[Entrevista] Rumo a Oslo: Ana Malhoa fala ao escportugal




1-Considera estes Festivais (FC e ESC), importantes para a música nacional e mundial, assim como para a divulgação de talentos?
Sim considero que sejam importantes, desde que a organização tambem ajude e invista na promoção desse mesmo artista quer a nível internacional como acho importante a nível nacional.

2- Existe alguma canção que tenha participado nos festivais em questão, que ainda está na sua lista de canções predilectas?
Podem não ser as minhas musicas predilectas mas penso que todas as pessoas se lembram de muitas delas, que até passam gerações...

3- Na sua opinião, no Festival da Canção o resultado final devia ser 100% decidido pelo público, 100% decidido pelo júri ou continuar com 50/50? E na Eurovisão? Não sou eu que mando...nem me quero prenunciar sobre isso, porque é um tema que não tenho muito conhecimento.

4- Acha que se participasse no Festival da Canção/Eurovisão, seria um importante passo na sua carreira?
Poder ter a oportunidade de representar o meu país além fronteira é sempre importante.

5- Sabe que muitos eurofãs pensam que se a Ana representasse Portugal, poderíamos finalmente ganhar. Partilha da mesma opinião? Só tenho agradecer o facto de terem tanta confiança em mim e no meu trabalho. Se eles dizem...é porque gostam!!!

6- Ana, deve ter conhecimento da petição (http://www.gopetition.com/online/27826.html) a favor de que seja a nossa representante em Oslo. Isso motivou-a a pensar mais no assunto, no de representar finalmente Portugal?
Sim tenho conhecimento e fiquei muito surpreendida porque não tinha a noção que os eurofãs gostassem tanto de mim...e claro que sim, sentindo todo este apoio é obvio que ainda tenho mais vontade de representar Portugal.

7- Se participasse, que tipo de música levaria?
Já a tenho a sussurrar na minha cabeça...mas só posso dizer que seria Bombástica.

8- A música seria toda em português? Acha importante que cada país tenha na sua canção, representada a sua língua nativa?
Acho importante a canção representar a sua língua nativa...

9- Está disposta a passar pelas várias etapas que foram utilizadas para o Festival da Canção 2009 (selecção de 24 canções que vão a votos na Internet e só as 12 mais votadas é que são apresentadas numa gala em que o poder final está entregue metade ao público e a outra metade ao júri), ou apenas participaria se, tivesse já presença garantida na final nacional ou se fosse, assim como aconteceu em 2005, a escolhida para ir até Oslo, selecção esta feita previamente pela RTP? Tenho uma forma de estar na minha carreira, na musica ,sem criar qualquer rivalidade ou competição com quem quer que seja...por isso só aceitaria se fosse realmente convidada para tal, mesmo que tivesse que ser o publico a escolher a musica que eu representaria.

10- Nos dias que correm, vota-se muito devido à pessoa que está a cantar e não pela qualidade da música. A Ana é muito popular (não só em Portugal, mas em muitos outros países) e, em todas as faixas etárias existe público que gosta da sua música. Acha que isto a ajudaria a, no mínimo, obter uma boa classificação na parte em que o público vota, nas competições em que participaria? Penso que seria importante todo o apoio pela parte do publico, os que gostam da pessoa, da musica ,os que gostam da produção. Para mim tudo é importante.

11- Nos tempos que correm, uma boa performance em palco conta muito para o resultado final. Se fosse seleccionada para nos representar, apostaria em deixar a canção “falar por si”, ou acrescentaria por exemplo, coreografia muito desenvolvida (como a Ucrânia em 2009) etc, elementos estes capazes de marcar ainda mais a participação portuguesa? Mais uma vez digo que tudo isso é importante...agora o resto...guardo para mim...

12- De que teria mais receio, do público ou dos júris?
A paixão que tenho pelo palco, pela musica, é tão grande, que qualquer receio passa-me ao lado.

13- Se fosse a escolhida para representar Portugal na Eurovisão, quais as medidas que gostava que a RTP tomasse durante o tempo em que a Ana Malhoa se preparava para a competição além fronteiras? (por exemplo, o que gostaria que fosse feito para a sua divulgação; para que quando fosse pisar o palco da Eurovisão já todos os portugueses e fãs de outros países ansiassem pela sua entrada em palco, etc.)
É obvio que o que gostaria não vou dizer neste momento porque não tenho nenhum convite para representar Portugal, portanto acho que é cedo demais para falar sobre isso.

14- Por último. Pode confirmar se faz parte dos seus planos para 2010, ou outros anos seguintes, concorrer a representar Portugal na Eurovisão e, quem sabe, representar mesmo o povo Lusitano?
A frase é minha ,e volto a afirmar..."quero muito gritar ao mundo que sou portuguesa" !!!

Sem comentários