Olhares sobre o FC2011 - São os Barcos de Lisboa


Música: São os Barcos de Lisboa
Intérprete(s): Nuno Norte



André Marques: Instrumental forte, voz peculiar. Mas voltamos a bater na mesma tecla pela milésima vez: barcos, Lisboa, mar, fado… Onde é que eu já ouvi isto?!... Para além disso, não acredito nas potencialidades interpretativa e televisiva do Nuno e desta canção.

3 pontos

Eurico Alves: Epa, lá por uma canção representar Portugal, não tem necessariamente de falar de Portugal, ao congratulá-lo e recordar a nossa história. Já viram a quantidade de lusitanos que vão deixar de gostar desta canção por acharem que devíamos pertencer a Espanha?! Tirando a letra, considero tudo o resto muito bem feito, poderoso e merecedor de um bom lugar. A voz do Nuno Norte dá-lhe um toque especial, que a torna numa das minhas favoritas. Os júris apostarão certamente nesta canção.

8 pontos

Fabiana Silva: A voz de Nuno já é um show à parte; ela dá um toque boémio a esta bela balada, mas não sei se seria suficiente para um certame como o ESC. “São os Barcos de Lisboa” não é tão "internacional", o que pode complicar a vida de Portugal numa semi-final tão complicada. Quanto à parte do show, sabemos que Nuno canta demais e tem uma incrível presença de palco.

8 pontos

Fotis Konstantopoulos: Uma balada muito simpática, mas não sei se isto sairá bem na Alemanha. Isto dá-me sono (não quero insultar nenhum artista). A música é monótona e, embora haja elementos fortes, não me parece que vá longe. Faz me lembrar o Tom Dice, mas apenas podemos ter um Tom Dice na Eurovisão!

6 pontos

Gil Silva: O Nuno Norte este ano tem uma música muito forte. Adoro o instrumental e a voz do Nuno. Adoro o toque da guitarra que se vai ouvindo, no geral acho que todo instrumental fica no ouvido desde o inicio calmo ao refrão mais forte. Não escolheria esta música apenas por não saber até que ponto resultará no ESC porem faz parte da lista das melhores deste Festival que, na minha opinião tem muitas músicas com grande qualidade.

8 pontos

Gonçalo Pedrosa: Não sou fã da voz do Nuno Norte, o que faz a avaliação ser mais negativa, contudo a música tem uma batida interessante, o resultado desta música no ESC dependeria muito do que apresentarem em palco. É, para mim, uma incógnita até ao dia 5 de Março... Contudo dou o benefício da dúvida. Até porque a música é superior a muitas outras.

6 pontos

José Hernández: Voz rasgada, diferente, a de Nuno Norte, para um tema interessante, inovador, efectivo na melodia, em crescendo. Pode destacar-se tanto no Festival da Canção como no próprio Festival da Eurovisão por essa voz tão particular e a experiência que o Nuno parece capitalizar.

10 Pontos

Keith Mills: Adoro a guitarra na introdução, mas depois acaba por ir numa direcção diferente. O tema promete ser uma canção folk com uma melodia melancólica, típica do fado, mas quando começa o ritmo uptempo tudo fica um pouco excessivo para mim. A voz do Nuno é crua mas muito emotiva e a produção é altamente poderosa. Esta é outra canção que preciso de ouvir na versão completa antes de a julgar definitivamente, mas é sem duvida uma canção interessante e complexa.

5 pontos

Nelson Costa: Uma balada potente com uma voz carismática que poderá ganhar ainda mais projecção com a ajuda de uma boa coreografia em palco.

8 Pontos

Nuno Carrilho: O tema de Nuno Norte apesar de não ser o meu favorito, acho que é o tema que seria a melhor aposta para o ESC. O tema é viciante e a voz do Nuno apesar de diferente é uma das melhores a concurso. Por mim é a uma grande aposta para a Alemanha.

10 pontos

Sanio Silva: Parece que esta música foi feita especialmente para o Nuno; a melodia encaixa-se perfeitamente com a voz. Esta é uma composição muito bem pensada, desde o arranjo até à letra. Parece ser a resposta masculina à "Senhora do Mar"! Pode ser um ótimo candidato para representar Portugal em Dusseldorf, caso interprete bem no palco. A música parece necessitar de uma apresentação dramática por parte do intérprete, e tenho dúvidas se o Nuno poderá dar essa necessidade ao tema. Uma apuração para a final no ESC2011 seria mais que possível, dado que temos uma grande canção, mas tudo depende da apresentação.

10 pontos

Theofilos Toronidis: Gosto muito da voz do Nuno. É um bom tema mas não está entre os meus favoritos.

5 pontos

Total: 87 pontos

2 comentários:

  1. Esta foi uma das músicas que me chamou logo à atenção.
    Que a voz do Nuno Norte é peculiar, isso ninguém contesta, contudo enquadra-se muito bem na música e na letra.
    Creio que poderá, eventualmente, obter uma boa qualificação em Portugal e, quiçá, representar o país na Eurovisão, mas aí estou de acordo no que diz respeito a apresentação em palco.
    A canção embala, em alguns momentos, mas ao mesmo tempo é forte e poderosa. O instrumental está bem conseguido e nota-se que cada momento foi pensado com pormenor.
    De um modo geral, agrada-me.

    ResponderEliminar
  2. Grande voz, grande melodia, letra fraca . Acho desnecessário estar sempre a escrever sobre os descobrimentos ou sobre as regiões de Portugal. Mesmo assim se tiver uma boa apresentação em palco, para mim é uma das grande candidatas a vencer o FC. O Nuno não vai ter problemas com nervosismo, a voz vai lá estar, temo mesmo é pela actuação em si.

    10 Pontos

    ResponderEliminar