Olhares sobre o ESC2010: Polónia



Canção: Legenda
Intérprete: Marcin Mrozinski



André Marques: Canção confusa, sem um fio condutor. O cantor faz um esforço descomunal para lhe dar alguma força e para a tornar empolgante mas esta é daquelas canções que morrem mal se ouvem os primeiros acordes.

2 pontos

Diogo Silva: Uma balada que começa de uma forma bastante diferente das restantes, com um instrumental muito básico mas com uma letra bastante forte.
Sinceramente não sei qual o futuro desta canção, é muito imprevisível.

(7 Pontos)

Eurico Alves: Secante, básica, confusa, não orelhuda, inicio marcante mas o resto estraga tudo...é só mais uma, enfim...

2 pontos

Fabiana Silva: A balada com elementos folclóricos de Marcin pode ser uma das surpresas da noite. O cantor tem um grande domínio do palco e sabe até onde sua voz pode chegar, além de saber como interpretar o tema da forma mais profunda possível, mostrando ao público emoção e paixão. A apresentação é outro forte dos polacos, que parecem apostar em dançarinas tradicionais. Na sequência de baladas em que está inserida, é a que mais se diferencia, podendo ganhar muitos votos. O ponto negativo é que a canção pode ser folclórica demais para os fãs, que podem não entender a proposta polonesa.

6 pontos

Gil Silva: A Polónia apresenta uma música que na minha opinião tem uma certa magia, não é das minhas preferidas, mas gosto bastante tanto da melodia como o intérprete. Tenho dúvidas quanto a passagem à final.

8 pontos

Gonçalo Pedrosa: Adoro os primeiros momentos da música, de seguida desce um poupo de qualidade mas mesmo assim é catchy (pelo menos eu depois da primeira audição já tinha o refrão a divagar pela mente). A meu ver, chegará facilmente à final. Espero que melhore a apresentação em palco que não me agrada nada.

7 pontos

Nuno Carrilho: Depois das magnificas baladas norte-americanas, a Polónia aposta numa Lenda. Esta Lenda tem tudo para se tornar uma Grande Lenda. A música é boa, tem garra, o cantor está muito bem e a sua voz enquadra-se bem na canção. Por isso, na minha opinião, a Polónia poderá conseguir o apuramento e se a sua prestação em palco for muito boa, não vejo a razão, porque não ficará num top15.

12 pontos

Pedro Correia: É difícil descrever Legenda. Segue, no fundamental, a estrutura de uma balada balcânica, mas mantém uma sonoridade que identifico facilmente com a tradição musical do centro e leste europeu. As semelhanças com Fairytale, apontadas por muitos, não são óbvias, mas o espírito está bem presente. Com a Irlanda e a Ucrânia na outra semi-final, a Polónia poderá voltar a ver-se em apuros.

8 pontos

Pedro Morais: Há quem apreci esta canção e respeito isso. Mas eu não gosto e acho sem capacidades de atingir nada na Eurovisão. Faz-me lembrar a Bulgária do ano passado.

3 pontos

Ricardo Ferreira: A Polónia apresenta uma música com algumas boas particularidades instrumentais. A sonoridade é apelativa mas no crescendo, acaba por perder-se um pouco do contexto. É uma entrada dependente de uma boa performance em palco.

4 pontos

Sanio Silva: A canção polaca deste ano divide opiniões, mas acredito que possa ser uma das surpresas do ano. Um estilo folclórico com elementos de musicais, aliado a um vocal potente, deve receber um apoio no mínimo moderado do júri, As chances da Polónia chegar à final devem ser diminuídas pelo televoto, já que o país não conta com vizinhos, e a música não deve ser muito apreciada pelo grande público. Caso a música fique menos caótica nesta nova versão, e com uma boa apresentação de palco, a Polónia pode conseguir uma vaga na final, mesmo que seja com um empurrão do júri.

5 pontos

Total: 57 pontos

Sem comentários