Olhares sobre o ESC 2009: Azerbaijão


AZERBAIJÃO

AySel & Arash

Always (música: Arash Labaf, Robert Uhlmann, Johan Bejerholm, Marcus Englof, Alex Papaconstantinou; letra: Arash Labaf, Robert Uhlmann, Elin Wrethov, Anderz Wrethov)





Pedro Morais: Sem dúvida a melhor canção dos países de leste deste ano. Os azeris juntaram as fórmulas passadas da Ucrânia, Rússia, Bielorrússias por aí a fora e saiu uma lindíssima AySel a cantar um tema que parece ser consensual. Final garantida.
10 pontos

Gonçalo Pedrosa: A música é engraçada, fica no ouvido. Um pouco repetitiva mas agradável. Necessitava de melhores cantores, visto que estes não cantam, gritam. Com uma melhor actuação passa à final.
4 pontos


André Marques: Só pelo facto de a canção azeri deste ano ser algo melhor que a do ano passado já merece que eu lhe tire o chapéu. Uma boa dupla e uma canção cativante. Tem tudo para resultar.
6 pontos

Miguel Gomes: Acho a intro deste tema muito interessante. Pena é que não siga o rumo que eu antevia quando ouvi pela primeira vez … Na realidade transforma-se num dance não muito entusiasmante mas com alguns momentos de instrumental a puxar à coreografia e alguns momentos de algum colorido interpretativo.
5 pontos

Marina Rego: “Always” é uma canção que dá vontade de dançar, bem ao estilo habitual do Arash, mas desta vez interpretada juntamente com uma voz feminina que assenta bem. Trata-se de uma canção bastante festivaleira e comercial, onde se notam perfeitamente as influências musicais deste país, acabando por ser uma canção que mistura dance com ritmos tradicionais. Pode-se dizer que é deveras contagiante e tem um refrão que fica no ouvido. Vai ficar bem classificada no ESC.
7 pontos

Ricardo Ferreira: Esta entrada do Azerbeijão chega-nos com selo de potencial vencedor, no entanto, na minha opinião, é uma música demasiado «pimba» neste contexto. Não tenho a mínima dúvida que conseguirá um excelente posto em Moscovo, porque para além da sonoridade apelativa para os lados festivaleiros, é igualmente um país que pode beneficiar, e muito, da sua localização geográfica. É potencial, mas na minha opinião enquanto música/composição não tem grandes potenciais. Mais do mesmo na Eurovisão.
6 pontos

Eurico Alves: Ora cá está uma canção que sabe conjugar bem certos elementos característicos do seu país...; a canção tem ritmo (embora já não se use muito este estilo); não exagera na batida mas também não é muito banal, ou seja, encontra-se ali no meio termo no que toca à batida. Não me parece que vá muito longe, pois não tem muita força/garra, capaz de impressionar o público e chama-lo à atenção.
3 pontos

Nelson Costa: Depois da estreia marcante de 2008, o Azerbaijão volta a apostar num tema comercial juntando equipas de músicos locais com a melhor nata europeia. O resultado é uma canção pop do Séc. XXI, que não esquece as suas origens e os sons do Cáucaso. Esta canção irá ainda (não tenho dúvidas…) proporcionar-nos um excelente espectáculo visual, rumo à vitória do ESC 2009 ou, na pior das hipóteses, a um Top5. Para o meu “Guilty Pleasure” de 2009… 12 Pontos.
12 pontos


TOTAL: 53 pontos

Sem comentários