Olhares sobre o ESC 2009: Israel


ISRAEL

Noa & Mira Awad

There Must Be Another Way (música e letra: Noa, Mira Awad, Gil Dor)







Pedro Morais: A canção não é má de toda, mas aquele refrão tira-me do sério... “There must be another way” soa tão mal aos meus ouvidos que me arrepia. Apesar do simbolismo que Noa e Mira levam a Moscovo, com uma mensagem de paz entre dois povos, Israel deverá ficar pela Semi-final.
3 pontos

Gonçalo Pedrosa: Boring... Não gosto nada... Nem sei que dizer, muito fraquinha, já o ano passado ano gostei de Israel...
1 ponto

André Marques: Muito simples, não traz nada de novo. Por mais que seja uma mensagem de paz (sempre louvável), acaba sempre por trazer consigo uma conotação política.
0 pontos

Miguel Gomes: Passa bastante despercebido este tema. É bem cantado e é de louvar o uso, ainda que intercalado com inglês, do hebraico mas não me parece que levante alguém da cadeira para aplaudir. A sonoridade é agradável mas fica-se um pouco por aí.
4 pontos

Marina Rego: Um bom dueto, coordenado e duas boas vozes. Agrada-me especialmente o refrão. A canção é simpática e agradável, acabando por apelar a uma certa união. Falta talvez um ponto mais forte que a faça sobressair no meio de tantas canções.
6 pontos

Ricardo Ferreira: Numa primeira audição, não é mesmo nada de especial. Com alguma atenção, destaco alguma qualidade instrumental e a boa combinação das vozes. Ao pé da aposta de Israel do ano passado, este "There must be another way" fica a milhas de distância, portanto, é bom que nem nos lembremos sequer do espectacular "Fire in Your Eyes" de Boaz Mauda... porque isso irá conduzir-nos a uma tremenda desilusão... e pondo-se isso, não me parece mesmo que este ano Israel consiga a passagem para a final, mesmo valendo-se de uma «boa vizinhança».
4 pontos

Eurico Alves: Sem ritmo; as cantoras não são nada de especial; não se pode comparar a "The Fire In Your Eyes". A presença em palco não pode, no meu entender, ser muito desenvolvida. Tem um estilo próprio do Médio Oriente, mas não tem a garra suficiente para prender o público.
0 pontos

Nelson Costa: Um dos meus países favoritos no ESC apostou desta vez um pouco por baixo, na minha opinião. É um tema bonito, mas não é suficientemente forte para se destacar. Caso Israel não consiga a qualificação pelo televoto, penso que será um sério candidato à escolha do jurado: por um lado, Noa tem uma carreira consolidada, conhecida em vários cantos da Europa; por outro lado, houve anos que o júri foi sensível aos contextos político-sociais das canções.
5 pontos


TOTAL: 23 pontos

1 comentário:

  1. A Noa tem uma voz maravilhosa. A harmonia entre as duas vozes esta bem conseguida, mas ainda pode ser melhorada. Israel traz novamente uma boa canção, ainda que a deste ano seja menos boa que a do ano passado. Não sei porquê, mas gosto muito de ouvir cantar em hebraico.

    Israel tem por tradição apurar-se ano sim ano não. E este ano esta em ano não. Seria uma pena que esta canção não se apurasse porque é uma das melhores.

    10 PONTOS

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar