[ENTREVISTA] Paulo Teixeira de Sousa responde ao ESC Portugal


ESC Portugal: Sabemos que é um seguidor atento, desde há muito tempo, do Festival da Canção e da Eurovisão. Como e quando é que surgiu a ideia de criar um tema para concorrer?

Paulo Teixeira de Sousa (PTS): Uma vez que a música e a Eurovisão sempre estiveram presentes na minha vida o desejo de compor uma música para o festival sempre me acompanhou. A música Chegar à Tua Voz surgiu sem ser projectada... fiz um refrão, e foi algo que não conseguia esquecer; estava sempre presente. Nessa altura tive a consciência que esta música só poderia ser a minha música para concorrer ao Festival da Canção. Posteriormente, e de uma forma mais racional, compus as restantes partes da música, tal como a temos hoje.


ESC Portugal: Chegar à tua voz foi escrito especificamente para o Festival. Qual foi a fonte de inspiração e quais as referências musicais que estiveram na origem desta canção?

PTS: Um compositor quando está a criar está a imprimir uma forma de comunicar - a sua. Esta música reflecte inteiramente o que eu sou na música... estas sonoridades que têm toques de fado, mas que não são fado e que vão até à world music, são a minha linha estética na música. Para além disso, a música reflecte o que eu acho a música ideal para representar o nosso país... claro que esta questão tem a ver com gostos e com sentimentos e é subjectiva.


ESC Portugal: O Teatro Camões tem algumas limitações logísticas e técnicas, no que diz respeito aos elementos cénicos e à apresentação em palco. No palco da Eurovisão essas condicionantes são consideravelmente reduzidas. Em caso de vitória no Festival da Canção, como é que idealiza a apresentação de Chegar à tua voz no palco do Fortuna Düsseldorf?

PTS: A nossa actuação está a ser preparada para que o público sinta as emoções que queremos transmitir com este tema... que é muito emocional. Quer seja no Teatro Camões, quer seja na arena de Dusseldorf, a forma de abordar o tema será o mesmo... não iremos ter uma actuação menor por estarmos no Teatro Camões... as emoções estarão todas lá.


ESC Portugal: Enquanto compositor e letrista, qual a sua opinião em relação à regra que impõe a utilização da língua portuguesa nas canções concorrentes ao Festival da Canção? E em relação à ausência de qualquer regra do género na Eurovisão?

PTS: Sou defensor que a final nacional deverá ser inteiramente trabalhada em língua nacional. Relativamente à Eurovisão, concordo plenamente com as regras estabelecidas. Dependendo do projecto e do autor de cada tema, fará sentido, ou não, canta-lo em língua materna.


ESC Portugal: Voltando ao cenário de uma vitória no Festival, que meios poderão vir a ser utilizados para a promoção internacional de Chegar à tua voz? Um video? Actuações no estrangeiro? Faria sentido uma versão em inglês (ou outras línguas) do seu tema?

PTS: Estamos neste tema de alma e coração... faremos tudo o que for necessário para promover o tema em caso de vitória.


ESC Portugal: Esta participação no Festival da Canção é um acontecimento esporádico, isolado? Ou já tem planos para voltar a concorrer, independentemente dos resultados?

PTS: Ainda não lhe consigo responder a essa questão... estou demasiadamente envolvido neste projecto para pensar em outros no mesmo contexto... mas claramente que independente do resultado, a vontade de voltar ao Festival da Canção poderá surgir novamente.


ESC Portugal: A poucos dias do início dos ensaios e da grande noite, quais são as suas expectativas?

PTS: A nossa única expectativa é surpreender... estamos a trabalhar no projecto sem pensar em resultados. Queremos ganhar, como todos os outros... mas acima de tudo queremos dignificar a festa da música portuguesa... que este Festival seja um óptimo espectáculo de televisão.

Fonte: ESC Portugal / Imagem: Festivais da Canção

1 comentário:

  1. OBRIGADA AO Paulo Teixeira de Sousa por nos ter presenteado com a canção que a Wanda vai levar ao Festival.
    Que seja apenas um partilhar de bons momentos, boa música, boas mensagens, e que Portugal sinta orgulho naqueles que são um pouquinho de todos nós.
    Só em equipa, em clima de festa poderemos dignificar a música que é nossa.
    Com a perticipação de todos, TODOS SERÃO GANHADORES DO DESEJO DE CULTURA E CIDADANIA.
    UM BEM HAJAM A TODOS OS QUE EM SÃ CAMARADAGEM, possam sentir o prazer de fazer SUA A CANÇÂO DO OUTRO.
    SÓ ASSIM GANHAREMOS TODOS!!!

    ResponderEliminar