Olhares sobre o ESC2010: Portugal



Canção: Há Dias Assim
Intérprete: Filipa Azevedo






André Marques: Uma grande voz e uma actuação em palco com elementos cheios de significado (o apagar da vela, o sair do palco do Augusto, a interpretação da Filipa). Creio que temos todas as condições para ter um bom resultado na Eurovisão. Mais do que uma boa canção é preciso ter uma boa apresentação em palco e "Há Dias Assim" tem-na. Força Filipa!

12 pontos

Diogo Silva: Portugal este ano apresenta-nos uma balada cheia de sentimento e emoção. Será isto suficiente para a vitória? Não dou 12 pontos porque Portugal tem de esforçar um pouco mais.

(10 pontos)

Eurico Alves: Ok, é a canção do meu país, há sempre tendência a favorecer, mas ora, Portugal este ano tem uma tarefa difícil no ESC. No meio de tanta balada é difícil que uma se destaque, mas “Há Dias Assim” até é das melhores a concurso (ai... mas podíamos ter a melhorrr). Polémicas à parte, refiro que foi com agrado que escutei a nova versão da canção, que está mais emocionante e que agora tem mais elementos que podem ser usados na performance de Oslo. A voz é muito boa, a canção tem garra, é pouco orelhuda mas a qualidade compensa. A passagem no meu ver é obvia, e acredito num top10 na final. Portugal não leva algo muito seu, mas sim algo actual e identificável com a Europa, embora seja cantado na língua de Camões. A minha pontuação do Olhares sobre o FC10 mantém-se:

8 pontos

Fabiana Silva: Apesar de todas as polémicas, a canção portuguesa é bem meiga e agradável. Ainda assim, não creio que passe à final pois, com tantas baladas numa única semi-final, as menos elaboradas tendem a ser esquecidas. Os fãs podem sentir falta dos elementos portugueses, como vinha sendo apresentado nos dois últimos anos. Portugal ainda não tem o apoio dos vizinhos e muitos fãs que queria ver Catarina Pereira no ESC deverão boicotar a Filipa, dificultando sua ida para a final. Os pontos positivos são o carisma e a parte vocal da cantora, que é bastante consistente. O tema voz e piano deu certo para Jade Ewen em 2009, então poderá dar certo para Filipa em 2010. É um tipo de música que agrada aos jurados.

6 pontos

Gil Silva: Digam o que disserem, para mim é das melhores músicas desta edição do ESC, não por ser português mas porque realmente a música tem bastante qualidade. Normalmente é este tipo de música que me chama a atenção. Temos uma música forte e uma voz poderosa. A versão final ainda ficou melhor e na minha opinião merece de facto estar na final e num top10 na final.

12 pontos

Gonçalo Pedrosa: Tinha dito que era das minhas baladas favoritas dentro do FC... As alterações dadas à música agradam-me bastante e penso que possa fazer um bom trabalho em Oslo, embora não acredite que lute por pelo TOP. A Filipa terá de controlar MUITO melhor a voz e de preferência que mude o vestido. Dentro do contexto ESC dou:

7 pontos

Nuno Carrilho: Portugal traz este ano uma grande canção e uma grande voz à Eurovisão. Acredito seriamente num lugar na final e num honroso top10. A música é muito bonita, melhorou bastante do Festival para a versão final, toda a interpretação da música está muito bem trabalhada, a entrada do coro na música está muito boa e a voz da Filipa irá ecoar pela Europa e trará um bom resultado depois de 2 injustas classificações em 2008 e 2009. Eu Acredito e Vocês?

12 pontos

Pedro Correia: Não será a mais memorável, nem a mais enérgica, das canções a concurso. Não se baseia em coreografias, acrobacias, ou grandes artifícios cénicos. A simplicidade, a elegância e a carga emotiva são as suas mais valias, bem como a interpretação e presença agradável da Filipa. Embora reconheça que a nova versão possa ter mais impacto, teria preferido uma colagem a My time (Reino Unido’09) e a opção pelo inglês não me chocaria nada. A qualificação é difícil, mas Espanha, França, Alemanha e Islândia podem ser ajudas preciosas.

7 pontos

Pedro Morais: Depois da confusão da canção grega aparece a baladona portuguesa. Esta é das mais baladas de todas as baladas desta semi. O poder da voz da Filipa poderá não ter força para levar a canção portuguesa à final deste ano. A falta de força da canção e os "lobbys" de leste poderão condenar a nossa canção. Quanto a pontos ... a nossa canção vale mais que muitas desta semi.

10 pontos

Ricardo Ferreira: Na conjunta deste Festival, Portugal poderá sorrir. A qualidade fraca da maior parte das músicas, deverá impulsionar este "Há dias assim" da Filipa para uma qualificação para a final, a 3ª consecutiva. Naturalmente que, apresentando este ano uns Flor-de-lis ou Vânia Fernandes, as perspectivas ser-nos-iam arrasadoramente favoráveis. Penso que é importante, acima de tudo, que se mantenha a humildade e naturalidade de um tema também ele muito peculiar. A voz e força da Filipa vão com certezas deixar marca.

7 pontos

Sanio Silva: Este ano Portugal deixou de lado o estilo folclórico dos últimos três anos e aposta numa tradicional balada eurovisiva. Filipa Azevedo defendeu a balada muito bem na final nacional, mas a apresentação de palco e o figurino podem ser melhorados. A música é bastante emocionante, tem uma bela letra, e o coral gospel foi uma óptima adição. Canções deste estilo conseguem melhores resultados quando cantadas em inglês, mas em 94, Portugal chegou ao 8º lugar com uma canção similar. Considerando este resultado, acredito que receba apoio do júri, mas nem tanto do televoto. Uma apuração é bem possível, já que a maioria dos países de diáspora portuguesa votam na primeira semi-final.

10 pontos

Total: 91 pontos

3 comentários:

  1. esta votação não deve estar muito certa, a canção portuguesa não é má mas daí a ser tão boa, pelo menos comparado com a eslováquia.

    Mas deixa, espero que fique em primeiro! As nossas canções são sempre 'as meninas dos nossos olhos', embora ténhamos que ser também razoáveis

    ResponderEliminar
  2. pois, de facto é um pouco evidente a parcialidade da votação no caso da canção portuguesa. a canção não é má, mas daí a receber 12 pontos... a canção da eslováquia é evidentemente superior. acho que portugal pode ter sorte e passar á final mas será ali no 9º ou 10º lugar. canções como a grecia ou russia jamais passariam se fossem apresentadas por um país como portugal, mas o voto da vizinhança fará com que passem na certa e assim sendo concorremos para 8 vagas...

    ResponderEliminar
  3. Acho que Portugal não vai ficar num dos primeiros lugares, mas sim deve conseguir um 9º ou 10º lugar para ir à final, ou até nem nenhum.

    ResponderEliminar