Olhares sobre o FC2011 - O Mar, o Vento e as Estrelas


Música: O Mar, o Vento e as Estrelas
Intérprete(s): Ricardo Sousa



André Marques: O vencedor do Chuva de Estrelas 1999 tenta, 12 anos depois, a sua sorte no FC. “O Mar, o Vento e as Estrelas” não me entusiasma nem me agrada. Está na lista das canções que irão passar despercebidas.

2 pontos

Eurico Alves: Esta canção é uma daquelas coisas de que mais detesto: o típico golpe de congratulação dos portugueses para angariar votos (este pelo menos não usou o nome de ninguém, como aconteceu no ano passado); é que se ao menos a música em si fosse boa, mas é que nem isso. Vou voltar a repetir: NÃO É PRECISO FALAR DE PORTUGAL PARA REPRESENTAR PORTUGAL. SEJAM NEUTROS, EUROPEUS, COM VISÃO AMBICIOSA E MODERNA/CONTEMPORÂNEA; ESTAMOS A ESCOLHER UMA MÚSICA PARA O ESC (fim do desabafo!). Não está entre as minhas favoritas, passa-me ao lado… Talvez com uma letra diferente e um bom arranjo se conseguisse aproveitar alguma coisa. Má forma de fechar as atuações. Para finalizar, quero realçar que o FC prime pela sonoridade e qualidade, só é pena o tipo de sons e as letras que são o que se sabe…

1 ponto

Fabiana Silva: Mais uma canção folk, que, na minha opinião, pode ser apagada por outras da seleção. A letra é bonita, acho bem falar das coisas históricas de Portugal, mas não sei se o festival é o lugar para isso, principalmente porque a maioria não fala português. O ESC é um evento com músicas o mais internacionais possíveis.

5 pontos

Fotis Konstantopoulos: Não sei porquê, mas eu adorei a introdução desta canção. A melodia é tipicamente portuguesa; ouvi muitas outras canções deste género, mas a não é adequada para Dusseldorf e se ganhar a final nacional não poderá fazer nada nas semi-finais. Infelizmente acho que isto é algo atraente apenas em Portugal.

0 pontos

Gil Silva: Esta música é outra das que na minha opinião passará ao lado, não tem nadinha que me faça prender.Mas também não posso dizer que é muito má.

2 pontos

Gonçalo Pedrosa: Outra música cujos 90 segundos finais nunca deveriam conhecer a luz do dia... Em conjunto com outra das 12 deveriam dar lugar à Nádia e à Carla Pires (que nem me diz grande coisa mas é bastante superior)

1 ponto

José Hernández: De novo Ricardo Sousa traz sons do folclore português, mas uma canção de corte mais clássico e menos arriscada, mais repetitiva na sua estrutura, do que a que apresenta Wanda Stuart. A voz do Ricardo não me parece espectacular. É um tema muito correcto, mas nada chamativo.

5 pontos

Keith Mills: Esta é mais uma canção que só poderia vir de um país e fecha em beleza uma selecção muito forte e variada. Tem todos os elementos chave de uma canção portuguesa para a Eurovisão: instrumentos tradicionais, referências ao mar e um sentimento de melancolia. Há canções melhores, dentro deste género, neste Festival da Canção, mas esta tem uma excelente posição na ordem de actuações e o Ricardo tem uma voz que se enquadra perfeitamente na canção, pelo que pode vir a ter um resultado bem melhor do que muitos acreditam.

5 pontos

Nelson Costa: Pela demo que nos foi dada a ouvir, trata-se de uma canção muito simples, num estilo um pouco demodé para o FC. Espero vir a mudar de opinião depois de ouvir a totalidade da canção.

5 Pontos

Nuno Carrilho: Uma grande surpresa para mim a passagem de Ricardo á final! Por ser uma das canções que menos gosto (e não sei porquê) no FC, acho que não chegará para ir ao ESC. O tema faz lembrar o “Caminheiro de Mim”, pelo sentimento lusitano que transmite e acho que por isso será bastante votado.

6 pontos

Sanio Silva: A mais antiquada de toda a seleção, sendo um dos candidatos menos indicados, ficando atrás apenas do Axel. A letra fala das grandes navegações portuguesas, um tema na minha opinião muito interessante de ser tratado numa canção, mas acredito que "São os barcos de Lisboa" faz isso de forma muito mais interessante. A produção e o vocal são medíocres, o único destaque do tema é a letra. O candidato é amador demais para uma competição internacional.

0 pontos

Theofilos Toronidis: Bom, esta é outra canção que não está incluída entre as minha favoritas, nem sequer na lista das mais ou menos. Posso dizer que gosto da guitarra como fundo musical, mas sobretudo não gosto da voz do Ricardo, nem da melodia da canção, que dificilmente vai animar a audiência em Dusseldorf.

2 pontos

Total: 34 pontos

Sem comentários