Olhares sobre o FC2011 - Em Nome do Amor


Música: Em Nome do Amor
Intérprete(s): Rui Andrade



André Marques: “Em nome do amor” destaca-se pelo instrumental emotivo e elaborado. O Rui acrescenta-lhe intensidade e alma interpretativas. O resultado é uma canção com uma magia e beleza muito especiais. Estou muito curioso para assistir à estreia do Rui Andrade no Festival.

8 pontos

Eurico Alves: Início cativante e bem conseguido mas o resto da música não lhe faz jus. Fico muito desiludido com o corpo da canção. Não vejo nela nada de especial e acho-a secante, com um certo toque antiquado e uma melodia que devia ser muito mais trabalhada. Sinceramente não sei o que vêm nela…

2 pontos

Fabiana Silva: É a versão 2011 da "Senhora do Mar" (desta vez, "Senhor dos Ventos"), sem todo o brilhantismo da Vânia. Espero que, no final, haja um crescimento da música, que tem belas batidas étnicas no fundo. Não a vejo como potencial vencedora do FC, é apenas um tema bem produzido e bem interpretado.

7 pontos

Fotis Konstantopoulos: Bem, vamos começar pela introdução da música que definitivamente me cativa. O primeiro verso da canção desilude-me após um início tão marcante. A voz do Rui é muito agradável mas o refrão não é claro e, embora o desempenho vocal seja bom, a canção ainda não tem a garra suficiente; devia crescer mais!

2 pontos

Gil Silva: Desde dos primeiros segundos que ouvi esta musica pensei “É esta!” . Para mim, o melhor instrumental, a melhor letra, a melhor voz. Uma forte balada étnica que tem um pouquinho daquilo que somos com uma sonoridade marcante. Prefiro quando levamos algo com características Portuguesas do que algo que é igual em todos os lados. E em 2008 e 2009 os europeus também gostaram. Neste momento em que só conseguimos ouvir metade das músicas, Rui Andrade para mim é a melhor escolha para nos representar em Dusseldorf. Estou a espera de algo em grande na segunda parte e de uma grande apresentação em palco.

12 pontos

Gonçalo Pedrosa: Finalmente uma música que posso dizer: GOSTO... é inferior à Senhora do Mar, mas mesmo assim é muito boa. É provavelmente das maiores prejudicadas pelo sistema "90 segundos na votação online". o Rui tem uma grande voz e vai surpreender em palco! Na minha opinião um coro forte com uma coreografia simples e marcante poderá ser o grande ponto forte da actuação (à semelhança da "Senhora do Mar")

8 pontos

José Hernández: Uma balada muto correcta a que apresenta Rui Andrade. O cantor pode fazer brilhar a sua poderosa voz, mas o recorte do tema não é nada surpreendente. A destacar os cuidados arranjos musicais. É uma boa opção, mas é preciso ver que efeito produzirá em directo. A imagem de Rui joga a seu favor também, imagem juvenil, cuidada, masculina.

8 pontos

Keith Mills: Que introdução fantástica e dramática! A precursão realmente acrescenta um nível diferente a este tema e espero que voltem a aparecer mais à frente na canção, para manter um impacto contínuo. Esta é uma balada muito ao estilo clássico português, que não estaria deslocada nos anos 70, o que não é necessariamente mau. Esta canção exige um intérprete muito seguro porque alterna momentos suaves e melódicos com registos fortes e virtuosos, sem grandes intervalos para o cantor. Os arranjos são excelentes e pode resultar numa actuação poderosa, com apenas um intérprete sob o foco no palco. Contudo, questiono se poderá ser apelativa para o televoto internacional, caso seja cantada exclusivamente em português, pelo que uma versão bilingue para a Eurovisão devesse ser considerada.

7 pontos

Nelson Costa: Uma excelente surpresa interpretada por um cantor que eu desconhecia, bem como a equipa de autoria/composição. Um tema de certa forma místico que tem uma entrada arrebatadora! Contudo, depois de algum tempo, a canção perde a força inicial… facto que tem de ser corrigido na versão final.

10 Pontos

Nuno Carrilho: Outro grande tema! Apesar de adorar o tema e a voz do Rui Andrade, tenho a percepção que algo não está totalmente correcto! Continuo a gostar do tema que demonstra que terá uma 2ªparte forte, porém fica um pouco abaixo de outros temas a concurso. Continua a ser uma boa aposta para o ESC.

10 pontos

Sanio Silva: Uma das melhores baladas da seleção, interpretada por um vocalista de alto nível. A canção tem bastante potencial, apesar de parecer ser mais voltada para musicais. Será necessária uma melhor produção e arranjo que aumente os seus elementos folclóricos para torná-la numa forte concorrente. Seria uma boa aposta para o ESC, principalmente porque os países não costumam enviar balada interpretadas por homens, podendo ser um fator a favor de Portugal que precisa de se destacar numa semi-final tão forte.

10 pontos

Theofilos Toronidis: Este é um dos meus temas favoritos deste ano. Gosto muito da forte abertura da canção e gosto MUITO da voz do Rui. Decididamente gostaria de ver este tema a representar Portugal, por isso, VOTEM nele!

10 pontos

Total: 94 pontos

4 comentários:

  1. Tal como o Gil Silva disse na sua análise, também eu, ao ouvir os primeiros acordes, disse: "É esta!".
    Há algo de envolvente e de mágico nesta canção, pelo menos no meu ponto de vista.
    Creio que bem trabalhada poderá, sem grandes margens para erro, representar Portugal na Eurovisão.
    O "ensemble" música forte e poderosa e voz, presença e imponência do jovem intérprete fazem com que seja uma escolha interessante e pertinente para o certame.
    Best of luck!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito desta canção! Realmente o refrão não é muito nítido, mas a música fica no ouvido (pelo menos no meu ficou). A voz do Rui é fantástica e conseguiu neste 1m e 30s emocionar-me. Acredito que dia 5 de Março o Rui com a sua voz, presença e interpretação vá surpreender positivemente a quem ainda não teve oportunidade de o ver em palco.Espero que ganhe, eu vou votar Em nome do amor!

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Eurico Alves... faz-me lembrar a Noruega do ano passado!

    ResponderEliminar
  4. Bem acho que algo está errado nesta canção, não existe "aquele" refrão, o titulo da canção só aparece 1 vez neste 1.30, não comparo esta com a Senhora do Mar, está muito longe disso. Mas não deixa de ser uma boa canção e eu gosto muito dos elementos étnicos nas canções, e esta tem. Dependendo da actuação se calhar não me importaria de a ver em Düsseldorf.

    7 Pontos

    ResponderEliminar