Olhares sobre o ESC 2009: Bulgária


BULGÁRIA

Krassimir Avramov

Illusion (música: Krassimir Avramov, William Tabanau; letra: Krassimir Avramov, William Tabanau, Casie Tabanau)






Pedro Morais: A musica é “fixe” se ele não cantasse! Gosto da batida, do coro... mas ele... tadito! Quem disse que ele sabe cantar aquilo? Vai ser concorrência directa com a Suécia... mas este deverá permanecer nos últimos postos na certa. Simplesmente medonho!
0 pontos

Gonçalo Pedrosa: Começando pelo que infelizmente saltou mais à vista: aquelas pequenas chamas, as coristas todas de preto e aquele fato fazem isto parecer uma seita estranha medieval... Mudem isso tudo!!! A música não é má comparado com muito que já vi... Definitivamente também não é boa... Muito fraquinha... Espero não ver isto na final.
2 pontos

André Marques: A canção tem algum potencial e força, mas a voz do Krassimir ao vivo estraga tudo. Creio que a Bulgária vai-se ficar pela segunda vez consecutiva na semifinal.
1 ponto

Miguel Gomes: Nem sei muito bem como dizer… mas a música é muito estranha. Deixando os eufemismos de parte, é má. Não gosto da voz masculina e a feminina também não é nada de espectacular. Pior que qualquer das partes é a mistura. Mais uma tentativa de fusão mal conseguida na minha opinião. Bastante menos conseguida que a Suécia.
2 pontos

Marina Rego: Não me agrada particularmente. Não simpatizo muito com a voz do Krassimir Avramov. Acho que é uma canção bastante estranha, que melhora no refrão mas ainda assim não me convence. O seu intérprete grita demasiado, o que chega a irritar. Além disso, a actuação ao vivo foi desastrosa. Esperemos para ver como corre em Moscovo.
3 pontos

Ricardo Ferreira: Esta entrada é uma certeza na final. No que toca ao meu gosto pessoal, isto é completamente dispensável. Gosto mais uma vez de alguns pormenores instrumentais, mas parece-me que a tentativa de se fundirem vários estilos musicais não resultou nada bem. Outro problema desta música, passa exactamente pelas potencialidades que tem de resultar positivamente ao vivo, que são muito, mas mesmo muito reduzidas. Passará, infelizmente.
2 pontos

Eurico Alves: É inovadora; original; fica no ouvido. Tem um estilo próprio que resulta muito bem. Começa logo forte, o que é importante para chamar a atenção das pessoas. Pena é o facto do intérprete não cumprir a sua missão lá assim muito bem. Talvez se cantasse mais alto e em palco estivesse mais à vontade, as coisas eram capazes de ficarem melhores. No entanto até não está muito mal. A sua originalidade é capaz de a levar longe este ano no ESC.
10 pontos

Nelson Costa: Odiada pelos pseudo-intelectuais da Bulgária (como há tantos em Portugal também…), que até se manifestaram em frente ao edifício da televisão em Sofia, “Illusion” tem contudo sonoridades que me agradam muito. A performance do Krassimir na final Búlgara não ajudou à festa, logo remediada com um suporte extra de backing singers. Faz-me lembrar um ícone dos anos 80 – Jimmy Somerville – que também era tão odiado, mas que se fartava de vender.
12 pontos


TOTAL: 32 pontos

1 comentário:

  1. Uma optima voz a lembrar Jimmy Somerville, como muito bem apontou o Nelson. Provavelmente o coro mais orelhudo das 11 canções ouvidas até ao momento. Mas o instrumental esta ainda muito brando. A Bulgaria este ano tem de passar à final, se o Krassimir não desafinar ao vivo!!!

    8 PONTOS

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar