Jakob Sveistrup em conversa com o escportugal.pt.vu

Por Nuno V

Dias antes de partir para Kiev, Jakob Sveistrup disponibilizou-se para falar um pouco mais sobre si e também para responder amavelmente a algumas questões por e-mail.

Para o cantor dinamarquês a música sempre esteve presente na sua vida e logo na sua adolescência começou a tocar em múltiplas bandas em Odense (terra Natal de Hans Christian Andersen). Enquanto tocava foi estudando e acabou por se tornar professor. No entanto, a sua paixão pela música não o abandonou e juntou-se aos Copycats.dk, banda com a qual tem realizado inúmeros espectáculos.
De repente tudo começou a mudar na sua vida. Por um lado, aceitou trabalhar numa escola de ensino especial para crianças autistas e por outro lado, foi seleccionado para participar no concurso “Star for an Evening” na estação de televisão “Denmarks radio”, que tinha como primeiro prémio a gravação de um disco.
Embora apenas tivesse ficado em 4º lugar ao interpretar True to your heart, foi o suficiente para alguém reparar nele e o sugerir aos autores de Talking to you. Jakob tem as suas ideias bem claras: não é que não tenha sonhado nunca com participar na Eurovisão, mas a minha verdadeira ambição e o meu sonho é ter uma oportunidade como cantor. Hoje sinto-me mais próximo de o alcançar!
No entanto, o coração de Jakob está verdadeiramente dividido entre o ensino e a música. O que aconteceria se tivesse que escolher entre a música e o ensino? Para Jakob esta é uma questão bastante difícil. Eu gostaria de conciliar as duas, mas sei que isso é difícil. A Dinamarca é um país pequeno e nunca se sabe quando acaba o sucesso. Tendo isso em mente, é confortável saber que posso também optar por ser professor.
Mas já que é difícil separar a música do ensino, será que utiliza a música para trabalhar com crianças autistas? Apenas uso a música como uma base para dançar, cantar, etc. Fazer uma banda seria interessante mas quase impossível, porque trabalhar com crianças autistas exige um vasto conjunto de alternativas de ensino.
Quando questionado sobre o facto de participar na Eurovisão, Jakob responde: Fazer parte de um show deste tamanho representa a oportunidade de cantar para toda a comunidade Europeia. Esta é uma janela gigante! Espero que alguém olhe para mim e que queira ouvir mais. Eu não sou 'apenas' a canção 'Talking to you'. Tenho muito mais para oferecer e espero verdadeiramente que as pessoas sintam curiosidade em me ouvir.
Resta desejar boa sorte a Jakob e agradecer a Mike Forde da radio3.

Sem comentários