Olhares sobre o ESC2010: Turquia


Canção: We Could Be The Same
Intérprete: MaNga


André Marques: Algo diferente, fresco e original! A Turquia acertou em cheio. Este ano, sim, merecem um 4.º lugar (ou melhor). Uma excelente aposta e uma das minhas canções preferidas deste ano.

12 pontos

Eurico Alves: FINALMENTEE! Acabou-se o tédio! Aleluia que chegou a vez da Turquia, cuja canção representante é para mim a melhor deste ano (destaca-se a léguas de todas as outras): tem garra, prende o público e todo o tipo de público, consegue ser comercial e adequada ao ESC ao mesmo tempo, tem tudo para surpreender em palco… “We could be the same” é para mim a melhor canção turca dos últimos anos; é algo que se identifica com toda a Europa, para além de ter todas as características que já referi. Só espero que não lhe aconteça o mesmo que aconteceu à minha grande favorita do ano passado, uma vez que a Suécia em Moscovo estava irreconhecível, sem ritmo, muito chata… Enfim, falando de coisas boas: We could be the same – final garantida e vitória mais que merecida! Cá está a minha pontuação maxima:

12 pontos

Fabiana Silva: Os maiores benefícios da Turquia este ano são ter uma canção diferente da maioria, levar uma banda bastante conhecida e com uma grande quantidade de fãs pela Europa e, claro, a diáspora. Apenas com isso, a Turquia será uma figura certa na final, apesar de que a música não é tão forte quanto as últimas duas apresentações rock do país (2004 e 2008). O resultado deste ano deve ser pior que o resultado de 2009. Ainda assim, a banda maNga sabe se colocar no palco e deverá dar um show em Oslo, mesmo perdendo um pouco da sua identidade ao cantar em inglês.

7 pontos

Gil Silva: Uma música completamente diferente das outras a concurso e que na minha opinião ganhará com isso, como apoiante de musicas diferentes esta é também das minhas preferidas. Grande forma de fechar a segunda semi-final. Terá lugar na final garantido.

10 pontos

Gonçalo Pedrosa: Desiludido por a Turquia ter feito um desvio do estilo que costuma apresentar. A Turquia costuma sempre agradar-me, este ano, embora não me desagrade, também não me encha as medidas. Um estilo mais comercial que até fica no ouvido, irá certamente passar à final e ter uma boa classificação, contudo espero que não se diga "Turquia2011".

7 pontos

Nuno Carrilho: Apesar de grandes louvores à canção turca, não lhe vejo nada de especial, para além de levar uma banda muito conhecida. O género musical não é dos meus favoritos e os maNga também não. Mas não estou a ver a Turquia fora da final. A interpretação será forte como as anteriores participações turcas.

7 pontos

Pedro Correia: Ouvi dizer que durante os MTV Music Awards os maNga foram ao caixote das músicas rejeitadas pelos Linkin Park e encontraram este “We could be the same”. Fizeram uns arranjos com um tom mais otomano e pronto. Para mim fica aquém de “Deli” (2008), mas depois de “Dum Tek Tek” (2009) mesmo que levassem uma versão dos Scorpions eu ia achar óptimo.

8 pontos

Pedro Morais: Os turcos gostaram de vencer o ESC e nos últimos anos tentam levar novamente para casa o maior espectaculo de música do mundo, mas este ano é a mais fraca prestação dos últimos tempos por parte da Turquia, mas a final está garantida.

6 pontos

Ricardo Ferreira: Grande aposta da Turquia...diferente, arrojada e atrevida. Longe do que é habitual, a Turquia leva-nos uma banda e um "We could be the same" que irão vingar e deixar uma marca muito profunda em Oslo. É um género musical que abrange muitas faixas etárias e géneros/estilos musicais, e que por isso, poderá adquirir muitos votos. A Turquia é TOP certo.

6 pontos

Sanio Silva: Os turcos são sempre fortes candidatos no ESC, não apenas pela sua forte diáspora, mas pela alta qualidade de seus representantes. Este ano, a aposta é o último vencedor do prémio MTV de melhor artista europeu, a banda maNga. O som é bastante contemporâneo, uma mistura de rock e rap com um arranjo electrónico, bastante apelativo para o público mais jovem. A composição deve ser bem aceita também pelo júri, tornando o grupo um forte candidato a vitória.

12 pontos

Total: 87 pontos

Sem comentários