[Olhares sobre o ESC2023] Noruega


Noruega
Intérprete(s): Alessandra 
Tema: "Queen of Kings"



Cláudio Guerreiro - "Queen of Kings" é tudo o que eu espero de uma música pop. Além de possuir um refrão poderoso e memorável, apresenta uma letra que faz remeter facilmente às suas origens geográficas. Esta é daquelas canções que impacta logo mal começa e só vai melhorando com o decorrer dos três minutos. A juntar a isso temos Alessandra, uma cantora cheia de intensidade vocal que apresenta uma relação muito orgânica e natural com as câmaras. Muitos dizem que a atuação que vimos no MGP precisa de ser elevada a outro nível. No entanto, eu faço parte do grupo que está totalmente satisfeito com o que é apresentado em palco. Ficaria muito espantando se não visse a Noruega a terminar a competição num lugar de destaque no top10 este ano. Pontuação: 12 pontos

Emanuel Filipe - A minha história com o Melodi Grand Prix repete-se todos os anos. É eu a gostar imenso de uma balada, e os noruegueses a optarem por algo diferente. Honestamente, nunca reparei muito nesta canção até à sua vitória. Reconheço-lhe mérito e potencial, mas por alguma razão não me cativa. A prestação vocal é relativamente competente, a letra reflete o espírito norueguês, e a prestação em palco vai de encontro ao toque épico do instrumental. Com uma descrição destas seria de supor que fizesse parte das minhas preferências, mas penso que andará apenas à volta do meu décimo quinto lugar. Terá um bom resultado no televoto, apesar de este ano termos várias canções que prometem fazer imenso sucesso nessa vertente. A reação do júri é mais uma incógnita, mas se quiserem que faça de Maya, sem deitar quaisquer cartas, diria que não fará parte do top 10 dos mesmos. Pontuação: 7 pontos

Hugo Sepúlveda - A Noruega decidiu trazer a Liverpool uma “rave nórdica” e que boa aposta foi! Tanto que é provável que vá ser mais um dos países nórdicos a ter um bom resultado! Isto pois a meu ver, “Queen of Kings” é das canções que vai disputar um bom lugar no televoto, inclusive na final! Se Alessandra conseguiu uma grande melhoria - especialmente vocal - da semifinal para a final, estou confiante que para a Eurovisão, estará ainda melhor! Espero que a actuação a nível visual seja aprimorada, pois tem um grande potencial! Também continuo à espera da versão estúdio da “Queen of Kings” com aquela intro como a actuação tem! Torna a canção muito mais épica! Pontuação: 8 pontos

João Monteiro - Fantástico! Sem dúvida, uma das minhas favoritas do certame de 2023. A Alessandra tem uma voz muito forte e este tipo de música assenta-lhe que nem uma luva. O instrumental é algo de fantástico também, uma Noruega diferente do que tem apresentado nos últimos anos. Estou bastante curioso para ver como será a atuação da Noruega, pois tem uma música que tem de ter uma excelente representação em palco e espero que não seja o ponto fraco da candidatura nórdica. Pontuação: 10 pontos

Nuno Carrilho - HER NAME IS SHE! A Noruega abre o alinhamento da primeira semifinal do Festival Eurovisão 2023 e coloca a "carne toda no assador", com um arranque que elevará ainda mais as já altas possibilidades do país no concurso deste ano...Contudo, se acho a canção um tanto datada ou ultrapassada? Sim. E tem uma letra um tanto duvidosa? Tem. Mas se isto a prejudica? Não. Acho mesmo que pode ser uma surpresa na classificação final, ainda que não a veja a disputar a vitória propriamente dita...Uma coisa é certa e ficará na cabeça de todos: HER NAME IS SHE! Pontuação: 12 pontos

Tomás Nabais - Confesso que aquando do Melodi Grand Prix, este tema não era dos meus favoritos (e sim, preferia a vitória de Ulrikke ou Elsie Bay), contudo com o passar do tempo, gosto cada vez mais de "Queen of Kings", uma canção muito catchy, instrumental impactante e a atuação de Alessandra na final do MGP foi muito boa. Apenas não gosto muito do timbre da cantora, que a meu ver, não é do meu agrado. Contudo, Alessandra canta bem e é segura! Certamente uma finalista e quem sabe top 10 na Grande Final, no mínimo! Pontuação: 8 pontos

Pontuações individuais:

Adão Nogueira - 12 pontos
Cláudio Guerreiro - 12 pontos
Emanuel Filipe - 7 pontos
Gonçalo Canhoto - 10 pontos
Hugo Sepúlveda - 8 pontos
Ivo Mendonça - 10 pontos
Joana Moreno - 8 pontos
João Diogo - 8 pontos
João Monteiro - 10 pontos
Madlen Tutelian - 7 pontos
Marcelo Silva - 7 pontos
Nuno Carrilho - 12 pontos
Patrícia Gargaté - 10 pontos
Pedro Dias - 12 pontos
Rafael Fonseca - 12 pontos
Rita Pereira - 12 pontos
Rita Reis - 10 pontos
Sérgio Fernandes - 7 pontos
Sofia Valadar - 8 pontos
Tomás Nabais - 8 pontos

TOTAL: 190 PONTOS

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

1 comentário:

  1. A Noruega não traz nada de novo, uma música que faz lembrar uma cavalgada e com um travo muito british, talvez muito conveniente para estes lados. A voz da intérprete também não consegue sobressair da vulgaridade o que me deixa pasmado com a valorização exagerada que me parece estar a receber de alguns súbditos, subentenda-se fãs eurovisivos. Recebe da minha parte 1 ponto, porque este ano decidi não dar 0 pontos, nenhum artista merece um nulo, todos têm a sua ambição e por muito torpes que sejam alguns não se lhes pode negar o trabalho que às vezes têm para se destacarem.

    ResponderEliminar