Gonçalo Tavares em entrevista


Como surgiu a ideia de concorrer ao Festival da Canção?
Pela proximidade que o Festival da Canção tem com os portugueses. É um momento musical verdadeiramente grande que exibe canções originais, cantores e músicos de uma vez só e isso é excepcional.
É claro que hoje em dia existem dezenas de formas e meios para publicar e dar a conhecer o que fazemos na música, mas no Festival da Canção, uma vez apurados, todos corremos o risco de representar Portugal na Eurovisão e isso é de uma responsabilidade enorme.

O Gonçalo Tavares já participou duas vezes no Festival da Canção, em 1984 e 1988. Que recordações guarda dessas participações?
Guardo muito boas recordações, eu tinha cerca de 12 anos quando comecei nestas andanças dos festivais e na altura era tudo muito divertido. Tínhamos ensaios constantes, trabalhávamos muito e levávamos tudo muito a sério, mas a parte divertida era brutal.

Em que medida o Festival influenciou o seu percurso musical?
Influenciou bastante, gravei 2 discos com a Banda Tribo e fizemos concertos por todo o país com a notoriedade que nos foi reconhecida no Festival da Canção.

O que é que a canção "Rios" significa para si, sendo uma canção de sua autoria?
Uma criação nossa é sempre algo muito especial, seja um livro, um quadro ou uma canção. Os “Rios”, falam de um lugar maravilhoso, imaginado, onde cada um de nós pode estar bem. Esse lugar existe dentro de cada pessoa. Esta é uma mensagem que quis passar através de uma musica minha. De resto, componho muito ao piano, outros “Rios” outros Mares.

Esperava passar à semifinal do Campo Pequeno?
Tive muito respeito pelas canções que estavam a concurso porque eram bastante boas mas esperei sempre passar à final. Os “Rios” têm um refrão muito fácil de fixar, é um tema muito internacional, divertido e dançável.

Como estão a correr os ensaios? Podemos esperar mudanças na sua canção?
Os ensaios estão a correr bem, para mim são diários a interpretar os “Rios” o melhor possível.
O tema vai ter algumas mudanças... boas...

Costuma acompanhar o Festival da Canção e o da Eurovisão? Quais as suas canções favoritas de ambos os festivais?
De sempre? O tema “Waterloo” dos Abba, e em Portugal “E depois do Adeus” do Paulo de Carvalho.

Para além do Festival da Canção, em que outros projectos está envolvido?
Eu nunca me afastei da musica, componho muitas canções, canto todos os dias ao piano e fundei bandas de covers, mas a partir de uma certa altura tudo deixou de fazer sentido e optei por gravar as minhas canções. Construí o “Tempestudio” um estúdio de gravação onde tenho produzido bandas e gravei o meu disco. O trabalho chama-se “O Segredo” e tem 12 temas que contam histórias reais. Contei com a ajuda de grandes músicos meus amigos, como o Franciso Ribeiro, Violoncelista dos MadreDeus, o Ruben Luz, Trombonista da Ala dos Namorados, o Lino Vinagre e outros, para além do Alfredo Moura, produtor da Daniela Mercury, que passou 3 semanas em estúdio comigo e deu uma visão ao álbum muito interessante. Já estou a preparar o próximo..(risos)

Com um álbum a solo gravado, para quando a edição?
Estou a a guardar respostas de editoras, o mercado hoje está difícil porque não se vendem discos, mas acredito que este álbum vai funcionar. È possível ouvir 45 segundos de cada tema no site www.goncalotavares.com clicando em cima dos títulos. O site está em construção, é feito por um grupo de amigos que me fizeram esta surpresa e ainda estou a imaginar como lhes vou agradecer.

Quer deixar uma mensagem aos seus leitores e aos seus fãs?
Claro.. em primeiro lugar gostaria de dizer a todos para virem ao Campo Pequeno, dias 2, 4 e 6 de Março porque vai ser uma grande festa. Em 2º que apoiem a musica portuguesa, a língua portuguesa, a cultura e a Arte Portuguesa e em 3º que nunca se esqueçam, seja quem for, de amar a vida. “O Segredo”, tema que dá nome ao álbum, é uma dedicatória a um amigo que já não está entre nós e foi a forma de exteriorizar o que lhe queria dizer e não disse. A mensagem que gostaria de passar a todos, é este pedido, sorriam, inventem alegria, descubram felicidade, porque se ela não estiver em cada um de nós, não está em loja nenhuma do mundo.

Sem comentários