final... Pontuação: 4 pontos

Rafael Fonseca - No início ainda tentei esforçar-me para gostar da música maltesa deste ano, mas fiquei-me pela tentativa. A música parece-me vazia e não tem nenhum elemento original e inovador que chame à atenção. Este ano, Malta não deve contar com um lugar ao sol na final eurovisiva. Pontuação: 2 pontos

Pontuações individuais:

Adão Nogueira - 2 pontos
Cláudio Guerreiro - 4 pontos
Emanuel Filipe - 5 pontos
Gonçalo Canhoto - 5 pontos
Hugo Sepúlveda - 3 pontos
Ivo Mendonça - 8 pontos
Joana Moreno - 5 pontos
João Diogo - 5 pontos
João Monteiro - 5 pontos
Madlen Tutelian - 8 pontos
Marcelo Silva - 4 pontos
Nuno Carrilho - 4 pontos
Patrícia Gargaté - 4 pontos
Pedro Dias - 3 pontos
Rafael Fonseca - 2 pontos
Rita Pereira - 3 pontos
Rita Reis - 7 pontos
Sérgio Fernandes - 3 pontos
Sofia Valadar - 5 pontos
Tomás Nabais - 3 pontos

TOTAL: 88 PONTOS

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

1 comentário:

  1. Malta não foge à regra geral da maioria das suas participações e por isso apresenta-se com uma cantiga musicalmente muito fraquinha e sem uma ponta de graça. Recebe 1 ponto meu.

    ResponderEliminar