Olhares sobre o ESC2010: Noruega


Canção: My Heart Is Yours
Intérprete: Didrik Solli-Tangen



André Marques: Carinha bonita, muito charme, uma canção de amor, boa voz… Se não ganhar, vai andar lá perto…

6 pontos

Eurico Alves: No meio de tanta canção com qualidade e empenho, aparece a Noruega (algo parece-me feito em cima do joelho devido ao que vou já referir). Custa-me ver as pessoas a serem “enganadas” com este golpe baixo. Passo a explicar: tecnicamente (e não se trata de intelectualizar para não gostar mas sim de justiça) esta canção é tão, tão mas tão básica. Está constituída só por graus conjuntos (preguiça), não há saltos melódicos, os acordes são dos mais fáceis e básicos que há, baseia-se na mesma tonalidade (o que torna tudo muito mais fácil)… Vai ficando no ouvido, mas é uma injustiça ficar melhor classificada que outras muito mais bem produzidas e com mais valor a nível de composição. Imagino os responsáveis desta canção a rirem-se e a dizer: “…olha nós com sucesso e sem pinga de qualidade/esforço e outros a esforçarem-se sem conseguir chegar aos nossos calcanhares…totós…”

2 pontos

Fabiana Silva: Deve se dar bem por ser o país da casa e por trazer um artista com boa performance, bom vocal e muita beleza. Didrik é encantador (não tanto quanto Rybak) e deve arrancar vários votos por isso. Estar em casa o ajudará em sua apresentação mas, estar em um festival dominado pelas baladas, ele terá grandes problemas para conseguir uma boa posição, ainda mais se Harel Skaat passar para a final (deverá passar facilmente). A balada norueguesa é um tanto sonolenta e básica, mas, com tantos gritos da torcida, não deverá passar desapercebida.

6 pontos

Gil Silva: Uma balada fortíssima, e uma voz poderosa. É sem duvida outra das melhores músicas este ano, penso que se for prejudicada por algum motivo será pelo facto de não marcar pela diferença, contudo espero um bom resultado para a Noruega novamente.

12 pontos

Gonçalo Pedrosa: Foi das primeiras músicas que ouvi este ano. Parece que a Noruega gostou de ganhar e quer repetir o triunfo, a música é uma das minhas grandes favoritas. Terá o árduo trabalho de se conseguir destacar das muitas baladas, mas parece-me que se apresentar algo semelhante ao que apresentou na final nacional poderá fazer uma boa prestação.

12 pontos

Nuno Carrilho: “My Heart is Yours” é, na minha opinião, a mais bem interpretada e mais poderosa, não só desta edição mas deste século. A música tem garra, é muito bonita, o cantor é poderoso e não me importo nada de para o ano, ter de assistir a uma edição transmitida pela Noruega, porque merece bastante. Uma das favoritas mas que foi “amaldiçoada” na 3ª posição.

12 pontos

Pedro Correia: “My heart is yours”, pela minha ordem de valores, está exactamente na mesma posição que “Drip drop”. É uma xaropada, sem pinga de originalidade, não tem nada de genuíno ou sincero. É um exemplar produto comercial, concebido do princípio ao fim, desde os pseudo elementos célticos até à carinha de cachorro abandonado de Didrik, para fazer cócegas a um público maioritariamente composto por mulheres e gays. Uma proposta deste nível é inaceitável para um país como a Noruega.

1 ponto

Pedro Morais: Mais uma baladona, mais uma que não me diz nada. Ouve-se e não é desagradável. Fica na Segunda metade da tabela.

7 pontos

Ricardo Ferreira: Efectivamente, das melhores entradas deste ano. A anfitriã do ESC aposta pela vitória em casa...aliás...é de se referir, e louvar, a excelente final nacional que a Noruega teve este ano. Músicas de uma extrema qualidade...onde destaco, por exemplo, os espectaculares A1 e o tema "don't wanna lose you again", que seria na minha opinião outra aposta vencedora e bastante credível. Se alguém vir este "My heart is yours" vencer...não estranhe.

10 pontos

Sanio Silva: Os noruegueses estão novamente em busca da vitória, com um dos artistas mais carismáticos do ano. Além da sua grande voz e presença de palco, Didrik tem uma das mais belas composições do ano, uma balada emocionante desde a letra até o arranjo. A música deve ser bastante apoiada pelo público, conquistado pelo carisma do cantor, e também pelo júri, que valorizará a qualidade da composição.

12 pontos

Total: 80 pontos

Sem comentários