Olhares sobre o ESC 2009: Turquia


TURQUIA

Hadise

Düm Tek Tek (música: Sinan Akçıl; letra: Sinan Akçıl, Hadise Açıkgöz, Stefaan Fernande)







Pedro Morais: Não sei porquê mas acho que para o ano lá vamos de malas e bagagens para Istambul. Não é a minha favorita, mas tem a vantagem de juntar os votos da sua diáspora aos dos seu fãs e mesmo a nível de júri também não deve ficar mal vista... Uma coisa é certa! Esta está na final de Moscovo.
10 pontos

Gonçalo Pedrosa: Finalmente posso realmente dizer "gosto!", tem um pouco de tudo o que precisa para ter sucesso na Europa: uma música com uma qualidade acima da média, voz, corpo e sabe abanar-se. Concordem ou não para mim é uma mistura de Kalomira (saber dançar) e de Sirusho (tipo de música), ambas no top 5 o ano passado, logo já sabemos o que esperar. Contudo não vai sair vencedora se chegar à final.
10 pontos

André Marques: A Turquia tem apostado na escolha interna do intérprete e da canção. E tem-se saído bem (excepto em 2005). A diáspora turca tem um peso gigantesco no televoto e consegue sempre garantir boas classificações a este país. Pessoalmente, considero desde o primeiro momento Düm Tek Tek uma canção monótona e sensaborona, mas penso que a Hadise tem demonstrado muito profissionalismo e vai, pelo menos, conseguir transformar uma canção má numa canção razoável. Apesar de tudo, creio que a passagem à Final está assegurada e, aí, creio que muito boas perspectivas aguardam a Turquia.
1 ponto

Miguel Gomes: Este estilo parece estar condenado ao sucesso eurovisivo. O estilo em geral não me atrai muito. O tema está bem conseguido dentro do género. Ainda assim a mim soa-me bastante a mais do mesmo. Por certo teremos grande encenação em palco mas aqui também não deve haver nada de muito inovador.
5 pontos

Marina Rego: A Turquia encontrou a sua fórmula de sucesso e agora não a larga. Basta juntar uma cantora sensual e carismática a uma canção pop com traços étnicos. A Hadise sabe exactamente o que fazer em palco e uma prevê-se uma boa coreografia. O videoclip faz antever uma actuação poderosa. Esta canção é catchy e fica facilmente no ouvido, sobretudo o seu refrão. Presença garantidíssima na final.
8 pontos

Ricardo Ferreira: É uma entrada bem ao estilo da Turquia. Obviamente é uma das entradas favoritas e que merece alguma e especial atenção. É importante não perdermos a noção que este tipo de sonoridade é desde a vitória da Sertab em 2003 algo que deixou a pensar todos os países que participam no ESC, nomeadamente no que diz respeito às influências das batidas orientais e no quanto isso pode consistir de um bom factor para se conseguir algo de interessante em termos pontuais. Outros países conseguiram boas classificações com músicas muito dentro deste género e a tendência é que cada vez se aposte mais neste tipo de músicas. Existem pontos positivos e negativos: pela negativa, destaco o quanto esta música pode ser banal num conjunto ainda que valorize pela positiva a capacidade que a Turquia tem de enviar à Eurovisão, sempre, um estilo muito próprio e peculiar. A vencer, deixar-me-á com a sensação de que a Eurovisão, de facto, já passou por melhores dias...
7 pontos

Eurico Alves: Tem uma boa batida; fica no ouvido mas não tem a garra necessária para vencer. O refrão nem parece que o é, pois podia ser mais forte. É uma canção até bem constituída, um pouco monótona. Até pode ficar no top 10 mas em primeiro não me parece...
6 pontos

Nelson Costa: A belgo-turca Hadise faz regressar a velha fórmula utilizada pela Turquia e pela Grécia, ou seja, nada traz de novo ao ESC. Nesta semifinal, esta canção vai entrar em competição directa com a Roménia, pois a base de ambas é exactamente a mesma e o público-alvo prioritário também: as enormes comunidades emigrantes na velha Europa.
5 pontos


TOTAL: 52 pontos

1 comentário:

  1. E aqui temos a Kalomira de 2009. Uma musica que não traz nada de novo e que se limita a repetir uma formula de sucesso eurovisivo (e dentro do género a Turquia ja fez muito, mas mesmo muito, melhor)e uma voz absolutamente HORRENDA. Os 3 minutos que dura a canção são tortura chinesa por causa dos gargarejos da Hadise. E depois ha ainda a acrescentar: as flautazinhas de pan foleiras e ja não ha pachorra para a dança do ventre. Alguém que diga isto aos turcos: NO MORE DANçA DO VENTRE, sff! Mas a Turquia também ja esta apurada e so vai à semifinal picar o ponto.

    0 PONTOS

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar