Olhares sobre o ESC2010: Grécia



Canção: Opa
Intérprete: Giorgos Alkaios & Friends



André Marques: A Grécia volta a apostar nos ritmos quentes e orientais. Juntamente com a Arménia e Eslováquia, é dos poucos países este ano que repete o cliché ao qual os eurofãs já estão mais do que habituados. "Opa" é uma canção cheia de força e que vai, mais uma vez, colocar a Grécia na final sem problemas.

10 pontos

Diogo Silva: Uma das canções que têm tudo para sair vencedora neste ESC, apesar da Grécia estar a passar por uma crise politica e financeira, não se vai deixar ir abaixo neste Festival. Uma canção com ritmo, uma letra que fica no ouvido e com a melhor coreografia deste Festival. Se recuarem no tempo e ouvirem a canção da Ruslana representante da Ucrânia em 2004, são muito semelhantes devido a forma como são apresentadas em palco, canção essa que venceu o festival nesse mesmo ano.

(12 Pontos)

Eurico Alves: Confesso que não gosto. Acho que esta canção é algo muito “bruto/pesado”. Nada que se compare à típica música da pesada, mas atribuo-lhe esta definição devido ao seu instrumental e à voz. Para além de ter um vocalista sem jeitinho nenhum para se apresentar, este, assim como a canção, parece-me muito rude (algo já típico dos gregos), e por isso não seu se haverá empatia com o público para além da canção pouco ou nada se conseguir identificar com a maioria dos povos europeus.

4 pontos

Fabiana Silva: Opa é uma canção bem animada, divertida, que pode ser uma das surpresas da primeira semi-final. Apesar da voz do cantor não combinar muito com a melodia, canções pop-folk agradam sempre o público. A apresentação também promete ser interessante, mas irá bater de frente com a apresentação de Horehroníe, pois ambas são canções etno-pop, alegres, com dançarinos meio 'guerreiros'. Aliás, a parte coreográfica será um ponto forte de "opa". Apesar de cantada em grego, a letra tem uma mensagem positiva, que as pessoas devem deixar o passado para trás e ser felizes. Outro ponto negativo é a parte vocal, que não é muito boa.

6 pontos

Gil Silva: Um ritmo bem mediterrânico e que dará nas vistas definitivamente! Agrada-me bastante o facto se a música ser cantada na língua materna do país, o que não é muito comum nos últimos anos na participação grega. Merece um lugar na final.

10 pontos

Gonçalo Pedrosa: A música inicialmente não me soa bem, primeiro estranhou e depois entranhou. Contudo aqueles sons "à lá Nokia 3310" era dispensáveis. De resto a música é ritmada e bastante engraçada. Finalista certa (até porque é a Grécia).

8 pontos

Nuno Carrilho: A Grécia traz este ano ao ESC uma banda bem ao estilo grego. A música é muito cativante e positiva. Porém acho que o Giorgios devia interagir mais em palco. Acho que a Grécia será finalista, nem imagino a Grécia não ir á Final nalguma ocasião, a nível de classificação final irá ocupar os 15 primeiros.

8 pontos

Pedro Correia: Opa é a prova de que a Grécia não precisa de se vender a modelos pré-fabricados de euro-pop manhoso para conseguir uma excelente proposta. Sim, continua a ser euro-pop, mas a sonoridade helénica prevalece. Não tem meninas semi-nuas nem canastrões metrossexuais com a barriga à mostra enquanto fazem acrobacias. Soa um pouco a hino futebolístico, mas passa bem como hino eurovisivo.

10 pontos

Pedro Morais: OPA que é isto? Muito mau.... não percebi o que é isto.... é a crise? O governo grego poupava uns trocos em não mandar nada a Oslo. Espero que não passe da Semi.

1 Ponto

Ricardo Ferreira: A Grécia é um dos países que parece melhor conhecer a Eurovisão. Este ano, aposta forte numa música com batidas étnicas e que pode 'abanar', mais uma vez, o palco com as cores helênicas. É na minha opinião, e abstraindo-me dos meus gostos pessoais, uma das potenciais vencedoras deste Festival.

6 pontos

Sanio Silva: A Grécia traz uma canção totalmente em grego este ano, algo que não acontecia desde 1998, quando ficaram com apenas 12 pontos, todos vindos do Chipre. Este ano, os gregos devem ter uma melhor pontuação, mas acredito que não consigam mais que a 13ª posição na final. A música é um pop étnico, mas está longe do padrão que os deixou seis anos seguidos no Top 10. A apresentação é agitada, criativa, uma execução quase impecável. Mas além da canção ser excessivamente folclórica chegando a ser quase antiquada, o interprete deixa muito a desejar, ficando muito estático no palco.

6 pontos

Total: 69 pontos

Sem comentários