Olhares sobre o ESC2016: República Checa



República Checa
Intérprete(s): Gabriela Gunčíková 
Tema: I Stand



André Moreira - Mais um país que nos oferece a sua melhor representação de todos os tempos. Depois de uma tentativa falhada no ano passado, creio que chegou a hora da República Checa ter a sua primeira conquista – a sua primeira chegada à final. Gabriela Guncikova tem uma imagem e timbre bonitos e a música tem um toque muito especial. Não me conquistou à primeira, no entanto considero-a valiosa e capaz de protagonizar um belo momento em plena Suécia. “I Stand” tem uma melodia muito suave, uma letra bonita sobre um tema mais que explorado neste certame e ouve-se facilmente. Espero sinceramente que consiga chegar à final. A República Checa começa a merecer. Não sendo o país desta representante um dos que mais explora as performances, eis que chega o ano em que tem de sentir a obrigação de o fazer. Há aqui a oportunidade de ir mais além.

7 pontos

André Pereira - A ver se é este ano que a República Checa chega à final, no ano passado tiveram uma excelente canção que injustamente não passou à final. Este ano a canção é igualmente boa com uma grande composição tanto do instrumental como da letra! Gabriela com a sua maravilhosa voz, e com uma excelente performance vão conseguir de certeza o apuramento à final!

8 pontos


Daniel Fidalgo - Provavelmente é o tema que mais me conquistou ao longo do tempo. A canção não é nada que já não se tenha ouvido anteriormente, mas tendo em conta do país que se trata, acho que é um esforço meritório. A voz de Gabriela é impecável e uma atuação intimista poderá valorizar a canção. Grande injustiça será caso as cores da bandeira checa não estiverem atrás de um dos envelopes que ditarão os finalistas desta edição.

8 pontos


Fabiana Silva - Os fãs adoraram “I stand”, mas, para mim, é apenas mais uma balada levemente eletrônica e totalmente sueca. Ela não me traz nenhuma novidade, nenhum ponto de interesse, nenhuma emoção verdadeira. Gabriela tem uma voz muito bonita e que combina bem com o estilo da canção, porém ela precisará de uma performance visualmente impactante e vocalmente consistente para levar os checos à final pela primeira vez. Não acho que a cantora terá problemas na parte do vocal, mas tenho minhas dúvidas quanto à parte visual.

4 pontos


Fernanda Ribeiro - A República Checa segue os cânones para uma balada poderosa, tentando chegar à final que tanto anseiam. Segue a norma da balada em voz feminina, começando dócil e tornando-se mais poderosa, onde Gabriela pode mostrar todos os seus dotes vocais, apoiada num coro que ajuda todo o dramatismo necessário nesta excelente performance. O único senão que posso apontar, é (mais uma vez) alguma falta de originalidade, tentando agradar ao público-alvo do ESC. A interpretação é de aplaudir, mas, a canção não inova.


Hugo Sepúlveda - República Checa este ano traz-nos uma grande balada, com uma intérprete com uma grande voz. Bastante calma com uma leve batida, I Stand peca pela temática, algo muito retratado já. Espera-se uma atuação simples, mas que terá de ser marcante e Gabriela terá de conseguir passar bem a mensagem e emoção que a música proporciona para se conseguir destacar. Mediante o país que é, não sei se passará à final, mas, a meu ver, seria um lugar merecido. Acredito que se fosse outro país com esta proposta, teria mais hipóteses.

10 pontos

João Diogo - Depois da injustiça que foi a não qualificação em 2015, a República Checa apostou ainda mais forte este ano. A mudança de chefe de delegação só fez bem ao país, tal como aconteceu em França (talvez outros devessem seguir este exemplo). I Stand é uma balada muito bonita, bem construída e moderna. A letra é um pouco cliché mas isso pouco conta. A Gabriela é uma ótima cantora e a sua presença em palco e interação com a câmara contará muito. Os checos não têm o melhor historial na Eurovisão mas talvez quebrem o enguiço este ano.

12 pontos

Nelson Costa - Uma balada emocional e emocionante chega-nos da República Checa. Um tema perfeito para a voz de Gabriela Guncikova. É certo que já ouvimos baladas do género vezes sem conta, mas confesso que ainda sou daqueles que se arrepia com temas destes. O certo é que não imagino esta canção a bombar nos tops europeus e a ter vida para além de maio. Será que o público europeu vai ficar contagiado ao ponto de ligar o telefone e votar na canção checa? Nota de rodapé: ainda não ouvimos Gabriela cantar este tema ao vivo; espero que consiga transportar para o palco de Estocolmo todo o drama que “I stand” merece ter.

8 pontos

Patrícia Gargaté - Uma balada para acalmar um pouco, confesso que no início me foi completamente indiferente mas no contexto desta ordem de atuação faz sentido e tem a sua eficácia. Pelo videoclip deu para ver que a Gabriela inova mesmo em baladas e espero algo semelhante em palco, não apenas a menina bonita com o típico vestido esvoaçante e assim termino a dica para Estocolmo.

8 pontos

Pedro Fernandes - A República Checa está de parabéns por esta magnífica canção, um tema profundo e uma balada intensa que nos faz ficar totalmente imersos na sua mística. Espero bem que a República Checa passa a semifinal pela primeira vez na sua história pois bem o merece e merecia um grande lugar na Final.

8 pontos

Rui Ramos - Acho que chegou o momento da República Checa singrar na Eurovisão! Este género de temas costumam ser daqueles que me cansam, mas Gabriela é tão perfeita que não há como não gostar. Acredito que em Estocolmo nos vai brindar com a simplicidade que é, na realidade, o que este 'I Stand' requer. Será top 15? Hum. Talvez!

7 pontos

Sérgio Rego - Uau, que baladona inesperada! A maneira como esta canção evolui ao longo dos 3 minutos é extremamente cativante. Fiquei rendido logo à primeira audição. Gabriela é uma cantora muito jovem mas com uma voz exímia. Tenho a certeza que a República Checa passará à final pela primeira vez sem problemas e será muito merecido. Um jurado que se preze nunca pontuaria esta canção fora do Top 10 nesta semifinal. Quem sabe não teremos aqui uma das surpresas do ano?

10 pontos


Total: 90 pontos


Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

7 comentários:

  1. Uma pergunta, porque é que apresentaram a Chéquia antes da Rússia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque se não me engano estão a publicar as analises seguindo a ordem de actuação no ESC.

      Eliminar
    2. Exacto, e a Russia (n.9) actua antes da Chequia (n.10)...

      Eliminar
  2. Espero que seja este ano que a Rep. Checa passa à final! A música não é fantástica, mas cumpre o seu dever e é, provavelmente, a melhor proposta alguma vez apresentada por este país. 6 pontos.

    ResponderEliminar
  3. Eu creio que a República Checa teve o ano passado uma participação com categoria suficiente para se fazer representar na final, mais até do que outras que lá foram parar e eu nunca consigo saber por que portas e travessas. Este ano leva mais uma pirosice do costume, ouvi-a 1 vez e não me suscitou aplausos. Esta imagem até me leva a dizer que ela é capaz de ser mais apelativa para as abelhas. Dou-lhe, vá lá: 2 pontos.

    ResponderEliminar
  4. Uma proposta competente e que, na minha opinião, redundará no 1º apuramento da República Checa para a Final (e de forma merecida!) - 7 pontos

    ResponderEliminar