Olhares sobre o ESC2010: Espanha


Canção: Algo Pequeñito
Intérprete: Daniel Diges


André Marques: Este ano a Espanha acerta e leva a Oslo o "pacote" completo. Uma canção bonita, um cantor talentoso e com a imagem ideal, um conceito de palco, enfim, tudo encaixa. A ver vamos se irá agradar aos europeus.

10 pontos

Eurico Alves: Para mim, após a vitória injusta na escolha espanhola, esta canção devia ter sido submetida a marcantes alterações, o que acabou por não acontecer. Daniel Diges apresenta uma canção no meu ver muito infantil, infantil demais até para o JESC, no entanto enche os olhos a muitos, talvez pela originalidade e pela sensibilidade que a canção transparece.

2 pontos

Fabiana Silva: Uma aposta bem arriscada mas, no meu ponto de vista, até acertada da Espanha. Daniel Diges é um artista completo (por vir de musicais), tem carisma e beleza suficiente para conquistar Oslo. O vocal de Daniel é perfeito e ele sabe muito bem interpretar a sua canção. Mas, por ser um país do Big-4 e cantar na tão temida segunda posição, deve ficar pelo meio da tabela. Cantar antes da Noruega também é outro problema pois os dois países vêm com baladas masculinas. O tema circense pode atrapalhar a apresentação, pois muitos já acham que é algo infantil demais, até "friki".

7 pontos

Gil Silva: Uma das melhores músicas este ano, uma aposta que vence pela diferença. De realçar o carisma e a voz do Daniel Diges. Excelente composição que merece sem duvida estar no top das melhores este ano na grande final.

12 pontos

Gonçalo Pedrosa: Representante Espanhola algo contestada (vários países na mesma situação), contudo eu gosto mais deste "Algo Pequenito". O "Imaginário" para esta música está muito agradável, interessante e espero que consiga encher o palco Norueguês sem distrair as pessoas da música. Gostava de acreditar num Top5 ou perto disso, contudo Espanha não tem boas Memórias Eurovisivas nos últimos anos e digam o que quiserem o nome do país importa.

10 pontos

Nuno Carrilho: “Nuestros Hermanos” trazem este ano, na minha opinião, uma das músicas mais simpáticas desta edição. Apesar de não ser a minha favorita na final nacional, porque adoro a Coral, mas a prestação do Diges foi uma das mais fortes. Já que o ano passado, a Espanha ficou muito injustamente no fim da tabela espero que este ano, Daniel mostre a garra espanhola e chegue a um top5, apesar de ter sido amaldiçoado na 2ª posição e antes da poderosa Noruega.

12 pontos

Pedro Correia: Surpresa! Quer os telespectadores, quer os jurados profissionais espanhóis favoreceram o talento e a criatividade, em deterimento do lugar comum, da fórmula fácil, do favoritismo infundado e do efeito diva, tão acarinhado pelo eurofã comum. Daniel Diges é um intérprete extraordinário, com um grande poder vocal, mas “Algo pequeñito” está longe de ser um tema consensual. Para mim é uma proposta excelente, original a vários níveis, arrojada, bem concebida e bem conseguida, que utiliza a ternura e a inocência como contraponto ao popularucho, ao cliché, ao erotismo parolo tão em voga. E Madrid é bem mais perto do que Baku.

10 pontos

Pedro Morais: Como a simplicidade dá uma canção fantástica, sem adornos e efeitos especiais, esta canção vale para mim a pontuação máxima e um Top 5 na final.

12 pontos

Ricardo Ferreira: Esta entrada dos "nuestros hermanos" é descrita pelo título que a enverga: "algo pequenito", de facto. Não me cativa absolutamente nada e não creio que seja uma surpresa como muitos dizem. Daniel Diges tem uma boa presença em palco...mas não lhe valerão de muito, na minha humilde opinião, neste contexto. Penso que Espanha teve em mão boas músicas para enviar...e desperdiçou as melhores. Infelizmente, como diria Portugal, «Há dias assim». Ainda não é desta.

2 pontos

Sanio Silva: Uma aposta interessante da Espanha, algo que deve agradar o júri e o público fã de música alternativa. O ponto forte dos espanhóis é sem dúvida o intérprete, que além de muito carismático, não deixa a desejar em termos de vocal e presença de palco. A canção não me agrada muito, mas por ser uma proposta tão diferente pode ser uma das surpresas do ano. Vale lembrar que apesar de vencer a grande favorita, Coral, na final nacional, Daniel e a sua canção foram muitos bem recebidos pelos fãs. Apesar de se apresentar na segunda posição, os espanhóis devem conseguir ficar entre os 15 primeiros colocados, mas impulsionado pelo júri.

8 pontos

Total: 85 pontos

Sem comentários