Olhares sobre o ESC2016: Rússia
Intérprete(s): Sergey Lazarev
Tema: You Are The Only One
André Moreira - Cliché, viciante, guilty-pleasure! Rússia oferece-nos quase uma proposta de autoflagelação. Sabemos desde o início que não é suposto gostar desta música, mas torna-se difícil depois de ouvir a segunda vez, terceira, quarta e por aí adiante até se aperceber que não se ouviu nada mais naquela tarde chuvosa de domingo. Sergey Lazarev, não obstante a voz tem uma gigantesca coordenação motora e noção de palco. Sabe como prender a atenção das câmaras e tornar uma música cliché em algo mais apetecível e aceitável, isto é, o menos guilty-pleasure possível. “You Are The Only One” é uma proposta muito forte de um país que se esforça por conseguir, com mais ou menos hipocrisia, uma boa colocação na tabela classificativa. A coreografia prende a atenção do espectador e duvido que na Eurovisão se fique pela mera coreografia. Poderemos contar com certeza com um grandioso espetáculo de 3 minutos da Rússia e talvez um grande aplauso no seu final. Possível vencedor? Provavelmente sim!
10 pontos
André Pereira - Acho que sou a única pessoa que não gosta assim tanto desta canção, e se vencer torna-se para mim uma das piores canções que já ganhou o ESC. Sergey canta bastante bem, a letra desta música é muito interessante e o instrumental tem partes que não presta e outras partes que é muito boa. Vamos lá ver como vai correr!
4 pontos
Daniel Fidalgo - Eis a grande favorita segundo as casas de apostas! Acredito que a Rússia poderá realmente vencer merecidamente a competição após 8 anos desde a sua última vitória. A voz de Sergey é a melhor voz masculina desta edição. Independentemente da reputação do país, a Rússia volta a mostrar o porquê de fazer falta ao maior espetáculo de música no mundo.
12 pontos
Fabiana Silva - É a menina dos olhos dos eurofãs... e passa longe de ser minha menina dos olhos. Por mim (olha a polêmica) nem se classificava para a final – não pelo Sergey, que é um bom cantor, um ótimo dançarino e que tem uma presença de palco impressionante, mas pela canção em si, que é fraca, datada e nada original. Kirkorov e companhia ficaram perdidos em 2005 e não perceberam que estamos em 2016. Sergey merecia coisa melhor, até para poder realmente brigar pela vitória.
1 ponto
Fernanda Ribeiro - Sergey tinha uma canção muito melhor, cantada em russo que deveria ter sido a escolhida, mas, a Eurovisão tem sido madrasta em relação às línguas nativas e até a alguma originalidade que possa ser apresentada. “You Are The Only One” foi a eleita e é feita à medida daquilo que se tornou o ESC nestes últimos anos. A canção é forte, segue sustentada pelo bater de tambores que lhe dá um efeito mais poderoso, um vídeo com efeitos especiais que tentam disfarçar uma canção que não é tão boa quanto se poderia esperar. Não duvido que terá muitos fãs e votos, mas, eu fiquei desapontada. Estava à espera de mais, muito mais.
Hugo Sepúlveda - Se Rússia em 2015 conseguiu um 2º lugar quase inesperado, em 2016 traz-nos um forte candidato à vitória, quer se goste do país, quer não. É o maior cliché deste ano, mas é um cliché muito bem produzido. O instrumental e a temática não são nada inovadores, pelo contrário, é algo tipicamente do ESC. Mas uma coisa é certa, não podemos negar que é um grande guilty pleasure e fica no ouvido, uma proposta bastante viciante e que delicia os fãs eurovisivos. Sergey Lazarev tem uma voz e presença de palco que faz jus à popularidade que o tema tem vindo a ganhar, e certamente irá arrasar no palco do festival, o que não se espera de outra coisa de um país como a Rússia.
12 pontos
João Diogo - Estamos perante a provável vencedora do ESC2016. Esta música grita Eurovisão por todos os lados, tem um ótimo cantor, vai ter uma extraordinária apresentação em palco e, vinda da Rússia isso por si só já garante muitos pontos. Pessoalmente não faz muito o meu género. Considero que é um tema datado, que chega com 10 anos de atraso, e que não acrescenta nada de novo. Este género musical foi muito popular até 2008, 2009 mas desde então tem vindo a cair. A Rússia poderá trazê-lo de volta à Eurovisão mas não acredito que perdure durante muitos anos. De resto, é um tema que fica na cabeça, logo à primeira audição e isso ajuda muito. No televoto não tenho dúvidas que ficará no topo mas no júri poderá ser diferente.
5 pontos
Nelson Costa - A Rússia posiciona-se, uma vez mais, no top dos tops para vencer o Festival Eurovisão. E outra coisa não seria de esperar de um país que encara a Eurovisão como sendo a imagem e semelhança do país que é e deseja ser aos olhos da Europa. “You Are The Only One” é um tema pop, uptempo, com algo de schlager que agrada a muitos fãs. Da minha parte, não me deixo convencer por estes clichés já batidos, com falta de originalidade e com pouca criatividade. Nota 20 para a equipa de marketing russa, que consegue transformar um tema datado num grande sucesso pré-eurovisivo. Será que, com outro artista, o sucesso seria o mesmo? Esperava-se muito mais de um artista e de toda uma equipa que é líder de vendas e de espetáculo.
6 pontos
Patrícia Gargaté - Que a Rússia não vai desiludir já sabemos, que é favorita também. O Sergey canta, dança, rebola e todos nós adoramos (ou quase todos). É daquelas que cola à primeira, o que é bom para o concurso, a maioria vai ouvir pela primeira vez e isto causa impacto. A Rússia é um país esforçado e acho que por essas e outras razões tem o seu mérito se vencer este ano. Dica para Estocolmo: Aposto nos bailarinos para o palco e tenho quase a certeza que vão haver elementos surpresa, espero por eles!
Pedro Fernandes - A Rússia vem com tudo este ano! Apesar de não ser o meu cup of tea, reconheço as qualidades deste tema. Sergey é um artista completo e dos mais consagrados na Rússia, mas mesmo que não fosse o seu tema tem E-U-R-O-V-I-S-Ã-O em cada nota! Uma grande atuação em palco vai seguir este tema pelo que não há nada que me faça descrer que a Rússia, tal como no ano passado, vai estar na luta pelo título.
8 pontos
Rui Ramos - Dizer 'Rússia' é dizer que já só faltam mais dois para completar o top 3. Ó Rússia, 'You (e os esc fans portugueses) are the only one' que quer ganhar o ESC a todo o custo. Mas mereces! Assobios e apupos este ano não existirão... E o Sergey (alguém que lhes diga que o nome dele em português é algo que o Putin abomina) é um dos 'divos' que vai conquistar tod@s. Já tinha saudades destes géneros, e que bem conseguido, no ESC. É viciante, é viciante e é viciante! Ouves uma vez e outra e mais outra e reparas que te perdeste e já ouviste mil vezes! E para ajudar à minha votação, o Sergey não desilude ao vivo! E como é a Rússia, a apresentação será do mais memorável de sempre.
12 pontos
Sérgio Rego - Porque é que o título da canção é "You are the only one" se ele claramente diz "You're the only one"? Irrelevante, eu sei, mas pequenas coisas dessas dão-me comichão. Sergey Lazarev é o epítome de estrela pop em todos sentidos. É carismático e muito bom cantor. A canção lembra "This is our night" de Sakis Rouvas (Grécia 2009), não fossem os compositores os mesmos. É o típico pop dançável europeu do final da década de 2000. Não traz nada de novo mas é sem dúvida uma forte candidata ao Top 3, quiçá uma canção vencedora.
7 pontos
Total: 89 pontos
Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.
Claramente, isto não é música para ganhar, o tema e o título não são novos na Eurovisão, já a Croácia apresentou em 2004 uma canção com este nome interpretada por Ivan Mikulic, que fez ecoar por toda a plateia acordes de uma melodia suave e ternurenta. Este cantor russo tem um estilo completamente diferente, é mais expansivo, tem outros atributos, dança, é expressivo, bom timbre de voz e a música é forte. Eu gosto bastante mas não para ganhar. Dou: 12 pontos.
ResponderEliminarApós algumas audições torna-se enfadonha... ainda assim continua a ser uma das minhas favoritas. 10 pontos
ResponderEliminarEstou cansado desta canção
ResponderEliminarMais uma vez teremos a Rússia a disputar a possível vitória. Na minha opinião não ganhava. É uma canção com uma batida muito 2006.... Estamos em 2016 originalidade precisa-se, confesso que me desiludiu bastante. Mas contudo consegue ter muitos fãs. Não será por causa da musica mas sim do seu cantor. é uma musica em que o refrão fica na cabeça logo á primeira.
ResponderEliminarPontuação: 7 pontos
É verdade que a canção grita Eurovisão por todos os lados, mas não me enche as medidas. Vai ter imensos votos, não tenho dúvidas, porque o rapaz canta bem,tem uma carinha laroca e ainda se abana bem, para além dos efeitos especiais do videoclip serem muito porreiros. Mas é apenas isso! Para mim, é uma música um pouco ultrapassada, que poderia ter concorrido à 8 ou 10 anos atrás. Contudo, é uma das principais candidatas à vitória
ResponderEliminarNão acho a Russia como possivel vencedora, bem pelo contrario
ResponderEliminarÉ uma aposta forte, sem dúvida, a que ninguém fica indiferente (para o bem ou para o mal)... já figurou no meu Top3 (por causa do primeiro impacto que causou), perdeu alguma força mas ainda se mantém nos lugares cimeiros - 8 pontos
ResponderEliminar