Olhares sobre o ESC 2009: Chipre


CHIPRE

Christina Metaxa

Firefly (música e letra: Nikolas Metaxas)







Pedro Morais: Muito fraquita.... Não me aquece nem me arrefece.
1 ponto

Gonçalo Pedrosa: Musiquinha sem sal, sem graça, sem força... sem nada... passará despercebida no meio de tanta música... A voz da cantora também não ajuda... Não dou 0 pontos porque ja vi bem pior... 1 ponto (já é muita sorte).
1 ponto

André Marques: Defino a canção cipriota em duas palavras: simplicidade e desafinação. Simplicidade no jeito angelical e meigo da Christina; desafinação porque, ao vivo, Christina Metaxa desafina em certos momentos e não consegue aguentar certas notas. Aparte disto, é uma canção que pela “pureza” e pela forma como é abordada em palco pode garantir ao Chipre a passagem à Final que lhe tem escapado desde 2006.
3 pontos

Miguel Gomes: Gosto bastante. Christina prende a atenção de quem vê. A intérprete potencia a atmosfera sonora do tema e vice-versa. Transmite serenidade e é muito agradável de se ouvir. Não fossem as falhas de interpretação e teria uma das 3 pontuações máximas. Tal e qual a ouvi:
7 pontos

Marina Rego: A canção é agradável, gira e simpática, mas é completamente estragada pela voz fraca e amadora. Ou seja, gosto do ritmo da canção mas não da voz, apesar de ter melhorado bastante na versão estúdio. Espero que em Moscovo já tenha melhorado a sua voz, já que ao vivo tem uma actuação muito pobre e aquém do que a canção exige. Precisava ainda de um ponto forte que a destacasse mais.
5 pontos

Ricardo Ferreira: Esta música é bastante bonita, ainda que tenha de reconhecer que no ESC, não tem quaisquer hipóteses. Ficaria bastante satisfeito se por acaso o Chipre conseguisse a qualificação para a final, ainda assim, a voz da jovem Christina Metaxa teria que melhorar imenso para a actuação ao vivo. Encontro neste tema, muitas semelhanças com o estilo musical da cantora italiana Elisa Tofolli, que é desde algum tempo a minha cantora de eleição, portanto, serei sempre suspeito numa apreciação desta entrada cipriota. Ao meu gosto pessoal, aprecio bastante.
7 pontos

Eurico Alves: A canção cipriota é uma balada que, assim como a polaca, tem ritmo, sabe bem ouvir, é simples mas impressiona as pessoas, ..., mas não tem a força e garra suficientes para conseguir fazer com que o trono do ESC09 seja ocupado pelo Chipre. Uma boa balada (como esta) tem quase sempre uma boa pontuação, uma vez que penso que esta canção irá passar à final.
Existem canções melhores, mas também há piores presentes no ESC09. Nesta canção, tenho ainda a dizer, que, de início, ela "empata muito", ou seja, não passa do mesmo mas, a partir do refrão, as coisas mudam de figura, embora o final deixe muito a desejar.
8 pontos

Nelson Costa: O Chipre traz-nos uma boa balada, com uma melodia interessante, uma boa letra, um som bastante diferente do que estamos habituados a ouvir no ESC. Contudo, e tendo em conta a actuação de Christina no festival nacional, há algo muito importante a faltar ali: a voz e a afinação.
5 pontos


TOTAL: 37 pontos

Sem comentários