Olhares sobre o ESC2010: Estónia



Canção: Siren
Intérprete: Malcolm Lincoln



André Marques: Sempre achei muito difícil a Estónia conseguir superar a grande canção e interpretação do ano passado. No entanto, "Siren" é pura genialidade musical. Uma grande surpresa no meio de tantas canções desinteressantes este ano.

12 pontos

Diogo Silva: Uma canção que foge muito ao estilo eurovisivo, musicalmente muito enriquecida, mas com algumas falhas, que até ao grande dia podem ser resolvidas. Apresentação em palco desta canção: muito pobre, pouco expressiva.
Na minha opinião esta canção vai ter dificuldades em passar à final.

(4 Pontos)

Eurico Alves: A Estónia surpreendeu-me. Àquilo a que alguns podem chamar de "ridículo" ou "estranho", eu chamo original! É uma música que deve ser ouvida mais do que uma vez para se tirar conclusões, pois está recheada de pormenores que lhe dão valor. Está cheia de clichés e de minuciosidades. Merece ir à final e ficar no top10. O refrão fica no ouvido, e voz adequa-se ao tema e tem o que é necessário para surpreender. Gosto muito!

8 pontos

Fabiana Silva: Outra canção que decepcionou os fãs, que esperavam uma vitória de Lenna Kuurmaa ou de Rolf Junior. Mais uma balada para o ESC das baladas e esta pode ser uma surpresa. É uma canção muito alternativa para o ESC e, depois de uma 'obra de arte' como Randajaad, a Estónia pode ficar pela semi-final. Quando se ouve o tema apenas uma vez, pode-se não gostar mas, quando se ouve duas, três, quatro... ela entra na cabeça. O vocal é razoável, a letra é muito repetitiva e a apresentação da NF foi simples... ou seja, poucas probabilidades de ir à final. Apresentar-se antes de uma das favoritas, a Eslováquia, é outro ponto negativo a ser enfrentado.

4 pontos

Gil Silva: Siren é uma música que não chama grande atenção, é muito pouco apelativa. Penso que não terá lugar na final, contudo por vezes ao vermos a actuação mudamos de opinião mas não me parece que será o caso desta.

3 pontos

Gonçalo Pedrosa: A música é engraçada contudo não será algo que agrade a gregos e troianos. A apresentação em palco não gosto, o menino roça o ridículo tal como o seu coro.

5 pontos

Nuno Carrilho: A Estónia depois de muito tempo sem ir á final, no ano passado conseguiu e para além disso, um excelente 6ºlugar. Mas este ano acho que a história não se irá repetir. A música não tem garra e é muito desinteressante. Acho que esta música não passará á final, ficando a Estónia, novamente pela semi.

3 pontos

Pedro Correia: Pelo segundo ano consecutivo a Estónia traz uma proposta que prima pela originalidade e qualidade. Siren faz-me pensar em grandes referências musicais (Peter Gabriel, The Police, Craig Armstrong, Moby…), mas com uma voz própria e um registo que foge a qualquer estereótipo eurovisivo. Mesmo com o contributo da Letónia, Rússia e Finlândia na sua semi-final, prevejo uma qualificação difícil.

10 Pontos

Pedro Morais: A Estónia apresenta uma canção pouco usual no ESC. Mais uma vez a diferença poderá levar a bom porto a canção, mas sinceramente os ouvidos eurovisivos vão afundar o barco vindo da Estónia.

3 pontos

Ricardo Ferreira: É uma entrada muito "à la Robbie Williams"...mas muito mais penosa para quem a ouve. Começa bem e prometedora...mas não convence na totalidade. Quanto ao resultado que obterá, é mais um daqueles casos que podemos chamar de totalmente imprevisíveis.

3 pontos

Sanio Silva: A cena musical da Estónia tem-se transformado nos últimos anos, deixando o pop de lado e dando espaço para a música alternativa, estilo que os representará este ano no ESC. É difícil prever a aceitação de uma canção desse tipo, mas acredito que pode ser apreciada pelo júri, mas nem tanto pelo televoto. Em 2008, a Bósnia apostou no alternativo e conseguiu a 10ª posição na final, mas deve-se observar o grande apoio recebido dos vizinhos e da diáspora, algo que a Estónia não tem nessa mesma dimensão. A canção tem uma produção mediana, e o vocal deixa um pouco a desejar, mas não deve ser criticada para aqueles que apreciam esse tipo de música. Não tem vaga garantida na final, mas pode surpreender.

5 pontos

Total: 56 pontos

Sem comentários