Olhares sobre o ESC2010: ARJ Macedónia



Canção: Jas ja imam silata
Intérprete: Gjoko Taneski



André Marques: Apesar de ser uma proposta interessante, no meio das 17 canções da 1.ª semi-final vejo esta a ficar facilmente pelo caminho. Uma boa canção, mas perfeitamente banal.

5 pontos

Eurico Alves: Não gosto. Diferencia-se das outras mas não está muito evoluída. Tem alguma comercialidade mas não se adequa ao ESC. É algo normal facilmente produzível. Os senhores vão ter de se esforçar muito mais em palco; a presentação na Macedónia foi paupérrima.

3 pontos

Fabiana Silva: Versão macedónia da banda Hari Mata Hari, com um rap no meio. Não é uma canção ruim mas é, na minha opinião, a balcânica mais fraca da semifinal, devendo ficar por ali. Deverá ter rejeição da Grécia, pois houve uma polémica quanto o clipe e quanto aos gregos os chamarem de FYROM e eles colocam "Macedónia" no início do clipe e "my name is..." no final. Os pontos fortes são a grande quantidade de balcânicos votando nesta semi, apresentar-se na segunda metade do show e a parte vocal (que é boa, sem maiores complicações). Por ser uma balada balkan-rock e disputar com a Bósnia, que também é uma balada rock, deixa Gjoko em desvantagem.

5 pontos

Gil Silva: A Macedónia é um país que a cada ano que passa me tem vindo a desiludir. A música deste ano novamente não tem interesse nenhum e passa-me completamente ao lado.

2 pontos

Gonçalo Pedrosa: Gosto da música, embora a voz do cantor não seja muito melodiosa. Têm que trabalhar um pouco a apresentação para maior apelo ao voto, contudo penso que passará facilmente à final.

6 pontos

Nuno Carrilho: A Macedónia traz novamente um batida forte ao ESC. Depois de 2 10º classificações sem o bilhete para a final acho que também não será este ano. Apesar de o cantor estar muito bem acho que a canção é “muito barulhenta” (pelo menos na final nacional). Esta canção enquadra-se junto á música moldava e maltesa, que poderão ser uma surpresa no palco de Oslo.

7 pontos

Pedro Correia: A Macedónia tem-se apresentado, nos últimos anos, com consistentes propostas de mau pop-rock. Jas já imam silata não é excepção, embora a qualidade seja consideravelmente superior, ao ponto de poder atingir o topo do ranking balcânico. Mas a Macedónia é um dos elos mais fracos daquele bloco, e sem a Bulgária, pode voltar a morrer na praia.

5 pontos

Pedro Morais: A Macedónia está ainda um pouco distante de uma canção para vencer o festival, este ano não é excepção e mais uma vez deverá ficar de fora das finalistas. Anão ser que o lobby jugoslavo ajude o que seria muito injusto.

4 pontos

Ricardo Ferreira: A Macedónia aposta num tema batido e inteligentemente construído, que pode na minha opinião dar ao país uma qualificação para a final. As apostas valem o que valem, veremos os resultados deste tema que tem na minha opinião muitos lucros a extrair, principalmente se cantado em inglês.

6 pontos

Sanio Silva: Os países da ex-Jugoslávia têm enfraquecido nos últimos anos, e a Macedónia continua neste caminho devendo ficar mais uma vez fora da final. A canção é um pop rock de qualidade mediana, não devendo ser apoiado nem pelo júri nem pelo televoto. Os vocais estão num bom nível, a apresentação na final nacional foi visualmente boa e bastante segura. O ponto mais baixo da entrada Macedónia é o rap, que deixa a música confusa e é muito mal interpretado.

3 pontos

Total: 46 pontos

Sem comentários