Olhares sobre o ESC2010: Bósnia-Herzegovina



Canção: Munja i grom
Intérprete: Vukašin Brajić



André Marques: A Bósnia-Herzegovina é dos países mais eclécticos em termos eurovisivos. Levou um disco em 2004, pop em 2005, baladas em 2006, 2007 e 2009 e um pop-rock em 2008. Este ano aposta numa balada rock, que eu espero que tenha uma actuação emocionante e cheia de significado, tal como as baladas anteriores.

5 pontos

Diogo Silva: Uma canção Pop/Rock que foge uma pouco ao estilo eurovisivo, com um instrumental muito actual.
Apresentação em palco muito fraca, tenho duvidas que passe a final.

(5 Pontos)

Eurico Alves: Eu não gosto. Não me parece que esta canção se vá destacar, mesmo não sendo uma balada. Confesso que não gosto das línguas balcânicas… são muito “tt”.. parece tudo muito duro, e isso tira beleza às canções, mas neste caso, mesmo que fosse em inglês, eu não iria gostar. O instrumental devia ser melhorado; a canção devia ficar mais “orelhuda” e mais suave, mas isso é algo que a língua não o permite (acho, a não ser que se mude a letra)! Embora seja do mesmo estilo, não chega sequer aos calcanhares da minha grande favorita deste ano. Não me aquece nem me arrefece.

1 ponto

Fabiana Silva: As escolhas da Bósnia nos últimos anos (2005 em diante) têm-me agradado, pois eles sabem pegar no que há de melhor no mercado musical local. Em 2010, não poderia ser diferente: o vice-campeão da "Operação Triunfo" e queridinho dos balcânicos - Vukasin. O tema é bom, uma balada rock bem produzida, que é impecavelmente interpretada pelo cantor. Ainda assim, o seu potencial não foi inteiramente aproveitado e, com tantas baladas, há uma possibilidade dele se apagar no meio delas caso a apresentação seja mais simples. O block voting irá ajudá-lo a chegar à final.

7 pontos

Gil Silva: Uma música que não se enquadra nas minhas preferências musicais. Penso que não é uma música que chame muito a atenção.

3 pontos

Gonçalo Pedrosa: Pela primeira vez em vários anos gosto duma música deste país. Embora seja muitas como Portugal teve no FC, para consumo interno. Mas prefiro esta música a algumas palhaçadas que já lá estiveram. Poderá passar à final dado a fraca qualidade da semi-final até agora.

6 pontos

Nuno Carrilho: Depois da homenagem aos Balcãs, vem um balcã com uma autêntica Trovoada. A música tem garra e na minha opinião será outra incógnita na semi. Claro que os seus amigos Balcãs, não deixarão escapar a Bósnia a uma ida á Final, mas o estilo de Vukasin poderá não agradar a todos.

7 pontos

Pedro Correia: Lightning and Tuhnder podia representar a Bielorrússia ou a Macedónia, o que diz muito sobre o tipo de rock que caracteriza este tema. E terá, talvez, o pior final de uma canção alguma vez apresentada na Eurovisão. Apesar de pouco carismática, não é desprezível, e a interpretação de Vukasin Brajic é digna. Com muitos amigos nesta semi-final, a Bósnia-Herzegovina deve passar sem dificuldades.

4 pontos

Pedro Morais: Na minha modesta opinião a canção mais fraca da Bósnia dos últimos anos, mas com a Sérvia, a Macedónia e Albânia na mesma semi-final espera-se que a troca de pontos entre eles os leve à finalíssima de Oslo.

5 pontos

Ricardo Ferreira: Com algumas mudanças, esta música poderá igualmente trazer para a Bósnia bons resultados, longe porém, da qualidade que tem enviado nos últimos anos. Veremos como se apresenta em palco e os arranjos finais que terá. É uma das entradas que mais repleta de reticências está...e que me deixa na impossibilidade de prever o que lhe acontecerá. Ainda tem algum trabalho pela frente...

4 pontos

Sanio Silva: Depois de aparecerem como favoritos à vitória em diversas ocasiões nos últimos anos, os bósnios aparecem com uma canção inofensiva. Vukašin é um grande vocalista, mas a música deixa muita a desejar. Trata-se de um pop-rock simples, sem grande apelo ou potencial para uma apresentação de impacto. Entre os três países da ex-Jugoslávia que estão nesta primeira semi-final, acredito que a Bósnia é a única que pode conseguir apoio do júri e do televoto, mas não ficaria surpreso se ficasse com os seus vizinhos na semi-final.

4 pontos

Total: 46 pontos

Sem comentários