Olhares sobre o FC2011 - Quase a Voar


Música: Quase a Voar
Intérprete(s): Henrique Feist



André Marques: A qualidade musical desta canção é inegável. O crescendo dá-lhe uma intensidade muito própria e que me agrada bastante. Parece uma canção de musical, o que, aliado à experiência do Henrique Feist, nos faz esperar por uma boa interpretação. Apesar disso, não estou à espera que se destaque muito na votação.

5 pontos

Eurico Alves: Tipica canção do Nuno Feist. Já conheço tão bem as canções dele que aposto que vem aí algo muito muito forte e profissional. Para já considero “Quase a Voar” uma canção original, com uma boa voz e muito profissionalismo à mistura, que arrecadará muitos votos dos júris, quer cá quer no ESC caso lá vá. Esta é a canção que mais quero ouvir o resto; virá aí uma substituta da Alvorada? Bem isso é quase impossível, mas estou confiante. Penso ainda que exageraram nos elementos étnicos (mais uma). Tenho a certeza que o que aí vem é surpreendente mas dados estes primeiros segundos:

5 pontos

Fabiana Silva: Mais uma música que utiliza o folk para chegar ao ESC. Esta é ainda mais boémia que a do Nuno, num clima de bares do começo do século passado, homens de chapéu, dançarinas. Espero que explorem isso das dançarinas de cabaret na apresentação, além de que se espera uma grande apresentação do Henrique.

10 pontos

Fotis Konstantopoulos: Mais uma típica canção portuguesa, e estes elementos étnicos não são apropriados para a Eurovisão. Eu não tenho um problema com as músicas étnicas portuguesas, mas esta não é definitivamente a melhor escolha para Dusseldorf, embora seja um grande esforço!

5 pontos

Gil Silva: Uma mistura de estilos é aquilo que Henrique Feist nos mostra, pode ser uma boa aposta, no entanto não seria a minha escolha. A música pode-se dizer que é bastante “rica” e tem aquele toquezinho português que eu adoro. Estou curioso para ouvir o resto da música e talvez depois de ouvir a minha opinião mude quanto a ser uma boa musica para o ESC. Caso acabe por ganhar fico contente.

8 pontos

Gonçalo Pedrosa: Mais uma música dos Feist... Que surpreenderam as más línguas que diziam "Só baladinhas"... Para mim de todas as músicas do Nuno Feist a que mais merecia ir à Eurovisão continua a ser a "Alvorada"... Contudo está música foi feita de forma inteligente e claramente a pensar na Europa... Esta é a prova que não é preciso um pimba manhoso e com "sonoridade pastilha elástica" para garantir votos... Não tenho dúvidas que esta música ganharia vários votos Russos e Gregos (raramente os temos) graças às suas sonoridades...
Pela jogada de mestre que é este instrumental:

12 pontos

José Hernández: Tema de recorte clássico português, tal como a imagem de Henrique. O seu timbre de voz não me convence totalmente, mas o ritmo da canção, em crescendo, é viciante e convida ao movimento.

4 pontos

Keith Mills: O início deste tema é lindo e, para um concurso de canções, é importante agarrar a audiência desde o príncipio. Adoro a utilização da guitarra como base da melodia e da percursão para enfatizar o tempo. Este é um tema que só poderia vir de Portugal, o que por mim é óptimo, mas não sei qual seria a reacção de uma audiência europeia. As mudanças de ritmo são um pouco difíceis de acompanhar, mas potenciam uma boa coreografia étnica que o torne mais memorável. Não ouvi o fim da canção e isso é fundamental para resultar no grande palco, mas gosto do que ouvi até agora.

7 pontos

Nelson Costa: Temos aqui a canção que talvez seja a mais bem orquestrada e com melhores arranjos deste FC. Contudo, e porque esta demo soube a muito pouco, preciso de ouvir a versão definitiva de 3 minutos para concluir se este tema é, ou não, o mais adequado para o ESC.

8 Pontos

Nuno Carrilho: Na minha opinião o grande tema deste Festival! Com um grande instrumental de Nuno e uma (outra) grande letra de José Fanha, e de certo com uma grande interpretação de Henrique este tema irá marcar o FC. Com inspirações francesas, russas e gregas, este é na minha opinião o melhor tema do FC.

12 pontos

Sanio Silva: Sem dúvida esta é a canção mais bem produzida da seleção. A música cresce de uma forma muito envolvente, tem um arranjo excelente e um vocal muito bom. Entretanto, não seria um candidato seguro para o ESC pela simples razão de ser muito antiquada. Seria um grande candidato a vitória durante os anos 90, podendo tornar-se num clássico, mas agora seria inviável enviá-la ao ESC. É importante reconhecer a qualidade desta composição, mas se chegar ao ESC só seria apreciada alguns júris mais tradicionais.

6 pontos

Theofilos Toronidis: Esta é uma das minhas canções preferidas deste ano. Gosto muito da introdução. Uma voz muito boa, uma sonoridade (portuguesa) muito agradável e a melodia é perfeita.

12 pontos

Total: 94 pontos

2 comentários:

  1. Começo melancólico, mas com o avançar da canção vai ganhando ritmo e só me vem a cabeça os dançarinos russos a dançar a dança típica deles (nao me lembro do nome), dependendo do resto dos 1.30 esta pode mesmo ser a melhor canção de sempre dos manos Feist. Eu gosto e acho que se for a escolhida pode cativar alguns votos que nos escapam todos os anos.

    10 Pontos

    ResponderEliminar
  2. Não existe qualquer vantagem em levar uma música a representar Portugal em 2011 quando ela parece uma música russa ou grega de 1980. A música para ter votos dos paises de leste e escandinavos não deve é parecer-se com eles ainda para mais quando perde claramente para a sua música folk. Não teria qualquer voto desses paises à semelhança do que aconteceu a Espanha em 2009 quando esta levou uma música de produtor grego e totalmente grega, levando 0 pontos deste pais.

    ResponderEliminar