[ENTREVISTA] Tânia Tavares responde ao ESC Portugal


Olá Tânia! Antes de mais, e em nome da equipa do ESC Portugal, gostaríamos de agradecer-lhe ter aceite esta entrevista.

Tânia Tavares (TT) - Obrigada eu!

ESC Portugal - O que a levou a participar no Festival da Canção?

TT - O que me levou a participar foi o facto de me ter sido apresentada uma música com a qual me identifico e de que gosto. E também pelo facto de o Festival da Canção fazer um pouco parte dos meus sonhos e da minha infância… ainda me lembro de quando era pequena, os meus pais, gravarem as cassetes com as músicas dos Festivais da Canção, para ouvirmos durante o ano. Naquele tempo Portugal parava com este espectáculo.

ESC Portugal - Depois de saber que estava nos semifinalistas, acompanhou a semana de votações regularmente? Como se sentiu?

TT - Sim, fui acompanhando como podia, porque trabalho durante o dia, e a maior parte das vezes eram os amigos que me iam dizendo em que lugar a música ia. Senti-me feliz pois, durante toda a semana, a minha música esteve sempre entre os 3 primeiros lugares, na votação.

ESC Portugal - Como descreve a sua música?

TT - Posso dizer que Se esse dia chegar é uma balada forte, cheia de garra, que fala de amores e desencontros… e espero conseguir tocar no coração de todos os portugueses.

ESC Portugal - Que podemos esperar em palco no dia 5 de Março?

TT – Esperamos proporcionar um bom momento musical e televisivo, eu e a minha equipa de coros, que é fabulosa! Estou muito contente por todos eles terem aceite o meu convite.

ESC Portugal - Entre as restantes onze canções a concurso, há alguma que merece especial destaque da sua parte?

TT - Tenho as minhas preferidas, posso mencionar a da Filipa Ruas, Rui Andrade, Nuno Norte e Henrique Feist. Mas tenho a certeza que todos os outros também vão dar o seu melhor. E acima de tudo, espero me divertir muito com eles todos.

ESC Portugal - A questão da língua com que se representa um país é alvo de muitas discussões. Concorda que lá fora devíamos colocar o nosso patriotismo linguístico de parte e cantar em inglês?

TT - Uma vez que a maioria dos países já o faz… acho que não seria mal pensado Portugal também fazer o mesmo, até para que a mensagem da canção conseguisse chegar mais longe, a mais pessoas. Ou então cantar na sua língua oficial, o que já não acontece. Mas isto é só a minha opinião…

ESC Portugal - Participar é o mais importante ou não espera nada menos que a vitória no dia 5 de Março?

TT - Participar é o mais importante, sem dúvida. Já foi uma vitória ficar nas doze finalistas. Agora queremos é que tudo corra muito bem, e que haja muita alegria e diversão. Se ganhar… melhor!!!!

ESC Portugal - Imaginando que, dia 6 de Março, a Tânia aparece em todos os jornais como representante de Portugal na Eurovisão. Como reagiria?

TT - Nem sei! Ainda nem acredito que estou a participar na final do Festival da Canção…! Não sei mesmo como seria a minha reacção. Talvez de euforia!

ESC Portugal - Caso ganhe como pensa promover a música? (videoclip, versões da música noutras línguas, mini-tour, etc)

TT - Um videoclip, é bem pensado!

ESC Portugal - Por fim, gostaria de deixar uma mensagem para os seus fãs e leitores do ESC Portugal?

TT - Um OBRIGADA a todos os que me apoiaram até agora. Prometo que vou dar o meu melhor. Um beijo cheio de carinho e conto com o Vosso voto no dia 5 de Março, música nº 7 !!!! :)

ESC Portugal – Muito obrigado, mais uma vez pela entrevista; desejamos-lhe muito sucesso neste desafio.

TT – Obrigada!

Entrevista elaborada por Gonçalo Costa

Imagem: Tânia Tavares

Sem comentários